Concurso Tribunal Superior Eleitoral: descubra como conquistar uma vaga no TSE

Atualizado em 26/04/2021 às 11:33

Primeiramente, o Concurso Tribunal Superior Eleitoral 2021 pode ser divulgado em breve. O órgão teve seu último certame realizado em 2011 e já recebeu autorização para novo edital. Por isso, preparamos um texto especial com todas as informações que você precisa conhecer para conquistar uma vaga.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso Tribunal Superior Eleitoral. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no TSE, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Acesse o curso para o concurso Tribunal Superior Eleitoral

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

Table of Contents

Situação atual do concurso Tribunal Superior Eleitoral

Em 2 de dezembro de 2020 a Portaria nº 871 foi publicada no Diário Oficial da União autorizando 32 vagas para provimento, sendo 15 para o cargo de Analista Judiciário e 17 para o cargo de Técnico Judiciário. Atualmente, existem 29 cargos vagos no TSE.

Porém, além da autorização, os Tribunais ainda precisam de estudos para identificar se possuem orçamento para realização de novas seleções e, em alguns casos, existem Tribunais com editais vigentes. Mas no caso do TSE o que reforça a possibilidade de abertura de um novo concurso é que não existe edital com validade vigente desde 2016.

Fique sabendo ainda que a concorrência para o concurso do TSE costuma ser grande. Para se ter uma ideia, no certame realizado em 2011, foram 102.633 pessoas inscritas. O cargo mais disputado foi o de técnico judiciário para área administrativa, com 54.835 candidatos. Por isso, você deve começar a sua preparação o quanto antes.

Cargo do concurso do TSE

No último concurso, a remuneração inicial total para o cargo de Técnico Judiciário com carga horária de 40 horas semanais foi de R$ 4.052,96. Já para o cargo de Analista Judiciário foi oferecida vencimento inicial de R$ 6.611,39.

E ainda, com base no edital publicado em 2011, listamos os cargos, seus requisitos e atribuições, para te ajudar na escolha da função que mais se assemelha ao seu perfil, confira a seguir.

Analista Judiciário – Área: Administrativa

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior, relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, administração de recursos materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, de controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.

Analista Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Contabilidade

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior, relacionadas com análise contábil e auditoria.

Analista Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Pedagogia

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades de nível superior relacionadas com o planejamento, elaboração, execução e avaliação de projetos pedagógicos.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de Informática, ou de qualquer outro curso de graduação, acrescido de curso de especialização com, no mínimo, 360 horas/aula na área da Ciência da Computação, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades de nível superior, relacionadas com o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas informatizados.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Arquivologia

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro na Delegacia Regional do Trabalho (Lei nº 6.546/78 e Decreto nº 82.590/78).

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades de nível superior, relacionadas com a manutenção, a conservação, a divulgação e a recuperação de documentos, bem como com a implantação e a manutenção de arquivos.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Biblioteconomia

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior relacionadas com manutenção, conservação, divulgação e recuperação de acervos bibliográficos e de multimeios, bem como com implantação e desenvolvimento de bibliotecas.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Elétrica

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior relacionadas com projetos de instalação e manutenção de redes de eletricidade.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Mecânica

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades de nível superior relacionadas com projetos mecânicos e com a manutenção de máquinas em geral.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Estatística

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE.

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades de nível superior, relacionadas com o planejamento e execução de pesquisas e levantamentos, tratamento e análise de dados estatísticos.

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Psicologia

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Psicologia – CRP.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior, relacionadas com a assistência psicológica, nos diversos ramos da psicologia. 

Analista Judiciário – Área: Judiciária

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades privativas de bacharel em Direito relacionadas com processamento de feitos e apoio a julgamentos.

Técnico Judiciário – Área: Administrativa

REQUISITO: certificado de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio técnico (antigo segundo grau profissionalizante), expedido por instituição de ensino reconhecida nos termos da legislação vigente.

ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível médio, relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais e, ainda, execução de tarefas de apoio à atividade judiciária.

Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Programação de Sistemas

REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio técnico (antigo segundo grau profissionalizante), expedido por instituição de ensino reconhecida nos termos da legislação vigente e, ainda, certificado de conclusão com aproveitamento de curso de programação de sistemas de, no mínimo, 180 horas.

ATRIBUIÇÕES: atividades de nível médio, relacionadas com a programação de sistemas informatizados.

Evolução funcional do concurso do TSE

Uma vez aprovado no concurso do Tribunal Superior Eleitoral, você poderá evoluir de cargo e remuneração de acordo com a tabela abaixo:

tabela salarios tse

Tabela com a estrutura remuneratória do TSE

 

A tabela com as informações salariais foi retirada do site oficial do TSE.

Etapas do concurso do Tribunal Superior Eleitoral 2021

Ainda de acordo com o último edital, publicado em 2011, os candidatos foram avaliados através de provas objetivas, realizadas de acordo com o quadro abaixo: 

prova TSE 2021

Tabela de provas do concurso do TSE

A prova de conhecimentos gerais foi sobre os seguintes assuntos: 

  • Língua Portuguesa (Para todos os cargos)
  • Noções de Informática (Para todos os cargos, exceto para Analista Judiciário – Área de apoio especializado – especialidade Análise de Sistemas e Técnico Judiciário – Especialidade Programação de Sistemas)
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos (Para todos os cargos, excet para os cargos de Analista Judiciário –  área judiciária e Técnico Judiciário – área administrativa)
  • Regimento Interno (Somente para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária)
  • Noções de Arquivologia (Somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa)
  • Raciocínio Lógico (Somente para o cargo de Técnico Judiciario – Área Administrativa) 
  • Noções de Direito Administrativo (Para todos os cargos, exceto Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Administrativa e Técnico Judiciário – Área Administrativa)
  • Noções de Direito Eleitoral (Para todos os cargos, exceto para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária)

Estude para o concurso Tribunal Superior Eleitoral 2021

Agora que você já sabe o que pode cair no Concurso Tribunal Superior Eleitoral 2021, pode começar a se preparar para garantir uma boa colocação na prova e garantir a sua vaga. Como esse é um dos certames mais aguardados e concorridos, você não pode esperar a publicação do edital para começar a estudar. Afinal, você precisa se antecipar e sair à frente dos seus concorrentes.

No Aprova, você estuda com um curso para concurso específico para o cargo e concurso em que quer conquistar uma vaga. Dessa forma, você só aprende o que realmente importa, aquilo que será cobrado na sua prova. Além disso, nossos professores entendem muito do concurso TSE 2021 e podem trazer explicações claras e diretas ao ponto. Ou seja, é bem melhor largar as apostilas e ter o apoio de pessoas que entendem muito do certame e de aprovação.

Além disso, nossas aulas estão em formato de plano de estudos. Isso significa que você não precisa montar uma planilha com quais assuntos estudar primeiro, porque nós já fizemos isso. Então, é só seguir a ordem das videoaulas e focar no seu objetivo: se tornar um funcionário público do Tribunal Superior Eleitoral.

banner curso concurso tse

Questões para o concurso do TSE

Responder questões de concursos anteriores do TSE é uma ótima forma de se preparar. Assim, você pode conhecer melhor o estilo de cobrança da banca e conferir detalhes importantes da prova. Como, por exemplo, o tamanho dos enunciado, quantas são as alternativas de resposta, o nível de dificuldade das questões, se a banca cobra pegadinhas e várias outras coisas. Dessa forma, você fica mais bem preparado para o grande dia, quando for valendo a sua aprovação.

Para dar uma ajuda na sua preparação, separamos abaixo algumas questões que foram aplicadas no último concurso do TSE. Então, responda todas elas e nos conte como foi o seu desempenho. No Aprova Questões, você encontra centenas de perguntas para testar seus conhecimento. E comprando qualquer curso do Aprova, você ganha acesso a essa plataforma e pode ter uma preparação completa e específica.

Responda questões do Tribunal Superior Eleitoral

Videoaulas para o concurso TSE

Playlist: Concurso TSE – O Caminho Para Ser Aprovado

Antecipar a preparação para esse grande concurso que será o do TSE é fundamental caso você realmente queira ter chance de conquistar uma das vagas. Porém, se não sabe como começar, invista em videoaulas, que podem ser encontradas no curso online sobre o qual já falamos. Para você conhecer um pouco mais da nossa metodologia, preparamos uma playlist com conteúdos que podem aparecer nas provas. Você saberá como dar o pontapé inicial em disciplinas muito importantes como Direito Eleitoral e Arquivologia.

Videoaula Grátis: Língua Portuguesa para Concursos

Como você viu, a disciplina de Língua Portuguesa é cobrada para todos os cargos. Então, para começar você pode acessar um post especial sobre como estudar português para concurso, nele tem tudo o que você precisa saber sobre essa disciplina. E ainda, para ficar melhor, você pode conferir uma videoaula grátis especialmente produzida pela Prof.ª Carolina Santana, com dicas do que mais costuma ser cobrados nas provas. Confira!

Videoaula Grátis: Informática para Concursos

A disciplina de Informática também precisa de uma atenção especial na sua preparação. Então, também preparamos um texto especial com dicas sobre como estudar informática para concursoDa mesma forma, você pode começar a sua preparação com essa videoaula grátis repleta de boas dicas:

Playlist: Raciocínio Lógico

Além dessas duas disciplinas citadas acima, Raciocínio Lógico também é uma das matérias importantes para ter um bom desempenho nesse concurso. E para essa matéria você pode contar com uma playlist especial na sua preparação. Confira: 

 

Resumo do concurso TSE

  • Banca: a definir
  • Vagas: 32 vagas
  • Remuneração: até R$ 12 mil
  • Nível: médio e superior
  • Inscrições: a definir
  • Prova: a definir

 

Último concurso Tribunal Superior Eleitoral

banca concurso TSE

Banca organizadora do último concurso

Como já mencionado anteriormente, o último concurso foi realizado em 2011. O certame foi organizado pela Consulplan e recebeu cerca de 100.000 inscritos.

Para o nível superior, as oportunidades eram para Analista Judiciário nas áreas: Administrativa, Administrativa-Contabilidade, Administrativa-Pedagogia, Análise de Sistemas, Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Psicologia e Judiciária. Já de nível médio, as vagas eram para Técnico Judiciário nas áreas Administrativa e Programação de Sistemas.

Os candidatos passaram por provas objetivas e discursivas sobre temas de língua portuguesa, noções de informática, normas aplicáveis aos servidores públicos, regimento interno, noções de arquivologia, raciocínio lógico, noções de direito administrativo e noções de direito eleitoral.

O que faz o TSE

Tudo sobre o Concurso do Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão máximo da Justiça Eleitoral e exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Suas principais competências estão fixadas pela Constituição Federal e pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15.7.1965).

O TSE tem ação conjunta com os tribunais regionais eleitorais (TREs), que são os responsáveis diretos pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios brasileiros.

A Corte é composta por sete ministros: 3 são originários do Supremo Tribunal Federal,2 do Superior Tribunal de Justiça e 2 representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.

Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Essa rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral objetiva manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições.

O TSE é presidido por um ministro que vem do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o presidente é o Ministro Luís Roberto Barroso. E o vice-presidente é o Ministro Luiz Edson Fachin.

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral é exercida por um dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), essa função atualmente é ocupada pelo Ministro Luis Felipe Salomão.

Vinculada à Presidência da Corte estão a Secretaria-Geral da Presidência – que conta com a Secretaria Judiciária, a Ouvidoria e oito assessorias -, e a Secretaria do Tribunal – que dispõe de três assessorias e sete secretarias.

Existe ainda a Escola Judiciária Eleitoral, cujo objetivo é realizar a formação, a atualização e a especialização continuada ou eventual de magistrados da Justiça Eleitoral e de interessados em Direito Eleitoral, que são indicados por órgãos públicos e entidades públicas e privadas.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos Autorizados e Previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos Abertos e Editais Publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias
Inscreva-se no YouTube
Curta no Facebook
Siga no Instagram

 

Deixe seu Comentário
2 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS