inpiINPI solicita certame com 394 vagas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reiterou o pedido para realização de um novo concurso público, com oferta de 394 vagas em cargos de níveis médio e superior. O órgão aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Comece a estudar agora mesmo com o Aprova e receba videoaulas atuais, específicas e essenciais. Saiba o que realmente cairá na prova do INPI!

ESTUDE PARA O CONCURSO DO INPI COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

Saiba mais sobre o concurso do INPI

As 394 oportunidades solicitadas serão divididas entre os cargos de nível superior Pesquisador (167); Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura (54) e Tecnologista (43). E para nível médio nas funções de Técnico em Propriedade Industrial (30) e Técnico em Planejamento e Gestão (100).

Desde 2017 o órgão planeja um novo concurso público para tentar reduzir fila de pedidos por patente. De acordo com Luiz Otávio Pimentel, presidente do INPI em entrevista ao Jornal O Povo “o número virtual e ideal de servidores é de 1.820. Nós nunca conseguimos ultrapassar 65% dessa dotação. Inclusive, esses 210 que estão sendo nomeados praticamente fazem a reposição da evasão e das aposentadorias que aconteceram no órgão.”

Conheça o INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial foi criado em 1970 e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O órgão é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

O INPI realiza registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

Último concurso INPI

Organizado em 2014 pelo Cespe/Unb ofereceu 140 vagas de nível superior em áreas específicas, nos cargos de Tecnologista (40) e Pesquisador (100) com salários de R$ 7.066,54 a R$ 10.043,70 e regime de contratação estatutário. O certame teve 8.836 candidatos, sendo 7.452 para o primeiro cargo e 1.384 inscritos no segundo.

Os candidatos passaram por provas objetiva, discursiva e de títulos. As questões abordaram conteúdos de Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Língua Inglesa e Conhecimentos Específicos.

Estude com o Aprova para o concurso do MP PI

Dicas de Atualidades

Fique por dentro de tudo o que está rolando no mundo! Juntos, os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata discutem temas relevantes da atualidade que podem cair nas provas dos concursos públicos e fazem parte do conteúdo programático para o concurso do INPI.

Dicas de Inglês

Toda quarta-feira o professor Renato Baggio resolve questões de inglês aplicadas em diversos concursos públicos. Esta disciplina também consta no conteúdo programático do concurso, assista:

Teste seus conhecimentos

Separamos mais de 1,5 mil questões exclusivas de concursos anteriores realizados pelo INPI. Você pode selecioná-las e montar seu próprio caderno de estudos. Clique no link abaixo e aproveite esta oportunidade:

Clique aqui e responda 1.538 questões do INPI

Pensando em te deixar tranquilo para o dia da prova, selecionamos também avaliações aplicadas em concursos realizados anteriormente pelo INPI. É só clicar no link abaixo e ver o que poderá aparecer na prova do próximo concurso!

Acesse 85 provas de concurso anteriores do INPI

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *