Desde sua criação, há 26 anos, o Instituto Ambiental do Paraná – IAP PR perdeu 62% dos seus servidores e hoje vive um déficit crônico de pessoal técnico. Se antes a soma era de 1.178 efetivos, atualmente o órgão conta com apenas 442.

O primeiro concurso da história do instituto foi anunciado em julho, pela governadora Cida Borghetti, para o preenchimento de 160 vagas.

No entanto, o edital, previsto para o mês de novembro, ainda segue os trâmites legais e não tem data prevista para publicação.

“Após o trâmite entre os órgãos envolvidos, a Comissão de Política Salarial dará o parecer final em relação a várias questões, entre elas o número exato de vagas e para quais cargos e funções. A partir desse momento, o edital pode ser publicado”, explicou em nota, o Governo do Estado.

Porém, mesmo que as prometidas 160 vagas fossem somadas às 442 ocupadas, o IAP ainda estaria funcionando bem abaixo da capacidade de trabalho com que foi criado – com metade da mão de obra disponível há três décadas.

ANTECIPE SEUS ESTUDOS PARA O CONCURSO DO IAP PR COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Sobre o IAP

Em 1992, com a fusão do extinto Instituto de Terras, Cartografia e Florestas com a Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, foi criado o IAP. Na época, o Instituto Ambiental do Paraná tinha 1.178 servidores efetivos. Hoje, apenas 37% continuam no órgão. E o número pode cair mais, pois 180 dos técnicos na ativa já podem requerer a aposentadoria se desejarem.

O Instituto Ambiental do Paraná é entidade autárquica, instituída através da Lei Estadual nº 10.066, de 27 de julho, com a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Ele tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

 

Concurso autorizado

Instituto Ambiental do Paraná – IAP PR foi autorizado a realizar um novo concurso público! O documento foi assinado pela governadora do estado, Cida Borghetti.

Serão ao todo 160 vagas em funções de níveis médio e superior, e o edital deve ser divulgado ainda em 2018.

A grande dica para quem quer ter vantagem na disputa por uma das vagas é não esperar a divulgação do edital para iniciar os estudos. Antecipar a preparação é fundamental!

 

ANTECIPE SEUS ESTUDOS PARA O CONCURSO DO IAP PR COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

Pratique resolvendo questões e provas anteriores

Resolver questões é uma ótima forma de ir se preparando enquanto o edital não sai. Sempre é bom lembrar aquele ditado que diz: “a prática leva à perfeição”. Além das melhores videoaulas, o Aprova tem também o “Aprova Questões”, uma plataforma com mais de 600 mil questões, sendo mais de 50 mil delas com resolução em vídeo.

 

Sobre o próximo concurso IAP PR 2018 

Conforme dito no início da notícia, a governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti, autorizou a abertura de concurso com 160 vagas. Poderão concorrer candidatos que possuam níveis médio e superior de escolaridade. Os cargos oferecidos serão os seguintes:

  • Nível Médio – Técnico Administrativo e Técnico em Contabilidade;
  • Nível Superior – Administrador, Analista de Sistemas, Biólogo, Bioquímico, Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico, Geólogo, Médico Veterinário, Químico, Psicólogo e Sociólogo.

O concurso terá como objetivo recompor o quadro de funcionários do órgão. Dito isso, ainda há possibilidade de que a quantidade de vagas oferecidas supere as 160 inicialmente autorizadas.

A divulgação do edital pode acontecer em breve. Então continue ligado no blog do Aprova Concursos para ser informado em primeira mão.

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *