Interpretação de texto para concurso: confira as dicas!

Atualizado em 24/10/2022 às 11:20

A interpretação de texto para concurso é uma das disciplinas presentes em todas as provas de certames. Isso acontece porque a língua portuguesa é uma das matérias fixas, com presença garantida em qualquer concurso público. Mas não é só isso não! A interpretação de texto para concurso não é exclusividade do português não, as demais perguntas também possuem sua dose de interpretação. Já que você precisa ler o enunciado e usar os seus conhecimentos de interpretação para entender o que aquela questão quer de você, e assim, escolher a alternativa correta.

 

Interpretação de texto para concurso

Para ler e entender o enunciado é preciso utilizar interpretação de texto para concurso

 

Agora que você já entendeu sobre a importância dessa disciplina pode acompanhar esse texto e conferir todas as dicas para ficar mais perto do seu objetivo: se tornar um funcionário público. Então, não esquece, escolha um curso para concurso público que tenha videoaulas para concurso de interpretação, assim, você sairá a frente dos concorrentes e estará mais bem preparado para o grande dia. E se quiser conferir um pouco sobre como funciona o mundo dos concursos, é só clicar aqui.

Como interpretar questões?

Como falamos anteriormente, você vai usar interpretação de texto para concurso em todas as questões. Infelizmente, vemos muitos estudantes que, mesmo sabendo muito sobre o assunto, erram uma ou mais questões por não entender o que está sendo cobrado. Então, vamos começar o assunto mostrando dicas de como interpretar as perguntas e não perder nenhum precioso ponto da sua prova com isso. Acompanhe as dicas rápidas e confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo.

Dicas de como interpretar as perguntas de concurso público

 

Dicas para interpretar as questões

Dicas para interpretar as questões

 

Exercite a leitura

Para aumentar a sua capacidade de interpretação de texto para concurso você deve:
– Ler bastante;
– Refletir sobre o que foi lido e tentar captar as ideias do texto;
– Investigar o significado das palavras e os seus sinônimos.

Coloque-se no lugar do examinador

Quando for ler a questão tente se colocar no lugar do examinador para entender qual foi a sua intenção com aquela pergunta.

Não pare a leitura por uma palavra desconhecida

Se no meio do texto, você encontrar uma palavra que não sabe o significado, ou ainda, que o seu significado pode ser dúbio, não pare a leitura. Depois que terminar de ler o texto inteiro, volte para aquela palavra e tente entendê-la com base no contexto.

Pratique diferentes estilos de leitura na prova

Com a prova em mãos, comece com uma leitura rápida da questão. Assim, com a leitura prévia, você consegue identificar o tema e a sua memória já fará o processo de resgatar os assuntos estudados. Mas, antes de tentar adivinhar a resposta, leia novamente e calmamente a pergunta para entender o que está sendo pedido. Acredite, se você adotar esse método não estará perdendo tempo, mas sim, ganhando confiança para responder de forma correta.

Tenha uma atitude positiva

Um erro comum entre os concursados é se desesperar diante de uma questão mais longa ou com um texto mais elaborado. Mas, não faça isso! Respire fundo, leia com calma e tente assimilar aos poucos, comece interpretando trechos menores dentro do texto. Dessa forma, você conseguirá fazes associações com o conteúdo já estudado.

Cuidado com os erros de interpretação

Os erros mais frequentes são extrapolação e redução. No primeiro o candidato sai do contexto, adicionando ideias que não estão na questão, seja pelo próprio conhecimento prévio ou pela imaginação. E redução é exatamente ao contrário. Ou seja, quando o candidato dá atenção a apenas um aspecto ou trecho do texto. Então cuidado, uma questão pode trazer um conjunto de ideias e é importante compreender todas elas para acertar na resposta.

Cuidado com algumas palavras

Mais uma vez, você deve interpretar a questão pelo ponto de vista do examinador. Então, tome cuidado com algumas palavras como: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, exceto, falsa e verdadeira. Elas costumam aparecer no enunciado e influenciam muito na sua resposta. A nossa dica é que você sublinhe elas para prestar mais atenção e não errar uma pergunta por pura desatenção.

Mais dicas sobre como interpretar perguntas de concurso público

Confira o vídeo abaixo as outras dicas de como interpretar as questões da prova do concurso dos seus sonhos e ficar mais perto da aprovação.

 

Interpretação de texto para concurso

Agora sim, vamos falar de interpretação de texto para concurso, mas bem específico de língua portuguesa. Aliás, esse é um dos temas mais cobrados dessa disciplina, aproveita e vem conferir um post completo de como estudar português para concurso. E para dar dicas de interpretação de texto para concurso, vamos pedir ajuda da professora Adriana Figueiredo, confira seus sete conselhos logo abaixo:

 

Dicas de interpretação textual

Dicas de interpretação textual

 

1. Leia o texto do início ao fim para saber do que se trata

– Nessa primeira leitura, você não deve parar e nem sublinhar nada.

2. Na segunda leitura, marque em cada parágrafo o que representa a sua ideia central

– Na introdução, a ideia central é a tese. Nos parágrafos de desenvolvimento é o tópico frasal. Na conclusão é a tese novamente;

– Vale lembrar que a tese vem fraca na introdução, mas na conclusão ela está mais forte, é nesse ponto que o autor deixa clara a ideia que veio defender;

– O ideal é sublinhar porque cada vez que você precisar responder uma nova questão sobre aquele mesmo texto, terá que ler de novo e estará sempre com a ideia de “eu vi essa informação no texto, mas não lembro onde”. Mas, se essa informação estiver sublinhada você otimiza seu tempo!

3. Quando encontrar algum trecho que tenha dúvidas, marque ou faça uma interrogação na margem da folha

– Caso haja alguma questão sobre aquele trecho do texto, você já estará atento;

– Quando você não entende algo no texto, pode bater um desespero e travar a sua mente para que não entenda nada a partir desse ponto. Não faça isso!

– Se não entender uma palavra ou trecho, sublinhe, mas deixe pra lá. Normalmente, a própria banca tende a esclarecer trechos duvidosos. Então, marque e desapegue. Com o tempo você acaba voltando para o assunto e entendendo melhor.

4. Muita atenção aos enunciados!

– Muitas vezes o candidato perde uma questão por não entender exatamente o que pede o enunciado;

– É o que já falamos anteriormente, uma palavra no enunciado pode mudar tudo!

5. Existem dois tipos de questão de interpretação: recorrência (compreensão de textos) e inferência (interpretação de textos)

– Na recorrência, você recorre ao texto e encontra a resposta, que não virá exatamente com as mesmas palavras, mas sob forma de paráfrase;

– Ou seja, recorrência é igual a compreensão textual;

– Essas questões vão começar sempre com: “segundo o texto, de acordo com o texto, conforme o texto, o texto diz ou o autor diz”;

–  Então, leia a pergunta e vá ver se aquela informação está no texto. Depois, procure a alternativa que reescreve essa informação que está no texto. Aliás, essa reescritura é chamada de paráfrase.

6. Existem as questões de inferência, ou melhor, interpretação de texto para concurso

– Essas questões são aquelas em que você é levado a inferir, deduzir, concluir algo sobre o que leu, com base em pressupostos textuais. Essas são as perguntas de interpretação de texto;

– Ou seja, a resposta não estará propriamente no texto, mas ela deve ser deduzida a partir dele, a partir dos pressupostos textuais (as pistas textuais);

– Para deixar claro as explicações, vamos trazer uma frase preconceituosa e machista, mas que infelizmente foi cobrada em concurso público mais de uma vez: “Marido de mulher feia detesta feriado”. A banca pedia para marcar uma possível inferência e a resposta certa era: “mulheres feias também se casam”. Deixando de lado a parte ética e falando só do português, foi possível fazer essa dedução graças ao “DE” (“marido DE mulher feia”) que indica posse. Ou seja, isso não estava escrito, mas era possível deduzir.

7. O erro da recorrência e da inferência são as extrapolações

– Extrapolar é ir além do que diz o texto, normalmente com base em experiências e opiniões próprias;

– Ainda utilizando a frase anterior, uma das alternativas incorretas era essa: “marido de mulher feia tem amante”. Isso é uma extrapolação, não há nada no texto que te permita pensar isso;

– A extrapolação pode vir de preconceito ou de uma ideia já formada na cabeça do candidato. Então, cuidado para não opinar!

Dicas de interpretação de texto para concurso

Se você quiser acompanhar todas essas dicas com a explicação da professora Adriana Figueiredo é só dar um play no vídeo abaixo a partir do minuto 34. Mas, se quiser aumentar o seu conhecimento, pode acompanhar a videoaula para concurso completa e aprender também sobre pontuação e tipologia textual.

 

Questões de interpretação de texto para concurso

Responder questões de interpretação de texto para concurso é a melhor forma de treinar e aumentar o seu conhecimento e confiança para a prova. Por isso, no Aprova, comprando qualquer preparatório com videoaula para concurso você ganha acesso a nossa plataforma de questões. Por lá, é possível encontrar inúmeras perguntas de várias disciplinas, bancas e cargos, todas atualizadas para não te confundir.

 

Responda questões de concurso público

Treine seus conhecimentos respondendo questões de concursos anteriores

 

Para você começar a preparação agora mesmo é só clicar aqui e responder mais de 2.500 perguntas sobre compreensão e interpretação de texto para concurso. E separamos abaixo mais duas questões, para você perceber a diferença entre as duas formas de perguntas, ou seja, compreensão e interpretação.

 

Concurso: Prefeitura de Piracicaba (SP)
Cargo: Professor de Ensino Fundamental
Banca: Vunesp
Ano: 2020
Assunto: Compreensão Textual

 

Leia o texto para responder à questão.

Compreensão Textual

Questão de Compreensão Textual

 

Para o autor,

a) a preocupação em se exercitar a boa escrita tem colocado em segundo plano o compromisso de retratar a verdade nos textos.
b) a incompatibilidade entre clareza e ideias sucintas compromete a qualidade de textos em que se buscam ambas as coisas.
c) a atual profusão de siglas desconhecidas tem comprometido a clareza dos textos, dificultando a compreensão deles pelo leitor.
d) o uso abundante de siglas, ao expor o leitor a novas formas de significação nos textos, tem favorecido o interesse pela leitura.
e) a identificação prévia do significado das siglas empobrece os textos, ao desobrigar o leitor do exercício de interpretá-los diretamente.

 

Responda a questão clicando aqui e fique mais perto do seu sonho!

 

Exemplo de questão de interpretação de texto para concurso

Concurso: Prefeitura de Piracicaba (SP)
Cargo: Professor de Ensino Fundamental
Banca: Vunesp
Ano: 2020
Assunto: Interpretação de Texto

 

Leia o texto para responder à questão.

Interpretação de Texto

Texto da questão de Interpretação de Texto

 

De acordo com o editorial, a inclusão de estudantes com deficiência

a) tornou-se lei e estabeleceu-se no contexto social brasileiro, mesmo em vista das dificuldades apresentadas.
b) estagnou nas dificuldades impostas pelas limitações sensoriais e intelectuais apresentadas por esses alunos.
c) fez aumentar a crença de que a segregação dessas crianças torna a aprendizagem delas mais eficiente.
d) encontrou pouca receptividade na rede pública de ensino particularmente em vista da falta de profissionais capacitados.
e) propiciou o surgimento de uma ampla estrutura de atendimento, contudo vista ainda hoje com desconfiança pelas famílias.

 

Já sabe a resposta? Então, clique aqui e veja se você acertou.

 

Preparação para concurso público

Se você quer estar preparado para responder questões de interpretação de texto para concurso e todas as demais disciplinas, precisa contar com um curso para concurso público. Só assim, você conseguirá dar conta de todo o conteúdo até o dia da prova e poderá sair à frente dos seus concorrentes.

No Aprova, você estuda com videoaula para concurso, essa é a forma mais dinâmica e rápida de aprender. E como gostamos de otimizar seu tempo, cada videoaula para concurso possui em média só 30 minutos. Esse é o tempo necessário para o aluno aprender o tema proposto pelo professor, sem que essa ação se torne cansativa.

 

Videoaula para concurso

Estude com videoaula para concurso

 

Mas, só conseguimos fazer isso, graças a experiência de professores que entendem muito de certames e suas bancas e podem oferecer explicações diretas e claras. Nossa equipe estuda os editais e provas passadas, assim, só trazemos os conteúdos importantes, aqueles que realmente serão cobrados na sua prova.

Então, não perca tempo estudante com apostilas, conheça nossos preparatórios, escolha um curso para concurso público que te deixa mais perto de alcançar o objetivo de se tornar um funcionário público. Afinal, nós sabemos o segredo para você ser aprovado em qualquer certame do Brasil!

E se você ainda não possui nível superior, aproveite e veja uma lista de cursos de graduação à distância para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário
1 comentário
  • Na questão 13 da prova para professor (Português), que se refere ao texto II O Papel da Literatura na Escola, é possível pensar na letra b, dada como o gabarito, como uma possível resposta, porém, como o enunciado da questão diz “Com base nesses parágrafos”, que remete a ideias explícitas no texto, em referência ao 3º e 4º, e consta no 4º parágrafo o trecho “[…] expande as fronteiras do conhecido, que absorve através da imaginação [..]”, isso leva a outra opção, a letra d, que faz uma paráfrase do trecho citado, “acesso ao desconhecido a partir da exploração de universos imaginários”, fazendo pensar que essa seria a mais correta, uma vez que a questão pede recorrência.

    Bibliografia consultada:

    BECHARA, Evanildo. Gramática Fácil – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
    FIQUEIREDO, Adriana. Gramática Comentada com Interpretação de Textos para Concursos – 5ª edição – São Paulo: Saraiva, 2017.
    LIMA, Ronaldo de. Matéria Básica para Concursos – Interpretação – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Central dos Concursos.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS