O Aprova Concursos reuniu uma super equipe de professores para comentar e corrigir algumas questões do Concurso da Petrobras 2012, cargo de advogado júnior. Aproveite para revisar a sua prova e conferir os comentários dos professores sobre cada questão.

Confira abaixo o gabarito extra-oficial de Língua Portuguesa da prova de advogado júnior do Concurso da Petrobras2012, comentado pelo professor França:

 

 

Questão 01

Resposta: B

É a que mais se aproxima, pois a linguagem é plural na sua forma de comunicação, como ela é apresentada pelo texto.

 

Questão 02

Resposta: B

A busca de uma desculpa no texto I e a citação ao professor Góis no texto II justifica a resposta.

 

Questão 03

Resposta: D

Pois foge aos padrões da língua, principalmente no que diz respeito às regras, ás leis que a regem.

 

Questão 04

Resposta: D

Pois a palavra paralisação foi escrita de forma correta e a expressão há cerca de foi empregada corretamente, pois indica tempo decorrido passado.

 

Questão 05

Resposta: A

Pois o verbo esquecer na sua forma pronominal é transitivo indireto e rege a preposição DE.

Na letra B a forma correta é  Os professores avisaram os alunos da prova, pois o verbo avisar requer um objeto direto e outro indireto.

Na C é Deve-se obedecer ao português padrão. Pois o verbo obedecer é transitivo indireto e rege preposição A.

Na D Assistimos a uma aula brilhante. Pois o verbo assistir no sentido de ver e presenciar é transitivo indireto e rege preposição A.

E na E Todos aspiram ao término do curso. Pois o verbo aspirar, no sentido de almejar e desejar, é transitivo indireto e rege preposição A.

 

Questão 06

Resposta: E

Na letra A Necessita-se de muito estudo para a realização das provas. É voz ativa.

Na letra B É-se bastante exigente com Língua portuguesa nesta escola. É voz ativa

Na letra C Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades. É voz ativa.

Na letra D Acredita-se na possibilidade de superação do aluno. É voz ativa.

Na letra E, que é a resposta correta, Criou-se um método de estudo diferente no curso. É também voz passiva pronominal.

 

Questão 07

Resposta: C

Na A o correto é Houve muitos acertos naquela prova. Pois o verbo haver é  impessoal e não tem sujeito, portanto deve ficar no singular.

Na B o correto é Existiam poucos alunos com dúvidas na sala. Pois o sujeito ( poucos alunos) está no plural e por isso o verbo existir tem que ficar no plural.

Na C o verbo ocorrer foi flexionado de forma correta pois o seu sujeito ( poucas dúvidas) está no plural Ocorreram poucas dúvidas sobre a matéria.

Na D o correto é  Deve haver muitos aprovados este ano. Pois o verbo haver é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

Na E o correto é Vai fazer dois anos que estudei a matéria. Pois o verbo fazer é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

 

Questão 08

Resposta: C

A forma correta é Assim que dispusermos do gabarito, saberemos o resultado. Futuro do subjuntivo do verbo dispor.

 

Questão 09

Resposta: C

Forma correta é Os grevistas  sabiam  o  porquê (substantivo pois está acompanhado de artigo, daí deve ser acentuada, pois é uma palavra oxítona terminada em E) da  greve,  mas  não entendiam por que (separado e sem acento, por ser a preposição POR mais pronome interrogativo QUE) havia tanta repressão.

 

Questão 10


Resposta: E

Na A o correto é Na reunião, houve muitos imprevistos. Pois o verbo haver é  impessoal e não tem sujeito, portanto deve ficar no singular.

Na B o certo é Estranharam-se as mudanças na empresa. Pois o sujeito as mudanças está no plural.

Na C o certo é Deve fazer cinco meses que não o vejo. Pois o verbo fazer é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

Na D o correto é Precisa-se de vendedores nesta loja. Pois não se pode saber qual é o sujeito, estando ele indeterminado, por isso verbo no singular.

A E está correta Pensou-se muito nas sugestões dos funcionários. Pois não se pode saber qual é o sujeito, estando ele indeterminado, por isso verbo no singular.

Professor França


Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *