Na nossa última dica cultural de 2019 temos Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em Dois Papas. Em resumo, o filme do Diretor Fernando Meirelles apresenta um retrato intimista de um momento decisivo na história da Igreja Católica.

Veja o trailer de Dois Papas, uma vez que o filme já está disponível na Netflix: 

Dois Papas: o que há de verdade e ficção no filme

Já assistiu Dois Papas? Ainda não? Então pare por aqui e depois volte ao texto para saber o que de verdade aconteceu e o que foi inserido na trama para dar mais fluidez…

A noiva de Papa Francisco

Primeiramente, Jorge Bergoglio não terminou um noivado para virar padre. Um dos flashbacks de Dois Papas mostra uma namorada dele na juventude que o conheceu na época em que trabalhava em um laboratório químico. Porém, na realidade Amalia Damonte foi sua namorada na infância. Inegavelmente, o futuro Papa escreveu à ela uma carta de amor aos 12 anos, dizendo que, caso a relação não terminasse em casamento, ele se tornaria padre.

A relação do Papa Francisco com a Ditadura

Posteriormente, Francisco liderava a ordem jesuíta na Argentina quando uma junta militar tomou o poder em 1976. Temendo o governo, ele cooperou com oficiais, queimando livros de esquerda e tirando dois padres, Franz Jalics e Orlando Yorio, do trabalho comunitário de Rivadávia, os deixando à mercê da repressão estatal. E ele se arrepende amargamente disso.

Ratzinger e os casos de pedolifia

Surpreendentemente, em uma passagem do filme com o áudio abafado, Ratzinger confessa que sabia do caso de Marcial Maciel Degollado, um influente padre mexicano que assediou garotos por décadas. No final dos anos 1990, Degollado foi acusado de assédio sexual por nove homens. Na época a Congregação para a Doutrina da Fé, então sob liderança de Ratzinger, falhou em processar Maciel, que só foi forçado a se afastar do ministério anos depois, quando Bento 16 já havia assumido o pontificado. E o pior: a Igreja o denunciou apenas em 2010, dois anos depois de sua morte.

Um Papa que toca piano e é viciado em Fanta

Ratzinger costumava tomar um copo de Fanta quando tocava piano, outra de suas paixões. Um dia um bispo lhe ofereceu uma caixa da cerveja britânica Holy Grail, mas descobriu que Sua Santidade preferia beber pelo menos quatro latas de refrigerante por dia. A bebida fez parte de sua juventude, já que era fabricada originalmente na Alemanha.

Clique aqui e leia mais curiosidades no UOL

Questões de prova

A fim de te deixar bem informado para as próximas provas, veja a seguir questões que foram cobradas em provas e tratam do tema encenado no filme Dois Papas:

Questão de Atualidades

Assim sendo, a primeira, foi aplicada em 2018 para o cargo de Professor de Séries Iniciai:

O Papa Francisco tem se destacado como figura ímpar na mídia mundial. Tudo que relaciona a ele vira notícia ou comentário. Seu gosto por futebol, por exemplo, alimentou uma curiosidade. Seu time do coração na Argentina ganhou o título de campeão da Taça Libertadores da América pela primeira vez em toda sua história. Resta saber desta curiosa história se o pé quente veio do Papa que é argentino e torcedor do clube campeão ou do Santo que dá nome ao clube que é: A.

a) San Francisco.
b) San Benito.
c) San Cristobán.
d) San Lorenzo.

Clique aqui e responda no Aprova Questões!

Questão de Geografia

Da mesma forma, a segunda, foi aplicada em este ano, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM):

Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

a) Liberdade política.
b) Mobilidade humana.
c) Conectividade cultural.
d) Disparidade econômica.
e) Complementaridade comercial.

Clique aqui e responda no Aprova Questões!

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *