O Aprova preparou para você uma postagem com tudo que é necessário saber antes de iniciar a preparação para concurso público. São dicas que certamente ajudarão (e muito) a esclarecer muitas dúvidas e dar aquele incentivo que falta para que você entre definitivamente de cabeça nesse mundo.

1 – Afinal, o que é concurso público?

Você já deve ter ouvido falar que ser funcionário público é o melhor emprego do mundo. Não há como negar, ter estabilidade, ótimos salários e benefícios, em muitos casos carga horária de trabalho reduzida, entre outras vantagens, é o sonho de milhões de brasileiros. Porém, para alcançar esse objetivo não tem jeito, é necessário fazer o tal concurso público.

Trata-se de um processo que preza pela democracia, ou seja, conquista a vaga quem for mais merecedor, quem estiver mais preparado, quem conseguir melhor desempenho nas provas e demais meios de avaliação.

Então, além de saber o que é um concurso público, o primeiro e importantíssimo passo é pensar: Será que terei como me dedicar a preparação? Sim, é necessário uma preparação focada, com muita dedicação e o auxílio de um curso online que de fato atenda suas necessidades. Isso tudo porque, vale a pena repetir, os concursos julgam o seu desempenho e o seu resultado, que virá de acordo com o quanto se aplicou.

Acredite, ser um servidor público vai te dar um padrão de vida tranquilo, principalmente em momentos de crise, como os que acontecem vez ou outra em nosso país. É a chance de ouro para que não haja mais preocupação e você passe ileso em situações desse tipo.

2 – Vantagens empolgantes

Já demos no tópico acima uma pequena pincelada sobre as vantagens de ser um concursado, mas existem muitas outras além da garantia de estabilidade, das ótimas remunerações… Bom, essas remunerações (que costumam ser reajustadas regularmente de maneira generosa) garantem ao aprovado em concursos e a seus familiares uma melhor qualidade de vida. Sabe aquela sonhada viagem? Com o salário de funcionário público, você poderá fazer.

Há ainda plano de carreira e aposentadoria garantida. Precisa de empréstimo? Para concursados eles são facilitados! E a quantidade de vagas oferecidas costuma ser grande, para cargos dos mais diversos e com oportunidades para candidatos que tenham nível fundamental, médio ou superior.

Enfim, você não pode dizer que o que te afasta de iniciar a preparação para concursos públicos é a falta de vantagens. Elas são muitas!

3 – Saiba sempre quais concursos estão abertos e quais estão por vir

Você precisa sempre estar muito bem informado sobre o mundo dos concursos públicos. Saber quais são os certames que estão abertos, quais já publicaram edital, tem também aqueles que estão autorizados e podem sair a qualquer momento, e claro, os previstos.

Uma ótima forma de estar por dentro de todas as novidades é assistindo ao Aprova News, programa que mostra o status de todos os principais concursos públicos do país. Assim é impossível perder oportunidades.

4 – Atenção aos requisitos obrigatórios

Além da exigência de nível de escolaridade, que deverá ser comprovado, existem alguns requisitos que são obrigatórios para todos os concursos públicos, conforme constarão em seus respectivos editais. São eles:

  • Ser brasileiro nato ou de nacionalidade portuguesa. Ah, pessoas naturalizadas brasileiras também podem se inscrever;
  • É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais. Se você deixou de votar em alguma eleição, não justificou e não regularizou a situação, não poderá participar de concursos;
  • Para os candidatos do sexo masculino é imprescindível estar em dia com o Serviço Militar. Então confira onde está seu certificado de reservista;
  • Boa conduta é critério importante. De nada vai adiantar você ser aprovado e não comprovar a certidão de nada consta não apenas na Justiça Eleitoral e Militar, como dito acima, também é preciso estar tudo ok na Justiça Comum;
  • Claro, você tem que estar apto física e mentalmente para assumir a vaga;
  • E por fim, mas não menos importante, é preciso ter idade mínima de 18 anos. A não ser em situações de Forças Armadas, quando há casos em que essa idade pode ser menor.

5 – Confira se você tem perfil para a vaga

Esse é um aspecto essencial. Antes de fazer sua inscrição para determinada vaga, pergunte-se: “Será que este cargo é para mim?”. Há funções como Assistente em Administração na qual, como o próprio nome diz, as rotinas administrativas são o carro-chefe. Caso você se veja atuando nessa área, ótimo, vá em frente. Caso contrário, pense se de fato valerá a pena. Será que a questão financeira e a estabilidade devem ser colocadas na frente da sua felicidade enquanto funcionário? Não se preocupe, sempre haverá uma vaga do jeitinho que você sonha esperando pela sua aprovação.

E claro, nos casos de cargos que exigem nível superior, há boas chances de que eles exijam graduações específicas, então se você é formado naquela área, nem precisa refletir muito se vai gostar ou não de desempenhar tal função. Agora, se for uma situação genérica, tome como base o parágrafo acima para saber se vale a pena ou não se candidatar.

6 – Conheça o edital

Todos os concursos públicos, sem exceção, terão um edital. Este documento nada mais é que a regra do jogo onde, além da divulgação dos cargos e suas atribuições, você também verá tudo sobre o processo. Nele existem informações essenciais como período de inscrição, valor da taxa a ser paga para poder participar, data das avaliações, conteúdo programático (tudo o que será cobrado na prova), estilo de cobrança da banca organizadora, requisitos necessários para realizar a inscrição, e muitas outras coisas.

Ler o edital com cuidado é sem dúvida um dos passos mais importantes pelos quais você precisa passar antes de bater o martelo sobre inscrever-se ou não para aquele certame. Tudo que você precisar saber estará contido nele, sem exceção.

7 – Evite determinados erros

Existem erros muito cometidos por concurseiros iniciantes e, muitas vezes, também por aqueles mais experientes. Vamos elencá-los para que você fique atento e não se deixe levar, diminuindo assim as chances de ter sucesso:

  • Não se baseie apenas no número de vagas oferecidas ou na remuneração

Muitas vezes um número inicial de vagas pode ser pequeno, mas é bastante normal que os órgãos convoquem mais aprovados do que aquele número previamente anunciado. E sobre a remuneração, como já falamos anteriormente, ela passa por constantes (e generosos) reajustes. Aquele salário que num primeiro momento pode parecer pouco, em poucos anos pode se tornar excelente.

  • Não busque apenas concursos que, teoricamente, terão concorrência baixa

Sejam 5 ou 5 mil concorrentes, vamos repetir, se você estiver bem preparado, se a preparação foi feita com um bom curso online, se teve foco e determinação, a vaga será sua. Não será um número maior ou menor de candidatos que irá mudar isso.

  • Não conferir se o cargo é para você

Também já conversamos sobre isso algumas linhas acima. Sim, é muito importante saber se o cargo em questão é para você. Evite ter um futuro profissional frustrante baseando-se apenas na remuneração que aquela função irá te oferecer. Trabalhar feliz e fazer o que gosta, também faz parte do pacote.

  • Não ler o edital e não conhecer a banca

Vamos lá… Vamos repetir… É fundamental ler o edital de cabo a rabo para saber se você atende ao necessário para concorrer às vagas, para conhecer os prazos a serem cumpridos, para saber o que aquele concurso está oferecendo. E ainda, é uma forma de você conhecer o perfil da banca que irá avaliá-lo, saber como é a cobrança e, principalmente, buscar treinamento com base no que costuma ser pedido por ela.

  • Não deixe a preparação para a última hora

Esse ponto nem precisa de muita explicação. Basta você saber que, deixando a preparação para a última hora, simplesmente não terá bagagem suficiente para o dia da prova. Não tenha dúvida, nesse caso a sua vaga será conquistar pelo concorrente, que já vem se preparando há mais tempo e que se dedicou mais.

  • Não fazer exercícios durante a preparação para o concurso

Jamais! Em hipótese alguma deixe de se exercitar durante o período de preparação para o concurso. Tire pelo menos uma hora do seu dia para se alongar, fazer uma caminhada, andar de bicicleta, jogar futebol, dançar, enfim, o exercício que for melhor para você. Acredita, a atividade física vai deixá-lo sempre muito motivado, focado. É um erro pensar que um bom concurseiro deve zelar apenas em exercitar o cérebro.

  • Não buscar ajuda de um bom curso online

Vamos falar melhor sobre esse ponto fundamental para sua preparação no tópico abaixo. Não deixe de ler, sua aprovação certamente dependerá dessa dica.

8 – Escolha um curso online que realmente vai te aprovar

Sim, nós sabemos que nos dias de hoje é muito complicado conseguir tempo para se dedicar apenas a preparação. E se você pudesse se preparar com um curso online que oferece apenas conteúdos que de fato serão cobrados na prova? E se você não precisasse se preocupar em criar um plano de estudos, pois esse mesmo curso online já tem as videoaulas na ordem exata em que precisam ser vistas?

Sim, você leu certo, videoaulas! Preparar-se assistindo videoaulas é sem dúvida o melhor e mais eficaz método para conquistar a sonhada vaga em concurso público. Ler apostilas e livros com centenas de páginas é coisa do passado. Esses meios além de cansativos, não focam apenas no objetivo principal: mostrar o que será cobrado. Com as videoaulas você vai direto ao ponto, pois assistirá videoaulas curtas e objetivas com, vamos repetir, apenas conteúdos que de fato irão cair na prova.

Só o Aprova faz isso!

 

ESTUDE PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Pronto! Agora você já sabe todo o necessário para tomar coragem e entrar de vez no mundo dos concursos públicos. Lembre-se, a aprovação sempre será possível e a realização desse sonho dependerá única e exclusivamente das suas escolhas.

Sucesso!

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *