Notícias da semana: bônus demográfico e discurso Joe Biden

Atualizado em 12/07/2022 às 14:51

Na edição de hoje do programa Notícias da Semana, a professora Cleuza Cecato fala sobre o bônus demográfico e o discurso Joe Biden. Uma notícia nacional e outra internacional para fortalecer os seus argumentos para a prova de concurso público. E no final ainda tem uma dica de filme!

Então, assista o vídeo completo e aprofunde os estudos dos temas propostos pela professora. E, você já sabe, toda segunda-feira tem uma nova edição do programa Notícias da Semana no canal do Aprova.

Notícias da semana: bônus demográfico

A professora Cleuza Cecato comenta que os economistas no Brasil estão chamando a nossa atenção em relação ao bônus demográfico. É essa janela de oportunidade que os países vão experimentando quando há um boom populacional de pessoas que são economicamente ativas. Porém, depois que passa o bônus, vem o ônus e algumas nações da Europa já sentem na pele.

O nosso bônus começou nos anos 70 e deve se encerrar em 2035 ou 2038. Porém, os especialistas estão falando sobre isso já em 2022 como um sinal de alerta, até porque essa transição de bônus e ônus, pode ser marcada pelo processo de pandemia.

Então de uma forma resumida, bônus é quando tem mais gente na ativa fazendo girar a economia e ônus é quando tem mais gente aposentada, são as populações mais envelhecidas.

Notícias da semana: discurso Joe Biden

No dia 06/01, uma data importante no imaginário popular, o presidente norte-americano, Joe Biden realizou um discurso. Esta é a data do dia de reis, dia em que os três reis chegaram a manjedoura, onde estava o menino Jesus para levar os seus presentes. A professora comenta que existe um quarto rei nessa história, que se perdeu pelo caminho e foi atendendo outras diligências, mas nunca chegou. Há diversas metáforas sobre essa história que não é só bíblica, mas também popular.

Mas, voltando ao discurso, há pontos importantes, segundo a professora Cleuza que merecem atenção, são eles:
– É a primeira vez que um presidente americano se dirige a duas mulheres (a vice e a presidente da Câmara);
– Verdade x mentira: relação com fake news e os algoritmos;
– Combate ao racismo estrutural;
– Proporção de impostos cobrados;
– A democracia precisa ser sempre alimentada, pra ficar viva e mostrar que funciona.

 

Dica Cultural

Não Olhe para CimaE para fechar o post sobre o programa, vamos compartilhar a sinopse do filme “Não Olhe para Cima” que foi a indicação da professa Cleuza.

“Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico.”

 

 

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS