Projeto já está em tramitação na Câmara dos Deputados
Aqueles que já serviram as Forças Armadas poderão ter em breve um incentivo a mais para fazerem concursos públicos. Um Projeto de Lei, que já tramita na Câmara dos Deputados, sugere criação de cotas para reservistas. Isso mesmo! Se aprovado, haverá reserva 20% das vagas oferecidas nos certames para oferta de cargos no âmbito federal, nos cinco anos subsequentes ao término do serviço militar obrigatório.
O texto é de autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) que afirma ser uma medida compensatória aos jovens que se alistam nas Forças Armadas. Essa afirmação se dá pelo fato de que, durante o alistamento, esses jovens são proibidos de realizar outras atividades, sem contar o vínculo com o Estado, que pode fazer com que sejam convocados em caso de conflitos armados durante cinco anos.
O deputado completa: “Ao término da obrigação, são dispensados sem nenhum amparo institucional ou vantagem pecuniária, e tampouco apoio daquele que o convocou para atender a obrigatoriedade do serviço, o Estado Brasileiro”.
O PL 810/2019 terá análise conclusiva por parte das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Quais serão as regras?
Entre as principais regras de operacionalização, caso ocorra aprovação das cotas para reservistas, estão detalhadas as seguintes:
- apenas haverá reserva de vagas quando o número de oportunidades oferecidas for igual ou superior a cinco;
- deverá constar nos editais quantas vagas no total referentes a cada cargo corresponderão à reserva;
- caso os reservistas sejam aprovados dentro do número de vagas de ampla concorrência, não haverá computação para preenchimento das vagas reservadas;
- se um candidato aprovado dentro da cota desistir da vagas, a mesma será preenchida pelo candidato reservista com classificação imediatamente posterior;
- em não sendo ocupadas as vagas remanescentes por reservistas aprovados, elas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados;
- quando houver outras cotas no certame, como para pessoas com deficiência, a nomeação respeitará os critério de alternância e proporcionalidade, que considerem a relação entre o número total de vagas e o número de vagas “cotizadas”;
- caso seja constatada declaração falsa, o candidato reservista deverá ser eliminado do concurso. Assim como, se já tiver sido nomeado, terá sua admissão anulada.
Fonte: Câmara dos Deputados
CONHEÇA O CAMINHO MAIS CURTO PARA CONQUISTAR A VAGA DOS SEUS SONHOS
Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889
Grandes concursos em 2019
Os concursos que devem acontecer ainda em 2019 e que, caso o Projeito de Lei seja aprovado, poderão disponibilizar 20% de suas vagas em cotas para reservistas são os seguintes:
Concurso INSS que poderá disponibilizar mais de 7 mil vagas.
Concurso Receita Federal que terá 5 mil vagas.
Concurso IBGE com previsão de 250 mil oportunidades.
Concurso BACEN que deve pagar remunerações de até R$ 19 mil.
Concurso DEPEN que poderá oferecer mais de 1,5 mil vagas.
Concurso IBAMA que deve ter milhares de vagas para níveis médio e superior.
Concurso ANTT com pretende pagar aos aprovados remunerações de até R$ 18 mil.
E muitos outros, que você pode conferir aqui mesmo, no blog do Aprova Concursos.
Escolha aquele onde está a vaga dos seus sonhos e inicie agora mesmo sua preparação! Não perca mais tempo lendo apostilas que apenas te deixam cansado e no fim oferecem poucos conteúdos relevantes. Assistindo videoaulas sua preparação é muito mais eficaz, pois você se prepara apenas com assuntos que de fato cairão na prova e não precisa se preocupar com plano de estudos, pois elas já estão na ordem exata em que devem ser vistas. Só o Aprova faz isso!
Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos
INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS
Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram
Comente