O concurso do Ministério Público da União (MPU) é um dos mais concorridos do Brasil. Para você ficar por dentro de tudo, hoje viemos te contar o que faz um técnico do MPU. Neste e-mail, você também saberá quais os requisitos para concorrer ao cargo, qual a remuneração da função e como conquistar uma futura vaga.

 

Quais são os requisitos para ser um Técnico do MPU?

Não se engane pela intitulação de Técnico, o cargo exige apenas a conclusão do ensino médio. O candidato precisará apresentar o certificado no momento da posse.

 

Qual é o salário de Técnico do MPU?

A remuneração inicial para o cargo pode chegar a R$8.475,37. O salário ainda terá ajustes durante a carreira. Mas não é só isso, ainda há benefícios atraentes como auxílio alimentação, auxílio creche para filhos de até 6 anos e gratificações especiais.

 

O que faz um Técnico do MPU?

As atribuições de Técnico variam de acordo com a especialização, mas para você ter uma boa ideia, trouxemos as funções de Técnico Administrativo do MPU. As informações foram retiradas do edital do último concurso realizado no ano passado.

 

Atribuições comuns

Auxiliar os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo, sempre respeitando os limites impostos pelos órgãos de classe.

 

Atribuições básicas

Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico‐administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes;
publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.

 

 

Preparação para Técnico do MPU

No Aprova, você estuda somente o conteúdo que realmente cai na prova. Nada de perder horas lendo centenas de páginas de uma apostila, aqui você aprende com videoaulas de 30 minutos e explicações diretas ao ponto. Descubra o segredo de ser aprovado!

 

 

PREPARAÇÃO PARA TÉCNICO DO MPU

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Para você conhecer um pouco mais do jeito Aprova de te ensinar, separamos abaixo uma videoaula com a professora Carolina Santana.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

2 respostas para “O que faz um Técnico do MPU: saiba tudo sobre o cargo”

  1. Andrea Mendes disse:

    Gostaria de saber, se o aprova terá cursos para MPU?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *