Nesta segunda edição do programa Dobradinha do Aprova, confira os assuntos mais quentes de Atualidades junto com importantes orientações de Redação com os professores do Aprova Concursos: Laércio de Mello, da disciplina de Atualidades, e Marlus Geronasso, da disciplina de Redação e Língua Portuguesa.
Neste encontro, o professor Laércio traz em questão a temática da violência nacional a partir de um assunto atualíssimo divulgado nos principais veículos de comunicação: o Brasil tem l6 cidades entre as 50 mais violentas do mundo.
Eles avaliam que a violência no Brasil é uma questão paradoxal, pois o Brasil vem se tornando mais rico, mas ainda mantém índices de violência altíssimos.
Veja as principais notícias indicadas pelo professor Laércio sobre o assunto:
- Faroeste Caboclo: 16 das 50 cidades mais violentas do mundo são brasileiras (revistaforum.com.br)
- Brasil tem 16 cidades no grupo das 50 mais violentas do mundo (oglobo.glogo.com)
- Violência e Insegurança Pública (exame.abril.com.br – Brasil no Mundo)
Na sequência, o professor Marlus dá dicas de como construir uma dissertação argumentativa com tema Violência no Brasil. Ela traz orientação de como fazer o título, os parágrafos, a divisão silábica, orientando o devido cuidado com as margens, para que a estética do texto fique boa. E explica também que neste tipo de texto, o candidato deve fazer uso de argumentos de prova concreta, que são argumentos estatísticos, como por exemplo, os dados trazidos pelo professor de Atualidades:
- Entre as 10 cidades mais violentas do ranking citado, três são brasileiras.
- O México que aparece em segundo lugar no ranking tem apenas uma entre as 10.
- Os EUA têm quatro cidades entre as mais violentas listadas no ranking. E três são da África do Sul.
- O Brasil gasta R$ 62 bilhões com segurança pública, o que representa cerca de 70% orçamento de cada estado brasileiro.
O professor orienta a utilização desses dados, mas ressalta que não basta jogá-los no texto, pois é preciso manter o cuidado com coerência do texto, e, além disto, também é muito importante citar a origem do dado.
Assista agora e veja todas as dicas e informações trazidas pelos professores!
Comente