É surpreendente a quantidade de pessoas que usam listas para gerenciar a vida. Fazer listas cumpre várias funções; além de ferramenta de administração do tempo, elas também são um modo de se concentrar e organizar pensamentos e atividades.
Depois, há o sentimento de satisfação quando riscamos os itens conforme cada um deles é abordado e resolvido. As listas são estimulantes, podem ser classificadas como mapas da mente.
É possível desenhar setas e círculos de um item a outro, o processo de fazê-las auxilia na clareza e ajuda a reduzir o estresse. Por exemplo, você pode começar nas noites de domingo, fazendo uma lista dos afazeres que pretende cumprir durante a semana.
Depois, é possível transformar as listas em uma planilha mensal que me permite ver de uma só vez os eventos importantes. Também é interessante organizar uma lista específica para cada dia, com as tarefas, quando cabível, divididas em passos e por prioridade.Em “A vertigem das listas” o escritor Umberto Eco afirma que a mente ocidental tem predileção por classificar e catalogar. “A ideia da lista, inventário ou registro está profundamente arraigada em nossa civilização ocidental e muitos absorvem a prática inconscientemente, sem deliberação nem propósito”, observa ele.
Oura possibilidade é montar listas no smartphone, assim você as consulta onde estiver. Aproveite o avanço da tecnologia, para aumentar sua eficiência. As listas impedem que você deixe as coisas para depois e ajudam na concentração.
Os benefícios das listas
- Lembrar o que precisa fazer.
- Ajudar a atribuir prioridades, racionalizar e organizar os pensamentos.
- Aliviar o estresse e fazer a mente se concentrar.
- Evitar a procrastinação.
- Sensação de dever cumprido ao riscar as tarefas cumpridas.
Como criar listas eficazes
- Decida onde, quando e com o que vai escrever sua lista.
- Escreva num caderno só para isso ou num equivalente tecnológico, como aplicativos de celular.
- Decomponha os projetos em passos menores.
- Anote todas as tarefas que precisa cumprir.
- Dê prioridade aos passos na ordem de importância, com os mais urgentes primeiro.
- Risque ou marque as tarefas ao serem feitas.
- Destaque as tarefas não terminadas.
Com informações da Revista Seleções.
Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos
INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS
Comente