Etapas de um concurso público: seu caminho até a nomeação

Atualizado em 19/08/2020 às 10:54

Se você está em busca de um novo concurso, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, veio ao lugar certo, pois hoje vamos falar sobre as etapas de um concurso público 

O caminho até a nomeação passa por algumas fases importantes. Por isso aqui vamos te explicar cada uma delas.

Etapas de um concurso público: Autorização do concurso

A organização de um concurso público começa antes da divulgação do edital de seleção. Quando existe a necessidade de contratação de novos servidores, os órgãos precisam solicitar a abertura do concurso para órgãos administrativos superiores a eles.

Nas instituições de administração federal, é necessário solicitar ao Ministério da Economia, enquanto Estados e Municípios solicitam essa abertura às Secretarias de Planejamento ou Administração.

Então, quando a autorização é dada, logo se passa para a fase da escolha da banca e elaboração do edital.

Etapas de um concurso público: Escolha da organizadora

Quando o concurso é autorizado pelos órgãos competentes, haverá a escolha da banca organizadora do concurso. Nessa fase, é aberta licitação para a seleção da empresa que vai conduzir as próximas etapas de execução do certame.

Essa etapa é, de fato, muito importante para os concurseiros que já estão habituados com o mundo dos concursos públicos. Pois, com a escolha da banca já é possível começar a se preparar para as provas, estudando de acordo com o tipo de prova que cada organizadora costuma cobrar. Mas se você ainda não conhece o perfil de cada uma delas, fique tranquilo, pois temos um post completo com as principais características de cada uma. Clique aqui e confira!

Além disso, quando a organizadora foi escolhida quer dizer que o edital está muito perto de ser lançado. E isso significa que você tem que começar a se preparar logo, pois a prova se aproxima.

Etapas de um concurso público: O edital

O edital é o documento que reúne todas as informações sobre o concurso. Nele você vai encontrar tudo o que, de fato, precisa saber. Todas as informações sobre as vagas, salários, provas, disciplinas, datas, enfim, realmente tudo sobre o concurso está no edital.

Portanto, essa etapa é muito importante. E fica um alerta para você que quer começar a prestar concursos: ler todo edital é de extrema importância para o candidato. Apenas após a leitura de todo documento é indicado partir para a inscrição.

Porém, existem muitos concursos que ainda não tiveram edital publicado. Mas isso não quer dizer que você não pode começar a sua preparação para eles.

Os grandes concursos como o do INSS, Banco do Brasil, Receita Federal, entre outros, são extremamente concorridos, então, quanto antes você começar a se preparar, mais chances tem de conquistar uma das vagas. Para isso, busque pelos editais dos concursos passados e os use de base para começar a preparação.

E se você quer saber quais concursos estão por vir, é só clicar aqui! Criamos uma lista com todos os concursos que estão previstos ou autorizados. Com certeza um deles é o que você está procurando.

Mas, se o edital do concurso que você quer prestar já está divulgado, você pode passar para a próxima etapa, que é a inscrição.

Porém, se você ainda não encontrou esse concurso, nós te ajudamos. Temos uma outra lista com todos os concursos abertos e com editais publicados. Essa lista é separada por região, com o intuito de ajudar você a encontrar o concurso certo. Para acessar essa lista é só clicar aqui! 

Etapas de um concurso público: Inscrição

Então você encontrou seu concurso na lista que citamos no tópico anterior?

Agora é só se inscrever para ele. Geralmente, o processo de inscrição para concurso público acontece no site da banca organizadora. Você acessa o site, clica em concursos e consegue visualizar os certames que estão com inscrições abertas, em andamento e encerrados.

Assim, você encontra o órgão em que quer se inscrever e clica em “fazer a inscrição”. Depois disso, você terá que fazer um cadastro no site com suas informações pessoais e realizar o pagamento da taxa de inscrição, que normalmente é realizado via boleto. Todo o processo é bem intuitivo e explicativo, é só ir seguindo os passos.

Mas se você quer saber mais sobre esses processos e acompanhar um passo a passo sobre as inscrições, é só clicar aqui que você será direcionado a uma publicação que fala tudo sobre essa etapa de um concurso público.

Etapas de um concurso público: Preparação

Chegamos em uma etapa de um concurso público muito importante. Aqui, de fato, é determinante para quem quer realmente garantir uma vaga em um concurso.

A preparação envolve foco e determinação do candidato, por isso ela é tão importante.

Então, se você está com o edital em mãos, com todas as informações sobre a prova e as disciplinas que vão ser cobradas, pode começar a estudar tudo que está descrito no documento.

Mas você não precisa fazer isso sozinho. Para te ajudar na preparação você pode contar com cursinho para concurso, como o Aprova. 

Com os cursos do Aprova você tem acesso a todas as disciplinas que vão, de fato, ser cobradas na prova. As videoaulas são disponibilizadas em formato de planos de estudos, então você não precisa se preocupar em organizar por ordem de importância, o Aprova já fez isso por você. É só dar o play e começar a preparação que vai te deixar algumas etapas de um concurso público a frente.

Porém, se o seu caso é um concurso que ainda não foi aberto ou autorizado, continue lendo esse post. Ali na frente iremos falar sobre as disciplinas que mais caem e o que estudar antes do edital ser divulgado.

Etapas de um concurso público: Provas

As provas de concurso público, geralmente, são de perguntas objetivas, ou seja, se marcar o X na resposta que você julga ser a correta. Cada disciplina e questão tem um peso específico, que constituem a nora do candidato. Portanto, leia o edital para saber qual tem mais importância e vai garantir uma nota melhor.

Mas, muitos concursos também pedem que o candidato responda perguntas dissertativas ou elaborem redações, como parte da seleção.

– Prova discursiva e redação

Essa prova não é de marcar X, diferentemente das outras questões. Portanto, aqui, o candidato irá precisar elaborar um texto, ou uma resposta dissertativa. Para isso, é preciso estar bem informado sobre as notícias da atualidade, assuntos referentes ao cargo e conhecimentos gerais. Mas, mais do que isso, é necessário que o candidato saiba como criar a estrutura certa para a resposta.

A professora Daniela Tatarin traz dicas para ajudar na sua preparação para provas discursivas, assista:

– Prova de Títulos

A Prova de Títulos pode ser uma das etapas de avaliação de concursos com vagas para Nível Superior, Técnico ou Médio. Ela leva em consideração a formação educacional e conta pontos para cada curso finalizado pelo candidato, como pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA. Não há uma tabela unificada da quantidade de pontos para cada curso, mas cada órgão deixa essa pontuação clara no edital. Para saber tudo sobre essa etapa, é só clicar aqui!

Então, se você está bem preparado e assistiu a todas as videoaulas, essa etapa vai ser só a confirmação que a vaga vai ser sua.

Etapas de um concurso público: Resultado 

Com datas estipuladas no edital, os resultados, provavelmente, serão divulgados nos sites da instituição contratante ou da banca organizadora.

Etapas de um concurso público: Homologação

Um concurso homologado, quer dizer que ele foi aprovado de forma oficial por um órgão jurídico ou administrativo.

Etapas de um concurso público: Nomeação 

Depois de homologado, a nomeação dos candidatos acontece através de uma publicação em Diário Oficial. Então, após essa divulgação é oficial: você passou por todas as etapas de um concurso público e a vaga é sua!

O que estudar para concurso público?

Vamos voltar um pouco e focar em que estudar para concurso público. Caso você vá tentar um concurso que ainda não tenha edital publicado, precisa se preparar com o que tem mais chances de cair. Por isso, busque os editais dos concursos que já foram realizados. Se baseie nessas disciplinas para começar a sua preparação para a prova.

Mas caso você não encontre esses conteúdos, fique despreocupado. Nós trouxemos as disciplinas que caem com mais frequência nos certames, para que você pode estar bem preparado quando o edital for publicado, e com isso, sair a frente dos concorrentes.

Confira:

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significação de palavras; Sinônimos e antônimos; Ortografia; Acentuação; Tipos de frases; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe.

Conteúdos semelhantes aos de nível médio, certo? Certo! Mas, com grau de dificuldade muito mais elevado. Isso sem contar a grande probabilidade de ser necessário também fazer uma Redação.

E para te ajudar ainda mais, confira as dicas da Prof.ª Carolina Santana sobre língua portuguesa para concursos públicos:

Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

O Prof. Braian Azael dá dicas de Raciocínio Lógico para concursos públicos:

Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet;

Bom, não é mais necessário dizer que, apesar da igualdade do que é cobrado nos outros níveis de escolaridade, aqui a dificuldade será muito maior, certo?

O Prof. Marcio Hollweg dá dicas de Informática para concursos públicos:

Conhecimentos Específicos

Essa prova vai variar muito de acordo com o cargo escolhido. Por isso, ler o edital antes de começar a se preparar é tão importante. Mas, além de assuntos relacionados a função, também podem costumam ser cobrados outros como Noções de Direito, Noções de Administração, Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Pública.

Contudo, cada nível de escolaridade tem dificuldade e quantidades de questões diferentes. Os conteúdos citados acima são os mais frequentes em concursos de nível fundamental, médio e superior.

Estude com videoaulas

Como já dissemos anteriormente, o Aprova disponibiliza cursos online para sua melhor preparação. Mas você conhece quais são as reais vantagens em estudar com videoaulas?

Então confira:

Com as videoaulas do Aprova você pode estudar quando e onde achar mais conveniente. Você não precisa estar em um escritório com uma pilha interminável de apostilas, basta ter um computador, tablet ou smartphone conectado a internet.

As videoaulas não tem enrolação, os professores falam o que, de fato, você precisa aprender para ir bem na prova. Elas duram cerca de 30 minutos cada, que é o tempo suficiente para uma explicação clara que não se torne cansativa. Com isso, você aprende o necessário e otimiza seu tempo de estudo.

Os cursos são totalmente baseados no edital, o que faz, mais uma vez, que você só estude o que realmente vai ser cobrado na prova. Além disso, todos os cursos dão direito ao acesso ao Aprova Questões, que nos leva a próxima etapa:

Estude com questões de provas anteriores

De fato, estudar com questões é a melhor forma de estar completamente preparado para resolver as questões no dia da prova.

Esse exercício é muito eficaz e vai melhorar potencializar a sua preparação. Com ele, seu aprendizado é fixado da melhor maneira e isso facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Esse é, de fato, o melhor exercício

Além disso, essa é a maneira mais eficiente para testar quais conteúdos precisam de mais revisão e quais já estão bem fixados.

Com o Aprova Questões você pode criar cadernos de provas e treinar como se fosse o dia oficial. Então, vai conseguir estipular qual o tempo necessário para cada questão e, de fato, estará mais seguro no dia do certame.

Por fim, agora que você conhece todas as etapas de um concurso público pode dar o pontapé inicial na sua futura nomeação. Comece encontrando o concurso que irá prestar, e se preparando para o dia da prova. Lembre-se de que independente de qual etapa você esteja, pode contar com o Aprova nessa caminhada.

Com foco e determinação, muito em breve seu nome será o próximo a estar publicado em um Diário Oficial.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS