Notícias da Semana: tragédia em Petrópolis e mudanças climáticas

Atualizado em 12/07/2022 às 14:53

No Notícias da Semana de hoje, a professora Cleuza Cecato fala sobre a tragédia em Petrópolis no Rio de Janeiro e sobre o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. Confira os desdobramentos dessas notícias e fique atualizado!

Notícias da Semana: tragédia em Petrópolis

A tragédia provocada pelas chuvas na região de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro é um dos principais assuntos do programa de hoje. E para falar sobre esse tema, a professora Cleusa cita o filósofo polonês Zygmunt Bauman. Em sua teoria da modernidade líquida, ele comenta que a comunicação, ou melhor, a falta dela, é a responsável pela falência das relações. E a professora lembra que a falência mais explicita do século XXI é a desconfiança da população em relação ao poder público e que essa falência é causada pela falta de comunicação

“Quando as autoridades não tem discursos ou práticas convincentes, que consigam chegar ao entendimento da população, há uma falência. Pois, não se gera confiança, transformação e não gera o conjunto de mudanças necessárias para que haja um bom convívio na pólis, como já se dizia Aristóteles”, comenta Cecato.

Notícias da Semana: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU

Nesta semana, desde o último domingo (20), O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU se reúne e divulga relatórios. É importante lembrar que o IPCC é um conjunto de lideranças e pessoas de diversas formações em todo o mundo, que se reúne para tratar sobre as mudanças, as possíveis consequência e as possibilidades de minimizar ou postergar os impactos. O IPCC ganhou o Nobel da Paz em 2007.

Segundo levantamentos do Painel, 130 milhões de pessoas até 2100 devem padecer se não forem tomadas medidas para minimizar o impacto de catástrofes climáticas. O cenário não é bom, e só será promissor se houver trabalho coletivo e individual a partir desse momento.

E para aprofundar o conhecimento sobre o assunto e ter mais referências para as provas de concurso público, a professora indica duas leituras. A primeira delas é a Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum (24 de maio de 2015) do Papa Francisco. E a segunda é a agenda 2030 da ONU, onde você encontra as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Sendo que o número 11 visa oferecer cidades e assentamentos humanos sustentáveis, resilientes e com conforto para as pessoas.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS