Nesta semana Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam da liberdade de imprensa, os perigos de ser jornalista e a censura. O tema foi sugerido por um dos assinantes do canal do Aprova Concursos no YouTube.

O ponto de partida da discussão é a dia de 3 de maio, lembrada mundialmente como o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Nessa data se concentram as discussões, publicações e orientações sobre as temáticas específicas.

Como surgem as situações de maior ou menor liberdade, tanto dos órgãos de imprensa, quanto de quem faz a imprensa – os jornalistas, cinegrafistas e todos os demais envolvidos na produção e divulgação de conteúdo via canais de imprensa.

Saiba mais sobre liberdade de imprensa na edição 128 do Aprova Atualidades. Assista:

Liberdade de imprensa – Aprova Atualidades 128

.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Todos os anos, o dia 3 de maio é a data em que são celebrados os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para avaliá-la em todo o mundo, para defender a mídia de ataques contra a sua independência, e para prestar tributo aos jornalistas que perderam a vida no exercício de sua profissão.

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.

STF censura sites e manda retirar matéria que liga Toffoli à Odebrecht

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (15) que o site “O Antagonista” e a revista “Crusoé” retirem do ar reportagens e notas que citam o presidente da Corte, Dias Toffoli.

Dica de filme: Spotlight – Segredos Revelados

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Dica de filme: Todos os Homens do Presidente

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades sobre liberdade de imprensa

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *