Na primeira dica cultural do ano, vamos falar sobre o longa O Pianista de Roman Polanski. O filme é baseado na vida de Wladyslaw Szpilman, o pianista que estava entre os 400 mil judeus que viveram em Varsóvia no período da Segunda Guerra Mundial. Mas calma, essa não é só mais uma história sobre as atrocidades do Holocausto, ela mostra de um jeito inspirador a vontade por viver.

É claro que, você como estudante, ainda pode aprender mais sobre o conflito bélico assistindo ao filme. O diretor mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, a perseguição as família e a vida nos campos de trabalho e extermínio. Mas a diferença com as demais obras é que os combates não são o foco principal.

Władysław Szpilman foi um pianista judeu-polaco, ele passou pelos campos de concentração, perdeu toda a família, passou por condições extremas, mas conseguiu sobreviver. E o principal combustível para se manter vivo e lúcido foi o música, esse era o seu maior consolo e força.

 

Confira mais sobre o filme O Pianista

O longa-metragem ganhou a Palma de Ouro em Cannes, o César e o BATFA. Ainda foi indicado em sete categorias no Oscar de 2002 e venceu em três: melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado. E aqui, vale ressaltar o trabalho incrível do ator Adrien Brody como protagonista.

Ou seja, se você gosta de história, de música, quer ver ou rever filmes premiados ou apenas quer se inspirar, esta é uma ótima dica cultural. Para te deixar com gostinho de quero mais, dá uma olhadinha no trailer do filme.

 

 

Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

Depois que você assistir ao O Pianista, vale voltar e testar seus conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial. Separamos algumas questões que foram aplicadas em concursos públicos e em edições do ENEM. Então é só clicar aqui e responder 40 perguntas sobre o conflito.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *