Se você quer saber o que precisa para tirar a certificação ITIL, veio ao lugar certo. Neste post, vamos te dar todos os detalhes sobre a certificação ITIL Foundation, a prova ITIL e o que mais precisa saber para alcançar a aprovação. Então, confira o texto até o final, se tiver alguma dúvida, pode escrever nos comentários que vamos responder.

Dessa forma, antes de falar sobre os requisitos, você precisa saber o que é essa certificação da área da TI. Confira as informações logo abaixo.

O que é certificação ITIL?

Então, o primeiro passo é saber que a sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Mas, podemos definir como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do ITIL é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI das empresas. E essa melhoria pode ser alcançada por meio de uma gestão que tenha foco no cliente.

E antes mesmo de se inscrever para conquistar essa certificação para profissionais de TI, é importante conhecer um pouco mais sobre a sua história. Então, em resumo, o ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. E por serem consideradas muito eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Então, podemos concluir que atualmente, a certificação ITIL é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento do candidato na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação itil v4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Requisitos para tirar a certificação para profissionais de TI

Agora que você já sabe o que significa a certificação ITIL, vamos aprofundar um pouco mais o tema. Na verdade, não há nenhum requisito cobrado dos participantes do exame de certificação ITIL. Sendo assim, apenas é necessário que o interessado estude para a prova e agente o exame que é realizado no modo online.

Porém, para ser considerado apto, é preciso acertar pelo menos 65% do exame. Ou seja, se a prova conta com 40 perguntas, você precisa acertar, no mínimo, 26 perguntas. Vale lembrar que o exame deve durar no máximo uma hora. Por isso, é preciso estar muito bem preparado para enfrentar o teste. Mas, nos dias atuais já existe uma versão da prova em português, para os candidatos que não dominam a língua inglesa. Os exames são realizados nos Centros de Certificação Prometric ou online, no site do EXIN.

Quanto custa a certificação ITIL?

De uma forma ou de outra, a taxa para se inscrever na certificação na área de TI acaba sendo um requisito para participar. Por isso, vamos trazer todos os detalhes sobre o assunto. Dessa forma, você pode se organizar financeiramente e com antecedência. Sendo assim, precisamos dizer que o exame pode ser feito presencialmente ou online. Quem optar por fazer presencialmente, irá pagar cerca de US$ 205,00. Porém, quem quiser fazer online, o valor passa para US$ 226,00. O valor em real muda de acordo com a cotação do dia, por isso, vamos mencionar apenas o valor em dólar.

Quais são os tipos de certificação ITIL?

Mas, precisamos esclarecer que não há apenas um tipo de certificação ITIL. Na verdade, podemos dizer que essa certificação para profissionais de TI é dividida em 5 níveis diferentes:

  • Certificação ITIL Foundation: essa certificação é pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia.
  • ITIL Practitioner: aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: deve ser feita por profissionais de TI que já possuem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Nesse exame será atestada a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível os profissionais têm contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.
  • ITIL Master: indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. Nesse caso, a abordagem é mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Quanto ganha um profissional com esta certificação?

“Quanto ganha um profissional com certificação ITIL”. Essa é uma dúvida frequente no meio e é normal, afinal, é preciso verificar se vale a pena investir nesta certificação. Mas, em primeiro lugar precisamos destacar que os profissionais de TI não possuem um salário mínimo profissional único válido em todo o território nacional. Portanto, o piso varia de acordo com o ramo (comércio, serviços, indústria, transportes, etc) e o porte da empresa (pequena, média, ou grande). Dessa maneira, os valores são negociados pelos sindicatos de cada setor, em acordos e convenções coletivas.

Apenas os Engenheiros de Computação e Telecomunicações possuem um salário mínimo profissional definido em lei, válido em todo o Brasil, e vinculado ao valor do salário mínimo nacional. Nesse caso, os valores mudam de acordo com a jornada diária de trabalho. Veja:

  • Jornada de 6 horas por dia: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas por dia: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

 

Possibilidades de atuação na TI

Assim sendo, a área de TI oferece muitas possibilidades de atuação, cada uma com salários diferentes. Veja a seguir quanto ganham, em média esses profissionais em alguns dos principais setores desta carreira, de acordo com informações da Catho:

  • TI Geral:
    • Diretor: R$ 16.666
    • Gerente: R$ 9.145
    • Coordenador: R$ 5.811
    • Consultor: R$ 5.082
    • Analista de Negócios: R$ 5.082
    • Analista: R$ 2.540
    • Técnico em TI: R$ 1.729
  • Redes de Computadores
    • Coordenador: R$ 2.569
    • Analista: R$ 2.964
  • Telecomunicações
    • Gerente: R$ 9.100
    • Engenheiro: R$ 6.557
    • Especialista: R$ 5.949
    • Analista: R$ 2.797
  • Infraestrutura
    • Gerente: R$ 10.265
    • Coordenador: R$ 5.865
    • Analista: R$ 3.198

Quais empresas utilizam esta certificação no Brasil?

Outra dúvida frequente é sobre quais empresas utilizam esta certificação no Brasil. Afinal, é preciso saber como é a demanda no mercado de trabalho da área. Sendo assim, podemos dizer que a ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation). No Brasil, empresas como Carrefour e Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça de diversos estados.

Por exemplo, na rede de supermercados de atacado Makro a implantação do ITIL serviu para gerenciar seus processos de TI e resolveu a questão de prioridade de atendimento de seus usuários. Graças ao ITIL a documentação de processos foi eliminada, os problemas passaram a ser impessoais, ou seja, não era preciso uma pessoa específica para resolver. O ITIL permitiu que a taxa de erros em mudanças sempre permanecesse em níveis muito baixos. Dessa forma, podemos notar a importância de possuir essa certificação no Brasil, ou, até mesmo, para procurar por oportunidades fora do país.

Outras certificações na área da TI

A certificação ITIL é muito importante, mas ela não é a única no mercado. Como a área de Tecnologia da Informação é muito dinâmica, sempre aparecem novidades todos os dias e por essa razão as certificações são muito importantes para garantir que os profissionais fiquem sempre atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas.

A certificação de TI também pode ajudar a colocar esses profissionais em contato com outros profissionais da mesma área que tenham interesses e especialidades similares. Isso ajuda na construção de uma rede de contatos ampla para a troca de informações e oportunidades de carreira.

Principais certificados

Então, veja a seguir quais são os principais certificados da área de TI:

  • CCNA – Cisco Certified Network Associate: certificações técnicas oferecidas pela Cisco que tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira no setor de TI.
  • CCNP Data Center: comprova a abrangente habilidade que o profissional de TI tem de focar em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional: certificação de segurança da informação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação conhecido também pela sigla (ISC).
  • CompTIA Mobility+: tem como finalidade testar e comprovar os conhecimentos, as habilidades e a experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.
  • EMC – EMC Cloud Architect (EMCCA): oferta de treinamento do EMC de armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. A certificação possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.
  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer: preparada para que os desenvolvedores de softwares demonstrem suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: desenvolvida para elevar os níveis de conhecimento e de competências dos profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.
  • RHCE – Red Hat Certified Engineer: oferecida pela empresa Red Hat, possui um programa de capacitação em diferentes níveis e esta é intitulada como a principal do programa, pois é uma certificação de nível médio a avançado e que foca nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).
  • VMware VCP-Cloud: valida e comprova as habilidades e experiências necessárias para instalar, configurar e administrar um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

 

Questões para testar seus conhecimentos

Uma das melhores formas de se preparar para o exame da certificação ITIL é responder perguntas que já foram aplicadas em concursos públicos anteriormente. Dessa forma, você tem um prévia de como será o grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação. Assim, pode conhecer melhor como esse tema é cobrado nos certames, o nível de dificuldade e diversos outros detalhes importantes, como o tamanho dos enunciados e quantas são as alternativas de respostas. Afinal, quanto mais você souber sobre o assunto, menos nervoso vai ficar. Assim, estará mais confiante para alcançar o seu objetivo.

Para te ajudar, separamos mais de mais de 400 questões da certificação ITIL. Então, faça a sua parte, responda todas elas e acompanhe o seu desempenho semana a semana. Mas, lembre-se, esse é o momento de errar e aprender. Uma boa dica na hora de responder é que além de escolher a alternativa correta, você consiga dizer os motivos que levam as demais a estarem erradas. Dessa forma, você evita errar uma questão por falta de atenção e também pode frisar melhor o conhecimento em sua mente. Então, mantenha uma rotina de resolução e fique mais perto da aprovação dos seus sonhos.

Questão ITIL

Como não gostamos de perder tempo, separamos abaixo uma questão da certificação ITIL. Assim, você pode começar a sua preparação agora mesmo. Não esqueça de conferir a resposta certa logo abaixo da pergunta. E deixe um comentário nos contando se você acertou.

 

Em auditoria externa para analisar um serviço implementado em determinado órgão, o auditor observou que esse serviço seguia inicialmente as boas práticas da ITIL, mas passou a ficar inoperante ou com baixa performance em alguns momentos, durante picos de acesso de uso. O auditor constatou, ainda, que não havia tido avaliação prévia sobre picos de demanda.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

a) de incidentes, que, no caso descrito, ficaria limitado ao atendimento da inoperância e aos casos de baixa performance com a função central de serviços.
b) da demanda do estágio estratégia, que visa gerenciar os ciclos de produção dos serviços e os ciclos de consumo dos serviços.
c) de disponibilidade, especialmente no que se refere à métrica MTTR, que mede a performance dos serviços.
d) de capacidade do estágio transição, especialmente no que se refere à quantidade de recursos necessários para o sistema funcionar sem interrupções.
e) de mudança no estágio desenho, especialmente no que se refere à mensuração da capacidade prévia necessária para uso do serviço.

Confira aqui qual é a resposta certa.

 

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