ENEM 2020: provas em janeiro e fevereiro de 2021

Atualizado em 30/09/2021 às 13:19

CLIQUE E VEJA O GABARITO ENEM 2020

Primeiramente, o ENEM 2020 é a sua chance de ingressar em uma universidade para iniciar a carreira dos seus sonhos. A sua caminhada começa hoje mesmo! O edital do Exame Nacional do Ensino Médio acaba de ser divulgado pelo INEP.

Assim sendo fique atento aos prazos: inscrições em maio e provas em data a ser definida (versões digital e impressa). A fim de te ajudar a se preparar, redigimos um texto com tudo o que você precisa saber para conquistar uma boa nota no ENEM 2020, confira a seguir!

PREPARE-SE PARA O ENEM

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

MATERIAIS GRATUITOS PARA O ENEM

Preparamos um material especial para ajudar na sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Clique aqui e faça o download agora mesmo! Você terá acesso aos:

  • Caderno de questões
  • Edital verticalizado
  • Checklist de estudos
  • Temas mais cobrados

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!

DATAS DO ENEM 2020

Em resumo, o período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 27 de maio.

Dessa maneira, o acesso deverá ser feito por meio da Página do Participante ou do Aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

Por outro lado, em no ENEM 2020 será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Da mesma foram, a estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Contudo, pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em duas versões diferentes: a prova regular e a versão digital. Anteriormente a prova regular seria nos dias 1º e 8 de novembro de 2020. Já a versão digital seria nos dias 22 e 29 de novembro.

Por fim, as datas das duas provas foram adiadas e depois de uma enquete na Página do Participante, a maioria escolheu realizar as provas em maio de 2021. Porém o INEP definiu que as provas serão em janeiro e fevereiro do ano que vem, nas seguintes datas:

  • Aplicação do Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Aplicação do Enem digital: 31 de janeiro e 7 fevereiro
  • Reaplicação do exame: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

 

O ENEM 2020 será presencial nas duas versões. Neste ano começa a transição do exame no papel para o computador. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa mudança iniciará em um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais brasileiras.

Portanto, no ato da inscrição os candidatos deverão fazer a adesão opcional e o valor será o mesmo. A previsão é que, até 2026, o Enem seja 100% digital.

COMO SE INSCREVER NO ENEM 2020?

Para você fazer sua inscrição, deverá acessar o site do Inep, dentro do prazo que inicia em 11 de maio e segue até 22 de maio de 2020 e informar:

  • endereço de e-mail, telefone celular ou fixo;
  • solicitar atendimento especial (caso necessário);
  • selecionar a cidade onde irá fazer as provas;
  • escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • criar uma senha, que será solicitada sempre que você acessar o sistema.

 

Anote seu número de inscrição no ENEM 2020 e a senha cadastrada, essas informações serão necessárias para acompanhar o andamento da inscrição, consultar o Cartão de Confirmação, acessar resultados e, posteriormente, fazer inscrição nos programas do Ministério da Educação (Prouni, Sisu e Fies).

Neste momento também será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que é o boleto da taxa de inscrição que você poderá pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios dentro do vencimento.

Os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição a partir de 5 de janeiro de 2021. Nesse documento você saberá o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada.

No cartão também deverá estar registrado se o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

O cartão de confirmação documento poderá ser acessado na Página do Participante no site do Enem.

ISENÇÃO ENEM 2020

É possível ter direito a gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, mas fique atento pois o período de solicitação inicia na próxima segunda-feira, dia 6 de abril e segue até o dia 17 do mesmo mês. O resultado dos pedidos de isenção deve ser divulgado em 24 de abril.

Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1.º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

Para pedir isenção é necessário que você se encaixe em algum dos critérios a seguir:

  • Estar cursando a última série do Ensino Médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada. Possuir renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido. E renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários mínimos.

 

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência.

A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

Acessibilidade ENEM 2020

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

PÁGINA DO PARTICIPANTE ENEM 2020

Depois de garantida a inscrição no exame, você encontrará todas as instruções necessárias acessando a Página do Participante. Além de orientações, também é possível visualizar o cronograma, quais são as dúvidas mais frequentes, assistir vídeos com tutoriais, enfim, todo o conteúdo necessário para te auxiliar nas provas.

É na página do participante que você irá conferir, quando forem disponibilizados, o local de realização das provas.

GABARITO ENEM 2020

Fique atento ao gabarito oficial do ENEM, ele será sempre disponibilizado pelo Inep, e você poderá acessá-lo tanto pelo site como pelo aplicativo. Nessas plataformas é possível ainda fazer o download dos cadernos de questões.

Com o adiamento das provas, o gabarito antes previsto para novembro e dezembro deste ano, deverá sair apenas em fevereiro ou março do ano que vem.

RESULTADO ENEM 2020

O resultado do exame geralmente é divulgado em janeiro do ano seguinte a prova, neste caso 2021, em data a ser definida ainda. Porém, como as provas serão realizadas apenas em janeiro e fevereiro de 2021, o resultado está previsto para 29/03/2021.

As informações são organizadas por área do conhecimento, gerando uma pontuação separada para cada área. Para consultar será necessário informar o número do seu CPF.

COMO CONQUISTAR UMA BOA NOTA NO ENEM 2020?

Quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio tem como principal objetivo conquistar uma boa nota. Além de muito foco e determinação, é necessário se preparar com um bom curso online, resolvendo provas e questões de edições anteriores para conhecer os assuntos recorrentes no exame.

É importante também treinar muito para a redação, e uma das coisas que pode te ajudar é acompanhar o noticiário diário seja pela televisão ou pela internet, até mesmo nas redes sociais. Você deve estar sempre atento ao que é notícia, tanto no Brasil como no mundo, isso ajudará na construção de argumentos para o seu texto.

PREPARAÇÃO PARA O ENEM 2020

Assim sendo, se você busca uma preparação completa e específica para o ENEM 2020 nós temos a solução! Nossos cursos trazem o que realmente cai no exame de forma objetiva e com explicações direto ao ponto. As videoaulas possuem apenas 30 minutos de duração em média, o tempo necessário para você aprender sem enrolação!

ESTUDE PARA O ENEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Confira abaixo videoaulas de revisão de cada uma das disciplinas que serão cobradas no ENEM 2020:

RESPONDA QUESTÕES DE ANOS ANTERIORES

Você precisa conhecer mais sobre o estilo das questões pra poder resolver a prova com mais tranquilidade. Assim sendo não tem jeito melhor do que responder questões de anos anteriores do ENEM. Para deixar o sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 5.400 questões de provas anteriores do ENEM. Então, aproveite essa oportunidades para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões do ENEM

 

Faça também as provas anteriores, assim você ficará por dentro do histórico do ENEM e tem uma prévia do que pode aparecer no grande dia.

 

Clique aqui e faça provas anteriores do ENEM

COMO CALCULAR SUAS NOTAS DO ENEM?

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio são calculadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de acordo com o sistema de avaliação conhecido como Teoria de Resposta ao Item – TRI.

A TRI não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos nas provas, analisa também as características de cada item e o padrão de resposta de cada um. Em resumo, caso muitos candidatos acertem determinada questão, a pontuação dela será menor. Em contrapartida, quem acertar questões nas quais poucos foram bem, conseguirá uma pontuação maior.

Você deve tomar cuidado se acertar poucas questões dentre as consideradas difíceis, pois a tendência é que a TRI conclua que seus acertos foram “no chute”, atribuindo uma pontuação menor do que a originalmente calculada.

Sabemos que esse método é um pouco complexo, mas é exatamente por isso que se torna muito difícil o candidato saber como somar sua nota do ENEM, não há como descobrir quais questões o Inep classifica como difíceis ou fáceis.

COMO SOMAR A NOTA DO ENEM 2020?

Mesmo que para conhecer sua média final você tenha que aguardar o cálculo realizado pela TRI, existem formas de se chegar a uma pontuação aproximada na sua prova. Basta fazer uma média simples, somando as notas de cada uma das áreas do conhecimento e dividindo o resultado por 5.

A outra possibilidade é uma média por peso, mas é necessário que você saiba qual é o peso que a universidade que você tem interesse em entrar aplica para cada nota do ENEM. Com essa informação você então multiplica cada nota pelo peso que a universidade atribui.

Por exemplo, se a instituição de ensino superior que te interessa atribui peso 2 para a área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, então você terá que multiplicar a pontuação que obteve nessa área por dois.

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM 2020?

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio você sabe o quanto é importante fazer uma boa redação pois a nota tem grande peso no final.

Primeiramente, é importante que você saiba que ela é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências abaixo:

  • Uso correto do Português;
  • Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo;
  • Defender seu Ponto de Vista com argumentos;
  • Demonstrar capacidade de argumentação;
  • Elaborar a Proposta de Intervenção.

 

Não tem segredo para fazer uma boa redação, a melhor maneira é praticando. Busque temas cobrados em edições anteriores e escreva textos sobre eles, no mesmo formato que será exigido no dia do exame.

Além de estar sempre muito bem informado sobre atualidades, cursos online como o Redação Para ENEM podem ajudar você a alcançar uma nota 1000 na redação ou chegar muito próximo disso.

O QUE MAIS CAI NO ENEM?

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio costumam ser bastante abrangentes nos assuntos cobrados, mas alguns conteúdos aparecem com maior frequência. Confira a seguir o que mais cai no ENEM:

Ciências Humanas

são 45 questões dividias entre as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Entre os assuntos mais importantes a serem estudados temos Idade Contemporânea, Geografia Agrária, Ética, Mundos do Trabalho, Cartografia, História do Brasil, Ideologia, Geopolítica, Idade Moderna, Meio Ambiente, Globalização, Democracia e Cidadania, Brasil Colônia, Natureza do Conhecimento e Cultura e Indústria Cultural.

Ciências da Natureza

Mais 45 questões distribuídas entre temas de Biologia, Química e Física. Entre os assuntos mais cobrados destacamos Termodinâmica, Meio Ambiente, Leis da Física, Físico-química, Mecânica, Humanidade, Citologia, Ondulatória, Química Orgânica, Eletricidade, Histologia e Fisiologia, Óptica e Biotecnologia.

Linguagens e Códigos

Também possui 45 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte e Literatura. Entre os assuntos mais cobrados destacam-se Leitura e Interpretação de Texto, Análise do Discurso, Leitura e Artes, Domínio Lexical, Compreensão Textual e Gêneros Textuais. Nessa etapa também há a redação sobre algum tema de relevância nacional ou mundial.

Matemática

Mais 45 perguntas sobre temas de Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção; Funções; Porcentagem; Gráficos e Tabelas; e Probabilidade.

Em resumo, saiba o que estudar para o ENEM com a playlist abaixo, assista:

Aluna aprovada em três universidades com a nota do ENEM

Luiza Prestes de Oliveira tem 20 anos e tinha o sonho de entrar para universidade e fazer o curso de Nutrição. E para isso ela precisava mandar muito bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Algo que se tornou real quando ela começou a se preparar com “Aprova no ENEM“.

Com a nota conquistada, Luiza conseguiu duas bolsas integrais pelo ProUni: uma na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e outra na Universidade Positivo, no Paraná. Além de uma bolsa através do Sisu para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ela conversou conosco e contou como foi a experiência de estudar com o Aprova no ENEM. Confira!

Aprova Concursos – Como foi estudar com o Aprova no ENEM?

Luiza Prestes de Oliveira – “Eu achei o curso muito bom! A didática dos professores também é muito boa. Principalmente os da área de Humanas, como os de História, Literatura… Eu adorei o Prof. Guilherme Shibata, ele é muito bom! Gostei também da parte de Biologia, Química, enfim… Os professores são excelentes, adorei! Eles me ajudaram a conquistar duas bolsas de 100% no ProUni, e também no Sisu para a Federal de Minas Gerais. Foi tudo ótimo!”

AC – Você considera que as videoaulas do Aprova no ENEM foram importantes nas suas conquistas?

LPO – “Sim, as aulas abordam exatamente o que é pedido no Enem, ou seja, todas as disciplinas do Ensino Médio, e elas começam do zero, o que é muito legal! Começa do início mesmo e depois vai aumentando a dificuldade, e os professores sabem fazer isso de uma forma com a qual você consegue acompanhar, então eu achei bem legal! O curso com certeza foi essencial para as minhas conquistas!”

AC – E a relação com os professores?

LPO – “Eu senti que os professores são bem descontraídos, mas na medida certa, pois existem situações onde não dá para ser tão descontraído assim né? Fiquei surpresa com as aulas interdisciplinares, onde mais de um professor explicando um mesmo assunto. Nunca tinha visto isso em sala de aula. Achei incrível! Tem também as partes de slides que ajudam muito na didática.”

AC – Deixe um recado para quem assim como você tem o sonho de entrar na universidade e pretende usar a nota do ENEM para isso.

LPO – “Estudar sozinho é complicado e com o Aprova no Enem eu tive sempre o apoio dos professores, eles estão ali, te colocando para cima, dando incentivo para aqueles que estão há muito tempo sem estudar ou mesmo para quem ainda está cursando o Ensino Médio e quer entrar na Universidade para conseguir o diploma e posteriormente uma profissão. Eu achei muito bom, inclusive recomendei ao meu irmão que irá fazer ENEM esse ano, e ele já começou a estudar. Recomendo para todo mundo.”

DATAS PARA USAR A NOTA DO ENEM NO PROUNI, SISU E FIES

Por fim, para quem deseja usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar no ensino superior é importante ficar atento as novas datas. A mudança ocorreu devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades ocorridas em consequência da pandemia do novo coronavírus.

  • O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 abrirá inscrições entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021. O edital foi divulgado em 14/12/20, no Diário Oficial da União. Como os resultados do Enem 2020 só serão divulgados no fim de março/21, as notas usadas no processo seletivo serão as da edição de 2019.
  • Financiamento Estudantil (Fies) também abrirá as inscrições em janeiro/21 – ou seja, assim como o Prouni, não usará os resultados do Enem 2020.
  • Inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será em abril/21. Como as notas do Enem 2020 sairão em março, haverá tempo de usar as mesmas neste processo de seleção.

 

Porém, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, o ano de 2021 terá três edições do Prouni e do Fies, em vez de duas. Haverá a abertura de novas inscrições em abril do próximo ano, para que seja considerado o desempenho na prova do ENEM 2020, que será divulgado dia 29 de março.

Músicas que podem ajudar no ENEM

Você sabia que as playlists musicais podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo?

Pensando nisso, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no aumento da motivação, sensação de bem estar, bom humor, criatividade, autoestima e combate ao estresse.

Especialmente para o ENEM, montamos uma seleção especial de músicas que já apareceram em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. Ouça:

Estude com o Aprova para o ENEM

Como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado no ENEM dividido em videoaulas de apenas 30 minutos. Assim, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Cada preparatório é específico, clique aqui e confira nossos cursos!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS