A distopia de Fahrenheit 451
A dica cultural do Aprova está de volta com Fahrenheit 451! A história foi contada inicialmente em um livro e adaptada posteriormente em dois filmes.
Fahrenheit 451 foi escrito por Ray Bradbury e publicado pela primeira vez em 1953. O personagem central, Guy Montag, trabalha como “bombeiro” (o que na história significa “queimador de livro”). O número 451 é a temperatura (em graus Fahrenheit) da queima do papel, equivalente a 233 graus Celsius.
Em um futuro distópico, os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas.
Conceito de distopia na literatura
O pessimismo dá o tom das narrativas na distopia , que mostram um mundo sombrio e pessimista, um futuro no qual ninguém gostaria de viver. Os escritores descrevem uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, com condições de vida insuportáveis aos indivíduos.
A distopia também pode ser definida como o oposto da utopia, esta última segundo o escritor inglês Thomas More apresenta uma sociedade organizada de forma racional, em que as casas e bens seriam de todas as pessoas, que passariam seu tempo livre envolvidos com leitura e arte, não seriam enviados para a guerra, a não ser em caso extremo, assim esta sociedade viveria em paz e em plena harmonia de interesses.
Aprova Lendo: Fahrenheit 451
O professor Guilherme Shibata falou sobre o livro “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury na edição n.º 3 do Aprova Lendo. Veja no vídeo abaixo:
Adaptações de Fahrenheit 451 para o cinema
A primeira adaptação da história de Ray Bradbury para as telas foi lançada em 1966 e teve direção de François Truffaut. No último dia 19 o canal de tv por assinatura HBO lançou uma nova adaptação, confira abaixo o trailer:
Aprova Atualidades: Fake news
No programa Aprova Atualidades a professora Cleuza Cecato falou sobre as notícias falsas que surgem nos meios digitais. No universo de Fahrenheit 451 o pensamento crítico é suprimido, o que acaba propagando cada vez mais as “fake news”. Assista abaixo:
INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS
Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos
Comente