29 de junho

Publicado Edital da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência

Comunicação CFC

No dia 25 de setembro de 2011 serão realizadas as provas da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência. De acordo com o Edital Exame de Suficiência nº 01/2011, as inscrições para as provas, destinadas aos bacharéis em Ciências Contábeis e aos técnicos em contabilidade, estarão abertas no período de 1º a 31 de agosto de 2011.

Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2011 serão executadas, em todo o território nacional, na mesma data e horário, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Durante o mês de agosto, o formulário de inscrição estará disponível nos sites da FBC (www.fbc.org.br), dos CRCs e do CFC. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.

Prepare-se para o Exame de Suficiência Contabilidade com as videoaulas e apostilas do Aprova Concursos. Clique aqui.

Estão abertas as inscrições para o Exame de Suficiência promovido pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Em novembro de 2010, o exame tornou-se obrigatório para quem concluiu o curso superior de Ciências Contábeis ou o curso de Técnico em Contabilidade e deseja obter o registro profissional junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Segundo o presidente do conselho federal, Juarez Domingues Carneiro, a previsão é que 10 mil profissionais façam a inscrição no exame. Entre os inscritos, estima-se que cerca de 90% sejam de bacharéis e 10% de técnicos.

Inscrições

As inscrições vão de 10 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 e podem ser feitas no site da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade). A inscrição custa R$ 100,00.

Atenção: Para se inscrever é necessário que o candidato já tenha concluído ou venha a concluir o curso antes da data de realização do exame.

Provas

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Carneiro, estima que 10 mil profissionais devam realizar o Exame de Suficiência no dia 27 de março

As provas serão realizadas no dia 27 de março de 2011. Será aplicada uma prova para os Técnicos em Contabilidade e outra para os bacharéis em Ciências Contábeis. Os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 25 de fevereiro.

As provas serão compostas por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, pelo menos, 50% das questões.

“A prova irá cobrar o mínimo de conhecimentos necessários para quem deseja exercer a profissão” esclarece Juarez Carneiro. De acordo com o presidente do CFC, o objetivo do exame não é reprovar os profissionais, mas sim certificar os que estiverem realmente preparados para o mercado que está cada vez mais exigente.

Os aprovados receberão uma certidão, válida por 2 anos, que deverá ser utilizada para a solicitação de registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).

O que estudar para o Exame de Suficiência

  • Técnicos em Contabilidade:

Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Noções de Direito, Matemática Financeira, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e Língua Portuguesa.

  • Bacharéis em Ciências Contábeis:

Além das matérias exigidas para os Técnicos em Contabilidade serão cobrados conhecimentos em: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Teoria da Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Matemática Financeira e Estatística.

Para mais informações, consulte o edital.

Prepare-se para o Exame de Suficiência – Contabilidade com as videoaulas e apostilas do Aprova Concursos.

Objetivo do Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência para profissionais de contabilidade não é uma novidade. A prova, necessária para a obtenção do registro profissional, já foi aplicada durante 5 anos, sendo que sua última edição foi em 2004.

Para o atual presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, a realização do exame neste período proporcionou um enorme ganho para a categoria. Para ele, a aplicação das provas fez com que as instituições de ensino e os próprios alunos tivessem um comprometimento maior com o aprendizado/ensino, elevando assim o nível de qualificação dos profissionais formados.

Desde a extinção do exame, em 2004, o setor aguardava a alteração no Decreto-Lei 9295/46 que regulamenta a profissão contábil no território nacional. Em meados de 2010, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 12.149/10 que alterou alguns dispositivos do referido decreto, possibilitando, entre outras coisas, a realização do Exame de Suficiência.

A partir de agora, o conselho realizará o Exame de Suficiência duas vezes ao ano, sendo uma prova aplicada no primeiro trimestre e outra no último.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *