Pode parecer estranho falarmos sobre esta diferença aqui em nosso blog, mas este assunto tem tudo a ver com os concursos públicos. Afinal, para que um candidato possa participar de um concurso, ele precisa fazer a sua inscrição. É aí que surge uma dúvida para muitos concurseiros: Eu devo me inscrever ou me escrever no concurso?

Se você tem certeza da resposta, parabéns, mas saiba que o número de pesquisas na internet usando uma ou outra pergunta é praticamente igual, ou seja, muita gente tem essa dúvida. E para acabar com ela, resolvemos escrever este texto para esclarecer as diferenças entre estes dois verbos, que estão sempre presentes em concursos públicos, mas que têm significados distintos.

Primeiro confira o significado de cada um no dicionário:

 

Lendo o significado dos dois verbos fica mais fácil saber qual o uso correto para eles dentro no universo concurseiro.

Os candidatos sempre escrevem no concurso, seja ao marcar sua resposta na prova objetiva, ao fazer uma redação ou ao responder uma prova discursiva. Mas, para que o candidato participe do concurso, ele deve primeiro fazer a sua inscrição, inscrever-se, ou ainda, incluir seu nome na lista de inscritos.

Ao lembrar da palavra inscrição fica mais fácil definir qual verbo deve ser usado, né?

 

 

INSCRIÇÃO

 

  • Ato de inscrever.
  • Palavras gravadas em lápide, pedestal, monumento, etc.
  • Título de dívida pública perpétua.

 

Agora você já sabe. Ao escrever a sua dúvida na internet sobre as inscrições, o termo correto é INSCREVER.

Ninguém se escreve em um concurso, mas todos podem se inscrever, basta para isso preencher os requisitos exigidos no edital, mas isso já é uma outra história…

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação à distância para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Comente

3 respostas para “Escrever ou inscrever? Eis a questão e a resposta”

  1. Dhanilo Bacellar disse:

    Seu conteudo foi de grande ajuda para mim 🙂

  2. Jessica M disse:

    Adorei seu post!

  3. Ricardo Cristiano disse:

    Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *