Literatura ENEM: revisão gratuita com simulado e videoaula!

Atualizado em 10/12/2020 às 15:20

Há poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019, portanto, confira uma videoaula de revisão completa de “Literatura ENEM” com o professor Guilherme Shibata:

O que mais cai em literatura no ENEM

Se você não sabe o que estudar de literatura para o ENEM, primeiramente, um dos tópicos mais relevantes são as Escolas Literárias, e dentro deste assunto podemos destacar Modernismo; Romantismo; Barroco; Quinhentismo; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Concretismo  e Arcadismo.

Posteriormente, pensando em como cai literatura no ENEM, quando falamos em interpretação de texto é bom que você fique atento às Figuras de linguagem; Subjetividade do texto; Significado da palavra em dado contexto; Atemporalidade do texto; Funções da linguagem; Linguagem não verbal; e conheça também trechos de músicas populares brasileiras.

Igualmente, ainda falando sobre Figuras de linguagem, é interessante que você saiba o significado dos principais tipos que poderá encarar no dia do exame:

  • – Ironia: ideia de contrariedade entre termos de uma mesma sentença.
  • – Apóstrofe: ênfase a termos fortes.
  • – Prosopopeia: animação ou personificação dos termos.
  • – Hipérbole: exagero de ideias.
  • – Sinestesia: transmissão de diferentes sensações na composição frasal.
  • – Assonância: repetição de vogais semelhantes, geralmente usado em licenças poéticas.
  • – Paronomásia: repetição de sentenças com sons semelhantes.

Ao passo que, quanto aos principais autores a serem estudados podemos citar: Clarice Lispector; Carlos Drummond De Andrade; Machado de Assis; Guimarães Rosa; Manuel Bandeira e João Cabral De Melo Neto.

Para finalizar, em conclusão, clique no link abaixo, cadastre-se e teste seus conhecimentos com um simulado gratuito com 15 questões de “Literatura ENEM”. Comece agora mesmo!

Revisão de Português para o ENEM

Ontem o primeiro assunto da nossa revisão foi a disciplina de português. Em síntese, a professora Cleuza Cecato, revisou os assuntos mais importantes da matéria e ainda deu orientações sobre a prova de redação.

Clique aqui para saber mais!

Próximos assuntos da Revisão ENEM

Nesse sentido, a nossa revisão para o ENEM continua nos próximos dias, com mais disciplinas que serão cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira as datas dos temas que serão publicados em breve:

  • – Matemática: 17/10
  • – Biologia: 18/10
  • – Química: 21/10
  • – Física: 22/10
  • – Filosofia: 23/10
  • – Geografia: 24/10
  • – Sociologia:  25/10
  • – História: 28/10

Dessa maneira, as videoaulas estarão disponíveis no Youtube do Aprova e os simulados estarão disponíveis, em nossa plataforma Aprova Questões. Não só as videoaulas como também os simulados serão divulgados gratuitamente!

Saiba tudo sobre o ENEM 2019

O ENEM é utilizado como método de avaliação dos conhecimentos sobretudo antes do ingresso em uma instituição de ensino superior. Entretanto, pode fazer o ENEM quem já concluiu ou está no último ano do ensino médio.

Portanto, as provas do ENEM 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro:

03/11/19: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.
10/11/19: Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta quarta-feira (16) o Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2019. No documento os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano.

O Cartão deve ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download na Apple Store e Google Play. O participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Inegavelmente, além de avaliar o estudante, o ENEM é usado como critério de seleção para ingressar em universidades públicas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). O exame serve também para quem deseja entrar em uma universidade particular com bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou para conseguir suporte financeiro através do FIES (Financiamento Estudantil).

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS