Notícias da semana: Saneamento Básico no Brasil e pandemia x democracia

Atualizado em 12/07/2022 às 14:51

Nessa edição do programa Notícias da Semana, a professora Cleuza Cecato fala sobre o Saneamento Básico no Brasil e sobre a pandemia versus a democracia na América Latina. Então, é só dar play no vídeo abaixo para conferir os temas de atualidade que podem cair na sua prova de concurso público. E aproveita para se inscrever em nosso canal do youtube e não perder nenhum conteúdo e dica especial.

 Notícias da semana: Saneamento Básico no Brasil

Para entender o primeiro assunto é preciso lembrar que existe um Marco Legal do Saneamento Básico que foi votado e aprovado em 2020, nele consta que 90% da população precisa ter acesso ao tratamento de esgoto e 99% deve ter acesso à água tratada até 2033. Porém, pelo menos sete empresas que fornecem serviços de saneamento no país disseram que não vão conseguir cumprir o marco. Sendo assim, deve abrir espaço para concorrência pública.

LEI Nº 14.026, DE 15 DE JULHO DE 2020

Atualiza o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) competência para editar normas de referência sobre o serviço de saneamento, a Lei nº 10.768, de 19 de novembro de 2003, para alterar o nome e as atribuições do cargo de Especialista em Recursos Hídricos, a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, para vedar a prestação por contrato de programa dos serviços públicos de que trata o art. 175 da Constituição Federal, a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, para aprimorar as condições estruturais do saneamento básico no País, a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, para tratar dos prazos para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 (Estatuto da Metrópole), para estender seu âmbito de aplicação às microrregiões, e a Lei nº 13.529, de 4 de dezembro de 2017, para autorizar a União a participar de fundo com a finalidade exclusiva de financiar serviços técnicos especializados.

Notícias da semana: pandemia x democracia

E os assuntos pandemia e democracia aparecem juntos aqui, em razão do Índice de Risco Político da América Latina, do Centro de Estudos Internacionais da Universidad Católica de Chile (Ceiuc). Segundo dados, no último ano, mais da metade dos países da região tiveram piora nos índices de democracia, acendendo um sinal de alerta para o futuro.

Além disso, o índice aponta mais nove riscos políticos a serem enfrentados em 2022. Confira:

  • Mudanças climáticas e escassez de água;
  • Protestos sociais e violência;
  • Crise migratória;
  • Economias ilícitas;
  • Polarização política;
  • Investimento estrangeiro em queda;
  • Irrelevância regional;
  • Cibercrime;
  • Ascensão da China.

 

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS