Nota do ENEM: saiba como consultar a sua!

Atualizado em 16/06/2020 às 08:42

A nota do ENEM sai nesta sexta-feira e nesse texto nós vamos te ajudar a consultar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019!

Segundo informações do Inep 3.709.809 pessoas fizeram as provas do ENEM nos dias 3 e 10 de novembro, totalizando apenas 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Quem fez o ENEM apenas como “treineiro”, por ainda ter concluído o ensino médio, terá que esperar até março para acessar o boletim individual.

Dessa maneira, acompanhe a seguir mais informações sobre a nota do ENEM!

Saiba como acessar sua nota do ENEM

Primeiramente para acessar seus resultados você deve entrar na Página do Participante e informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição. E se por acaso você não lembrar da sua senha, pode recuperá-la no próprio sistema ou acessar o resultado pelo aplicativo do Enem.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um passo a passo para acessar a nota do ENEM na Página do Participante:

  • – Ao entrar na página, uma personagem digital aparecerá com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio – isso evita o acesso de robôs.
  • – A seguir você informa seu CPF e insere a senha. Caso não se lembre é só clicar no link “esqueci minha senha”, logo abaixo do campo de preenchimento.
  • – Você deverá escolher se a senha cadastrada será enviada para o seu e-mail ou se quer alterar o e-mail. Há uma pista para você lembrar qual e-mail cadastrou durante a inscrição.
  • – Se optar por receber a senha no e-mail basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta que você veja na sua caixa de spam.
  • – E se quiser trocar o e-mail, será necessário responder algumas perguntas sobre os dados informados na inscrição.
  • – O Inep irá enviar a senha para o novo e-mail, e você poderá acessar a sua nota do ENEM.

 

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso, uma vez que ela ainda será usada para você se inscrever nos programas federais de acesso ao ensino superior. Pois é na Página do Participante que estará seu número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Como é calculada a nota do ENEM

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio são calculadas pelo Inep de acordo com o sistema de avaliação conhecido como Teoria de Resposta ao Item – TRI.

Esse método não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos, mas analisa também as características de cada item e o padrão de resposta deles. Em resumo, caso muitos candidatos acertem uma questão, a pontuação será menor. Em contrapartida, quem acertar questões nas quais poucos foram bem, conseguirá uma nota maior.

Tome cuidado se acertar poucas questões entre as consideradas difíceis, pois a tendência é que a TRI conclua que seus acertos foram “no chute”. Dessa maneira, sua pontuação poderá ser menor do que a originalmente calculada.

O método é um pouco complexo, mas é exatamente por isso que se torna muito difícil você saber como somar exatamente sua nota do ENEM, não há como descobrir antes do resultado oficial quais questões são classificadas como difíceis ou fáceis.

Já a redação tem uma nota que vai de zero a 1.000 e cada uma é corrigida por duas pessoas, que dão notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências avaliadas no Enem. A nota final será a média e se houver uma diferença de mais de 100 pontos na nota final ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação passa por um terceiro avaliador.

Nota do ENEM para o Sisu, ProUni e Fies

Inegavelmente, além de avaliar o estudante, o ENEM é usado como critério de seleção para ingressar em universidades particulares pelo Sisu, ProUni e FIES. O ingresso pode acontecer através de bolsas parciais/integrais ou financiamento estudantil.

O Sisu tem prazo de inscrição até domingo, 26 de janeiro, para concorrer a uma das 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil.

Desse modo, o ProUni 2020 deve abrir inscrições entre os dias 28 a 31/01 e a divulgação de resultados da primeira chamada sairá no dia 4 de fevereiro.

Por outro lado, o Fies deva abrir prazo entre os dias 5 a 12 de fevereiro. E o primeiro resultado (pré-seleção ou pré-aprovação) será divulgado no dia 26 de fevereiro.

Clique aqui e leia mais!

Plano de estudos ENEM 2020 + cronograma

Seu desempenho no exame não foi como você esperava? Fique tranquilo! Com o intuito de te ajudar a se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio preparamos o “Plano de Estudos ENEM 2020” e também um cronograma para você se organizar.

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA

Assuntos que mais caem no ENEM

E ainda, a fim de te ajudar a se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio preparamos também um texto com os assuntos que mais caem no ENEM!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS