Notícias da Semana: Médicos Sem Fronteiras, PNI e palavra do ano

Atualizado em 12/07/2022 às 14:51

Nesta edição do programa Notícias da Semana, a professora Cleuza Cecato fala sobre os 50 anos da organização Médicos Sem Fronteiras e o Plano Nacional de Imunização (PNI). E você ainda vai descobrir qual foi a palavra do ano de 2021 e qual será a cor do ano de 2022.

 

Assuntos do programa Notícias da Semana

Lembrando que todos esses assuntos do programa Notícias da Semana trazem discussões e temáticas que podem aparecer na sua prova de concurso. E no fim do vídeo, ainda tem a dica de leitura da semana. Então já se inscreve no canal do youtube e ativa as notificações para não perder nenhum conteúdo, porque toda segunda tem uma nova edição do programa.

50 anos do Médicos Sem Fronteiras

Como já falamos anteriormente, o programa aborda os 50 anos da organização Médico Sem fronteiras (MSF), que foi criada por jornalista e médicos franceses. O objetivo é trabalhar em zonas de conflito, com pessoas em movimento, ou seja, migrantes e imigrantes, sempre com a ideia de levar conforto, alento e ciência para esse público.

Além disso, o MSF também trabalha para minimizar impactos de epidemias, associando questões sociais, médicas e humanas. E a organização também está presente em ações relacionada a mudanças climáticas. Para se aprofundar neste tema que pode ser cobrado na prova, a professora Cleuza indica o podcast do Médicos Sem Fronteiras, criado para contar a história da organização.

Notícias da semana: PNI

Na edição anterior do programa, a professora Cleuza comentou sobre a liberação da Anvisa para a vacinação em crianças. Sendo assim, na edição atual há alguns desdobramentos, por isso, ela traz a temática: Plano Nacional de Imunização (PNI).

O PNI foi criado em 1973 e transformado em lei em 1975. O plano surgiu mais ou menos, 70 anos após a Revolta da Vacina, no momento em que a população sofria com um surto de meningite. Nessa época, o Brasil tinha um governo militar, então, houve um temor de que as autoridades estariam escondendo números relacionados ao surto, por isso, foi criado o plano que é referência para o mundo todo, pelas campanhas de incentivo e pela organização na distribuição das vacinas.

Com essas informações, é possível fazer uma ponte com o momento atual. Então, se o assunto aparecer na sua prova, você terá argumentos válidos e interessantes para a redação.

Palavra do ano

E o último assunto comentado é a palavra do ano de 2021. Afinal todos os anos, o dicionário Oxford define uma palavra com base nas pesquisas de uso. Sendo assim, neste ano a eleita foi “Vax”, uma abreviatura de vacina em inglês. Segundo pesquisas, ela foi usada 72 vezes a mais do que no ano anterior.

Além disso, a Pantone também definiu a cor para o próximo ano. Então, para 2022 eles criaram um novo tom fora da paleta que já existe, o nome é “Very Peri”, o Roxo não Roxo. E a mensagem que fica com essa escolha é para dar força e coragem para as ousadias que impulsionam a curiosidade e as vivências no novo ano.

Cor do ano 2022

 

Dica de leitura da semana

Dica de leitura da semana

 

E para fechar esta edição, a professora Cleuza trouxe a dica de leitura da semana. Dessa vez, a indicação é o livro: “Ciência no Cotidiano – Viva a razão. Abaixo a ignorância!” dos autores Natalia Pasternak e Carlos Orsi. Conheça um pouco mais dessa obra que foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2021 na categoria “Não Ficção – Ciências”:

O simples fato de vivermos no século XXI já nos faz beneficiários da ciência e dos seus frutos, mesmo que a gente não se dê conta dessa verdade. Os objetos que nos dão conforto, que nos dão prazer, que nos transportam, que nos emocionam, que nos informam (até este livro) só existem da forma como existem por conta dos conhecimentos científicos. O cidadão que ignora fatos científicos básicos pode se tornar presa fácil de curandeiros e charlatões, gente que mente para os outros e, não raro, para si mesma.

 

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS