Cursos preparatórios para os concursos da DPE-PR e DPE-SC
Defensor Público – Paraná
Defensor Público – Santa Catarina

Quem estava aguardando concursos para as Defensorias Públicas nos estados do Paraná e de Santa Catarina deve começar a se preparar para os certames.

No Paraná, o governador do estado, Beto Richa, autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 729 cargos, sendo 197 defensores públicos, 374 funcionários operacionais de nível superior e 158 funcionários operacionais de nível médio. A Defensoria Pública foi criada no ano passado depois de mais de 20 anos de espera por uma legislação estadual que regulamentasse a instalação do órgão. O edital deve ser publicado ainda em abril.

Os defensores públicos serão contratados ainda em 2012 para substituir os assessores jurídicos contratados por processo simplificado. Os demais servidores serão contratados em 2012 e 2013. Para os candidatos de nível médio as oportunidades serão para técnicos em informática, técnicos administrativos, técnicos em redes de computadores e técnicos de recursos humanos. Para ensino superior as vagas serão para as áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, economia, informática, psicologia, serviço social, psiquiatria, medicina clínica, estatística, assessor jurídico, comunicação social, jornalismo, engenharia, sociologia e secretariado executivo.

Em Santa Catarina, o  Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a criação do órgão em até um ano.  O estado também ignorava a legislação que obriga os estados a criarem as Defensorias Públicas para dar assistência jurídica a pessoas de baixa renda que não podem pagar pelo serviço. Até agora, o estado pagava advogados indicados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para prestarem este serviço.

Com a criação da Defensoria Pública de Santa Catarina, também será necessária a realização de um concurso para a contratação de servidores públicos que atuarão no órgão, tanto defensores quanto servidores de áreas operacionais.

Fontes: Concursos no Brasil, Agência de Notícias do Paraná e Portal Terra

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *