Nesta semana Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre o dia do trabalho, celebrado no dia 1.º de maio. Já ouviu falar sobre a 996 ICU? Hoje você vai entender tudo do assunto!

Os professores comentam referências sobre regimes de trabalho no século XXI na China, que não só completa 40 anos de sua abertura econômica, como também tem visto viralizar as denúncias sobre a jornada apelidada de 996 ICU – das 9 da manhã às 9 da noite, 6 dias por semana – o que levaria quem adota a jornada à UTI (ICU em inglês).

É bem importante lembrar também que no Brasil tivemos uma alteração na legislação trabalhista em 2017 e estamos em plena discussão sobre Reforma da Previdência. Além disso, a inserção cada vez maior da Inteligência Artificial no mundo do trabalho tem mudado consideravelmente nossas relações com o tempo e a produtividade.

Saiba mais sobre o dia do trabalho na edição 127 do Aprova Atualidades. Assista:

Dia do trabalho – Aprova Atualidades 127

dia do trabalho

.

Na China, a ‘rebelião’ contra os “9.9-6”: trabalho das 9h às 21h, seis dias por semana

“Minha namorada me avisou: aquilo estava mudando meu caráter. Eu já não ria com os amigos. Estava com pior humor, e sempre cansado”. Lenny Zhang, de 24 anos, especialista em mídia digital, recorda com horror seu trabalho em uma startup de realidade virtual em Pequim. “No início não era ruim, porque ainda não havia muito para fazer. Mas quando começamos a ter clientes, isso mudou. trabalhando duro o suficiente”, relata.

Xi Jinping celebra 40 anos de reformas econômicas na China

A China celebrou nesta terça-feira (18) os 40 anos das reformas econômicas que transformaram o país na segunda maior economia do planeta, em um evento no qual o presidente Xi Jinping rejeitou qualquer interferência estrangeira no caminho escolhido pelo gigante asiático.

País fecha 43.196 vagas formais em março, pior saldo para o mês em 2 anos

O Brasil fechou 43.196 empregos com carteira assinada em março, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério da Economia. É o pior saldo para o mês desde 2017, quando foram fechadas 63.624 vagas. Em março do ano passado, o resultado foi positivo, com 56.151 vagas abertas.

O Cortiço – Aluísio Azevedo

O romance segue claramente duas linhas mestras em seu enredo, cada uma delas girando em torno de um imigrante português. De um lado temos João Romão, o dono do cortiço, do outro Jerônimo, trabalhador braçal que se emprega como gerente da pedreira que pertence ao primeiro.

Um conto de duas cidades – Charles Dickens

Dickens embarca aqui em uma emocionante pintura da Revolução Francesa. A peculiaridade deste romance começa na condição indissociável da escrita de Charles Dickens: é obviamente com o olhar estrangeiro e não raro antagônico de um inglês que ele dá vazão à sua trama. O autor evita o posicionamento político, centrando a narrativa nas observações de cunho social e no impacto individual que aquele processo impingiu a pessoas de todas as camadas.

Tempos Modernos – Charles Chaplin

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.

O Futuro do Trabalho: Fadiga e Ócio na Sociedade Pós-Industrial

A tese de Domenico De Masi é simples e revolucionária – graças às novas tecnologias, vivemos na sociedade pós-industrial, uma sociedade em que “conhecer” conta até mais do que “fazer”, desenvolve melhor o seu trabalho quem cultiva outros interesses, e passar o dia no escritório pode representar uma perda de tempo.

Ócio Criativo – Domenico De Masi

Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades sobre o Dia do trabalho

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *