O que é a Certificação CPA10?

Atualizado em 15/03/2022 às 13:53

Se você está em busca de informações sobre a Certificação CPA 10, veio ao lugar certo! Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre ela e mais! Aqui você vai encontrar informações importantes sobre como se preparar para atingir os pontos necessários no Exame, como se inscrever, como é a prova e quais outras certificações existentes

Então, continue lendo esse texto e fique por dentro de tudo! 

O que e a Certificação CPA 10?

Certificação CPA 10

Confira tudo sobre a Certificação CPA 10

Primeiramente, a Certificação CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

Esta certificação é responsável por regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente ao público investidor em agências bancárias, e também com o atendimento ao público investidor em centrais de atendimento.

Tudo sobre a CPA 10

Então, o exame é indispensável

Em resumo, para ser um bancário, o profissional precisa ser aprovado no Exame de certificação. 

Essa certificação é considerada um diferencial e as instituições financeiras a levam em consideração no processo seletivo a que passam os candidatos no momento da contratação.  Essa seriedade se deve tanto a obrigatoriedade da certificação para a comercialização de produtos de investimentos, quanto a credibilidade que a CPA-10 tem ao atestar que os profissionais aprovados possuem conhecimentos necessários para atuar nesse mercado de forma satisfatória. 

 Como é o Exame da Certificação CPA 10?

Para realizar o exame não é necessário possuir uma formação de nível superior específica. Podem participar os profissionais que tenham ou não vínculo com  uma instituição financeira ou até mesmo estudantes que estejam interessados em seguir carreira bancária.

como é o exame CPA10

Confira como é a prova

Assim sendo, no caso do profissional que possuir vínculo com uma instituição financeira será classificado como profissional Certificado – CPA-10 e o profissional ou estudante que não possuir vínculo com instituição participante será classificado como profissional Aprovado – CPA-10.

Em resumo, ela é destinada a:  

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

O exame CPA10 é realizado totalmente online. Ele é composto de 50 questões de múltipla escolha e tem a duração máxima de 2 horas. A data e hora podem ser escolhidas pelo candidato e não há pré-requisito para participar. Dessa maneira, para obter a certificação é necessário apenas ter nota igual ou superior a 70% no exame.

Exame Certificação CPA 10

Então, é necessário ter 70% de acertos

Se você ja se inscreveu, pode cancelar ou remarcar o Exame no máximo duas vezes, até oito dias antes da prova. Após o terceiro agendamento, não será mais possível alterar ou cancelar.

O que cai no Exame de Certificação CPA 10?

Você já percebeu que o objetivo do Exame é testar se o profissional tem a qualificação e conhecimentos necessários para atuar nessa área. Portanto, é importante que você domine os conteúdos que vai cair na prova, mas além disso, você precisa saber isso para uma boa execução das suas tarefas na instituição financeira. 

Pensando nisso, separamos os principais conteúdos que podem cair no Exame. 

Confira: 

O que cai no Exame CPA 10

Por fim, confira o que pode cair na prova

  • Fundos de Investimento 

  • Princípios de Investimento: Conceitos

  • Noções de Economia e Finanças

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado 

  • Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor

  • Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa 

  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL 


Como se inscrever no Exame de Certificação CPA 10?

Se você trabalha em um banco ou instituição associado da ANBIMA, o setor de Recursos Humanos da empresa poderá agendar a prova para você. Se esse não for o seu caso, é só acessar o site da ANBIMA e realizar a inscrição. 

Valor do Exame CPA 10

Confira os valores dos Exames

A prova para Associados tem uma taxa de inscrição de R$ 272,00 e R$ 327,00 para não associados. 

Por fim, essa taxa pode ser paga via cartão de crédito ou boleto bancário. 

Apenas após a confirmação de pagamento o agendamento da prova será realizado. 

O que é a ANBIMA

Como você já viu acima, a ANBIMA é a responsável pela aplicação do Exame da Certificação CPA 10. Mas do que se trata essa sigla?

ANBIMA é a abreviação para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é uma das mais tradicionais e importantes entidades financeiras do Brasil e a principal certificadora de profissionais desse segmento.

Sua atuação é voltada a defender os interesses do mercado por meio de ferramentas que educam profissionais e regulam suas atividades.

Anbima

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

E nesse sentido, ela oferece um leque de certificações que atestam o conhecimento e habilidades para atuar de maneira profissional com aplicações financeiras.

Como já mencionamos anteriormente, a grande atuação da ANBIMA diz respeito à educação. Assim, esses programas de certificação são voltados para quem deseja atuar, ou mesmo já atua como assessor de investimentos. 

Quais outras certificações para bancários

Por fim, para ter uma carreira sólida nessa área, você precisa estar sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos e certificações. Nesse sentido, confira outras certificações que você pode conquistar para dar mais “peso” ao seu currículo e conquistar a vaga dos sonhos em um banco

CPA 20

A CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é destinada à certificação de profissionais que desempenham as atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente aos investidores qualificados, como por exemplo, os gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e aos profissionais que atendam esses mesmos segmentos em centrais de atendimento.

CPA-20

Certificação CPA 20

Além disso, se a instituição financeira  tiver aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuam em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação cpa20.

A certificação CPA20 se destina a:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

ABECIP

A sigla ABECIP se refere a Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança. A certificação profissional da ABECIP tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos profissionais das instituições financeiras que atuam com a concessão de crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis, dos correspondentes no país, que sejam voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário e a todos os profissionais que buscam a melhor qualificação neste segmento específico.

ABECIP

Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança

Por fim, a certificação da ABECIP, também pretende reconhecer a capacidade técnica e a experiência do profissional de crédito imobiliário, promovendo sua atualização, dando maior credibilidade para os associados e não associados, elevando os padrões de conduta ética e fortalecendo o mercado de crédito imobiliário.

ANEPS

Por fim, a ANEPS  é a Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. Ela é a entidade representativa que tem o objetivo de congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no Brasil.

ANEPS

Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País

Então, para obter a certificação ANEPS é necessário realizar a prova que é realizada em conjunto com o Instituto Totum. Essa avaliação é obrigatória e está prevista no artigo 12 da resolução 3954/2011 do Banco Central. Portanto, todos os profissionais contratados para atender e ofertar operações de crédito e arrendamento mercantil, precisam ser considerados aptos neste exame.

Dessa forma, a ANEPS realiza várias provas, e para você participar de qualquer uma delas é necessário possuir alguns requisitos mínimos: 

  • Ter formação no mínimo de 5.º ano do ensino básico; 
  • Idade mínima de 18 anos; 
  • Aceitar as regras da certificação ANEPS 
  • Possuir computador ou smartphone atualizado para a realização do exame que é inteiramente online.

Responda questões da Certificação CPA 10

Para ajudar na sua preparação, é muito importante testar seus conhecimentos com questões para poder resolver a prova com mais tranquilidade. Para deixar o sua preparação ainda mais direcionada, veja questões de provas anteriores. Aproveite essa oportunidade para simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto de conquistar sua certificação.

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões da CPA 10

Por fim, para te preparar para todas as certificações oferecidas pela ANBIMA, separamos mais questões para a sua preparação: 

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões da ANBIMA

Então, para ter uma ideia de como são as questões, separamos alguns exemplos de questões aplicadas em provas anteriores da certificação CPA 10:

Questão 1 Certificação CPA 10

No caso de um cliente novo, que deseja abrir uma conta corrente e apresenta somente a cópia dos seus documentos, o gerente deve:

a) Proceder com a abertura da conta.

b) Exigir os documentos originais e uma cópia autenticada para proceder com a abertura da conta.

c) Exigir duas novas cópias, sendo uma autenticada, para proceder com a abertura da conta.

d) Exigir os documentos originais para proceder com a abertura da conta.

Sabe a resposta para essa questão? Então, clique aqui e confira a resposta! 

Questão 2 Certificação CPA 10

Um fundo de ações tem cotização em D+1 e liquidação em D+4. Isto significa que:

a) O cotista receberá o dinheiro do resgate 4 dias depois da solicitação do resgate, calculado com base na cota do dia seguinte ao da solicitação do resgate.

b) O cotista receberá o dinheiro do resgate no dia seguinte ao da solicitação do resgate, calculado com base na cota do 4º dia após a solicitação do resgate.

c) O cotista deve entregar o dinheiro de sua aplicação no dia seguinte ao da solicitação de aplicação e o número de cotas será calculado com base na cota do 4º dia após a solicitação da aplicação.

d) O cotista deve entregar o dinheiro de sua aplicação 4 dias depois da solicitação de aplicação e o número de cotas será calculado com base na cota do dia seguinte à solicitação de aplicação.

Já sabe o que responder? Então veja aqui se acertou. 

Questão 3 Certificação CPA 10

Segue o princípio da confidencialidade aquele profissional que não revela as informações sobre a situação financeira e movimentação do seu cliente, exceto quando for para:

a) Dar resposta a outras instituições financeiras solicitantes.

b) Dar resposta a informações solicitadas pela Bolsa de Valores de São Paulo.

c) Dar resposta a procedimentos judicial.

d) Passar a informação para os órgãos responsáveis pela auto-regulação.

Sabe a resposta para essa questão? Então, clique aqui e confira a resposta! 

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre diversos assuntos que envolvem a profissão. Você vai saber  qual o curso para trabalhar em bancoqual é o salário de um bancáriocomo ingressar na carreira bancáriaqual é a função de um correspondente bancárioo que precisa para ser correspondente bancário;  enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

Músicas que podem ajudar na preparação para a Certificação CPA 10

Com o intuito de ajudar ainda mais na sua preparação obter as certificações bancárias CPA10 e CPA20, criamos algumas playlists especiais.

É importante ressaltar que as músicas podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo.

Por isso, pensando em facilitar a sua preparação para ingressar na carreira bancária, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no aumento da motivação, sensação de bem estar, bom humor, criatividade, autoestima, combate ao estresse e muito mais. Ouça:

Prepare-se com o Aprova

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, confira uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS