Contabilidade Gerencial x Contabilidade Financeira

Atualizado em 27/08/2019 às 10:49

A Contabilidade Gerencial, ou Contabilidade de Gestão, obtêm dados e os apresenta de maneira específica, bastante minuciosa, servindo principalmente aos gestores e demais cargos superiores. Em outras palavras, eles fazem uso dessa Contabilidade Gerencial para tomarem decisões operacionais em prol da empresa, impactando assim na vida financeira do negócio. Esse método de contabilidade depende muito da previsão de mercados e tendência.

Já a Contabilidade Financeira tem foco externo, sendo apresentada para os agentes que estão fora da empresa. Seu intuito é elaborar demonstrações financeiras para clientes, acionistas, credores, e etc. Ela é utilizada para comprovar como anda a saúde financeira da organização. Só aí percebe-se a principal diferença entre ela e a Contabilidade Gerencial, pois enquanto uma apresenta período passado, a outra foca no futuro.

 

Resumindo, quais são as principais diferenças?

Além das principais diferenças, já citadas acima, que mostram a Contabilidade Gerencial voltada para o interior da empresa e focando em seu futuro, e a Contabilidade Financeira focada mais no ambiente externo e voltada para o passado, existem algumas outras também importantes.

A Gerencial não tem a obrigação de seguir regras, ou seja, ela depende simplesmente do que o gestor de cada empresa preferir, mas ainda assim tende a adotar os mesmos princípios da Financeira, que segue requisitos legais, cumprindo com os princípios da contabilidade, transmitindo assim confiança.

Enquanto a Contabilidade Financeira é obrigatória, ou seja, informações sobre a situação patrimonial, fluxo de caixa e resultados devem ser publicadas e auditadas, a Contabilidade Gerencial é simplesmente uma ferramente administrativa, que existe dependendo da necessidade de cada empresa.

 

O que é Controladoria?

A Controladoria Contábil tem como como papel gerenciar o planejamento estratégico e financeiro, assim como os orçamentos, coletar e analisar dados corretamente, e dar suporte à gestão de uma empresa. Dessa forma, auxilia os responsáveis por outros setor com a gestão e o alcance de resultados.

Todo o suporte que gerentes e diretores da empresa precisam para tomar decisões, é dado pela Controladoria, que coordena e avalia ações em curto e longo prazo, tendo a expertise de corrigir qualquer desvio que possa surgir e, consequentemente, aperfeiçoar os acertos.

Esse trabalho é, em sua maioria, desempenhado pelo Gerente da Controladoria, conhecido também como Controller, que tem uma série de responsabilidades com as áreas de Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Tratamento de Dados, Gestão de Riscos e Diretoria.

 

Diferença entre Controladoria e Tesouraria

A Controladoria e a Tesouraria, juntas, são responsáveis desde a contabilidade de uma empresa, passando pela gestão de caixa, e analisando a lucratividade do negócio. Mas claro, elas são bem diferentes entre si.

Como você pôde ver um pouco mais acima, a Controladoria executa o controle das questões financeiras, sendo responsável pela contabilidade, planejamento, controle do orçamento e custos da empresa. Já a Tesouraria tem como responsabilidade administrar o caixa da empresa.

Vamos tentar deixar ainda mais clara a diferença entre ambas…

A Controladoria administra a contabilidade de uma empresa, através do fornecimento de informações de qualidade, auxiliando em uma tomada de decisões mais precisa dentro do negócio por parte dos gestores. Ela faz a execução dos controles contábeis, lançamentos e registros, observando os custos de produção.

Enquanto a Tesouraria administra os recursos da empresa, mantendo o equilíbrio das contas por meio de sua gestão. É ela quem faz o processamento de pagamentos e cobranças, através de controle do fluxo de entrada e de saída de dinheiro.

 

Quem é o Contador Gerencial?

De acordo com a Federação Internacional de Contabilidade, o Contador Gerencial é definido como “o profissional que identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações para o uso da administração de uma empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades”.

Ele é o Controller, anteriormente citado quando falamos sobre Controladoria, que entre outras coisas, tem a função de garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo; elaborar relatórios padrões para fácil interpretação; comparar o desempenho esperado com o real; assessorar os gerentes e o presidente; e propor medidas corretivas com a finalidade de melhorar a eficiência da empresa.

 

Prepare-se para o Exame de Suficiência

Uma preparação completa é fundamental para que o seu desempenho seja o mais eficaz possível. E se além de completa ela também for direto ao ponto, melhor ainda. Pensando nisso o Aprova produziu o curso online que te deixará no caminho mais curto para a aprovação, pois as videoaulas além de estarem em formato de plano de estudo, também apresentam conteúdos que realmente serão cobrados na prova. Assim você ganha tempo. Só o Aprova faz isso!

 

PREPARE-SE PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Para que você tenha um gostinho da qualidade do curso online do Aprova para o Exame do CFC, o Prof. Osmar Pastore preparou uma videoaula especial, explicando um pouco mais sobre os conceitos e diferenças entre Contabilidade Geral e Contabilidade Financeira.

 

 

Quer ver uma questão de Contabilidade Gerencial sendo resolvida? Não seja por isso! A Prof.ª Tatiane Antonovz te mostra no vídeo abaixo.

 

 

Aprova Questões – a prática que te leva à perfeição!

É extremamente importante praticar com questões e provas anteriores, assim você reforça o conteúdo estudado, testa seus conhecimentos e avalia quais assuntos merecem maior atenção. Desta forma, quando chegar o grande dia da prova, você estará preparado para responder com convicção e sem nervosismo.

Comprando o curso online para o Exame de Suficiência ou qualquer outro disponível no site do Aprova, você terá à disposição o “Aprova Questões”, uma plataforma com milhares de questões para praticar, inclusive contendo resoluções em vídeo. Especificamente do CFC são mais de mil questões.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE EXAME DE SUFICIÊNCIA

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS