Dicas de Ciências Humanas para o Enem

Publicado em 26/09/2019

Faltando pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, prova que garante uma vaga nas principais universidades do país, chegou o momento de ver algumas Dicas de Ciências Humanas para o Enem.

No ENEM a disciplina de Ciências Humanas abrange as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Entre os principais conteúdos a serem estudados, destacam-se os temas:

– Idade Contemporânea
– Geografia Agrária
– Ética
– Mundos do Trabalho
– Cartografia
– História do Brasil
– Ideologia
– Geopolítica
– Idade Moderna
– Meio Ambiente
– Globalização
– Democracia e Cidadania
– Brasil Colônia
– Natureza do Conhecimento
– Cultura e Indústria Cultural.

Pensando em ajudar na sua preparação, separamos algumas videoaulas com dicas de Ciências Humanas para o Enem, confira:

Geografia – Política econômica brasileira

Nesta videoaula, o Prof. Marcus Souza fala sobre a política econômica brasileira tema bastante cobrado nas provas de Geografia do ENEM.

O professor discute ações do governo para conduzir e economia interna e externa do país, e como o tema reflete também nas condições sociais da população (geração de emprego, melhorias na renda, acesso ao consumo básico).

Ele destaca ainda os indicadores socioeconômicos de crescimento da economia: atividades produtivas, comércio internacional e acesso aos bens e serviços. Assista:

Geografia – Questões resolvidas

O Professor Rivaldo Machado resolve uma questão de geografia aplicada no ENEM 2017, que necessita de habilidades para interpretação de dados e tabelas, confira:

E nesta outra videoaula, o Professor Rivaldo Machado resolve mais uma questão de geografia que envolve mapas e tabelas:

História – Segunda Guerra Mundial

Na videoaula sobre história para o ENEM, o Professor Pedro Alexandre fala sobre a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945 e foi uma continuação da Primeira Guerra Mundial. As rivalidades não foram resolvidas entre as nações e os efeitos levaram ao surgimento de mais violência e intolerância.

O professor comenta também sobre os choques de ideologias: consolidação do Estado comunista; ascensão do nazifascismo, Estados democráticos e disputa de mercados consumidores em um ritmo acelerado. Assista:

História – Guerra Fria

Já na segunda videoaula sobre história para o ENEM, o Professor Pedro Alexandre discute a nova estrutura mundial, fases da guerra fria, terceiro mundo, descolonização afro/asiática, era Gorbachev, fim da URSS, revolução chinesa. Assista:

História – Questão resolvida

Confira também, com o Professor Pedro Luciano, a resolução de uma questão de história do ENEM sobre a Lei de Terras no Brasil:

Filosofia – Questão resolvida

O Professor Leonardo Campoy resolve uma questão de filosofia, que cita um texto do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Assista:

Sociologia – Questão resolvida

No segundo vídeo, o Professor Leonardo Campoy resolve uma questão de sociologia que aborda os níveis de desigualdade no Brasil, a partir da última década do século XX. Assista:

Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM é utilizado como método para avaliar os conhecimentos dos alunos antes de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Pode fazer o ENEM quem já concluiu o ensino médio ou está prestes a terminá-lo.

As provas do ENEM 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com a distribuição de assuntos abaixo:

– 03 de novembro de 2019: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação – Duração: 5h30
– 10 de novembro de 2019: Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias – Duração: 5h

Além de avaliar o estudante, o Exame é utilizado como critério de seleção para quem quer ingressar em universidades públicas de todo o país, através do SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada. Serve também para o estudante que deseja entrar em uma universidade particular concorrendo a uma bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou então conseguir um financiamento por meio do FIES (Financiamento Estudantil).

E ainda, várias faculdades do Brasil já usam a nota da prova como critério de seleção complementando ou substituindo o vestibular.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS