Concurso SEED RR: saiba tudo para conquistar uma vaga

Atualizado em 29/06/2022 às 10:03

Ofertando 650 vagas, o concurso SEED RR – Secretaria de Estado da Educação e Desporto do Estado de Roraima teve seu edital publicado. As inscrições iniciaram no dia 15 de julho.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso SEED RR. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais têm chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na SEED RR, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso SEED RR

Para mais informações, ligue 0800 727 6282

Edital do concurso SEED RR 2021

Todas as vagas disponibilizadas pela SEED RR são destinadas ao preenchimento do cargo de Professor da Carreira de Magistério da Educação Básica.

quadro-vagas-seed-rr

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site da organizadora IBFC, até o dia 07 de setembro de 2021, de acordo com edital de prorrogação. A taxa de participação custa R$ 100.

Sobre o cargo

Conforme consta no quadro acima, as vagas para Professor de Educação Básica serão divididas por áreas/componente curricular. Para participar, é preciso possuir curso de Licenciatura na área de atuação.

Confira agora, quais são as especificações do cargo:

quadro-cargos-seed-rr

Além dos requisitos informados acima, para tomar posse no cargo, é preciso também obedecer aos requisitos gerais, que são:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro, do sexo masculino;
d) ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse.
e) encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área, que será comprovada por meio de exames médicos específicos no processo de admissão;
g) apresentar, durante o exame admissional, nos casos de candidatos com deficiência, atestado médico
declarando a deficiência que possui, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID-10);
h) não ter sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;
i) não ter sofrido nenhuma condenação em virtude de crime contra a Administração, com trânsito em julgado;
j) não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142, conforme teor do
Artigo 37, § 10 da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98, e nem estar com idade de aposentaria compulsória;
k) ser aprovado no presente concurso público e possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo/área;
l) atender a todas as exigências estabelecidas no edital.

Etapas de avaliação do concurso SEED RR

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, discursiva e de títulos. As provas objetiva e discursiva serão realizadas na cidade de Boa Vista/RR, na data de 26 de setembro de 2021, com duração de 4h.

Prova objetiva

A prova objetiva será composta por 60 questões, divididas entre conhecimentos gerais e específicos.

prova-seed-rr

A prova de conhecimentos gerais avaliará conteúdos de Língua Portuguesa, Didática, Psicologia da Educação, Legislação e Noções de Informática.

Serão aprovados os candidatos que:

a) tenham acertado, no mínimo, 40% (quarenta por cento) das questões da prova de conhecimentos gerais, ou seja, 12 (doze) pontos; e
b) tenham acertado, no mínimo, 60% (sessenta por cento) das questões da prova de conhecimentos
específicos, ou seja, 42 (quarenta e dois) pontos.

Prova discursiva

A prova discursiva será constituída de redação apresentada no momento da prova. Para o
desenvolvimento da redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, observando os critérios de correção a seguir:

prova-discursiva-seed-rr

Prova de títulos

Por fim, a prova de títulos será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, de acordo com os critérios estabelecidos a seguir:

prova-titulos-seed-rr

Como se preparar para o concurso

Conquistar uma vaga em concurso público requer muito estudo e dedicação, por isso, é ideal que você conte com ajuda especializada.

Ao escolher um preparatório para concurso, você terá acesso a conteúdos direcionados e específicos, preparados por professores especialistas em aprovação. Ou seja, você estudará de forma otimizada, somente o que realmente cairá na sua prova.

banner-SEED-RR

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação, montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Em especial, para o concurso SEED RR, separamos abaixo os conteúdos de temas mais cobrados, edital verticalizado e checklist de estudos para os cargos de Professor de Ciências, Professor de Educação Física e Professor de Matemática.

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca IBFC e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina, como pode ser visto no exemplo abaixo:

temas-mais-cobrados-concurso-SEED-RR

 

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada:

edital-verticalizado-concurso-SEED-RR

 

E por fim, nosso checklist de estudos é um material exclusivo para você organizar as revisões ao longo da sua preparação para o concurso da SEED RR. A tabela disponibilizada, com suas devidas orientações, garantem o controle das revisões e sucesso no aprendizado.

checklist-concurso-SEED-RR

Exemplo de checklist – Didática

 

Os conteúdos completos, de todas as disciplinas, estão disponíveis nos links abaixo:

Professor de Ciências SEED RR – Temas mais cobrados

Professor de Ciências SEED RR – Edital verticalizado

Professor de Ciências SEED RR – Checklist de estudos

Professor de Educação Física SEED RR – Temas mais cobrados

Professor de Educação Física SEED RR – Edital verticalizado

Professor de Educação Física SEED RR – Checklist de estudos

Professor de Matemática SEED RR – Temas mais cobrados

Professor de Matemática SEED RR – Edital verticalizado

Professor de Matemática SEED RR – Checklist de estudos

Playlist: Língua Portuguesa para Concursos

Como você pôde conferir, uma das disciplinas que fazem parte do conteúdo programático de conhecimentos gerais do concurso SEED RR é Língua Portuguesa. Para te ajudar a se preparar para garantir todos os acertos possíveis, disponibilizamos a playlist abaixo, com videoaulas abordando os principais assuntos que certamente serão cobrados na prova.

Playlist: Informática para Concursos

Informática, como tem sido cada vez mais frequente em concursos públicos, também estará presente no edital SEED RR. E claro, preparamos uma playlist especial com tudo o que você precisa saber para ter sucesso no dia da prova. Confira!

Playlist: Tudo sobre LDB e BNCC para Concursos

Na parte de Legislação, que também faz parte do conteúdo programático de conhecimentos gerais, dois assuntos que certamente terão questões cobradas na prova são LDB (Lei das Diretrizes e Bases Educacionais) e BNCC (Base Nacional Curricular). E claro, nós vamos te mostrar tudo que é mais importante sobre os temas para que garanta os acertos. Basta assistir a playlist abaixo!

Playlist: O Que Cai na Prova Discursiva

E claro, como não poderia ser diferente, preparamos também uma playlist repleta de videoaulas com dicas fundamentais para você fazer a melhor prova discursiva possível. Entre os temas que você irá assistir estão: A Importância da Coesão para Qualidade Textual; Ideias para Redação; Como Trabalhar o Desenvolvimento do Texto; Como se Preparar para a Prova Discursiva; e muito mais.

Estude com questões anteriores

Estudar resolvendo questões de concursos anteriores é uma ótima forma de revisar os conteúdos. Sabendo disso, nós separamos abaixo algumas questões anteriores aplicadas pela banca IBFC, especialmente para o cargo de professor.

Questões anteriores – Banca IBFC – Professor 

Resumo do concurso SEED RR 2021

  • Banca: IBFC
  • Inscrições: 15/07 a 16/08/21  07/09/21
  • Cargo: Professor de Educação Básica 
  • Vagas: 650
  • Remuneração: R$ 3,7 mil
  • Nível: superior
  • Prova: 26/09/21

Próximo concurso da SEED RR

Além deste edital publicado, um novo certame para a secretaria de educação já está em andamento. Tendo o Idecan como organizadora definida, a nova seleção visa ofertar 1.000 vagas para professores indígenas. A expectativa é de que o edital seja publicado muito em breve!

Último concurso da SEED RR

O último concurso da secretaria aconteceu em 2017, com oferta de 1.477 vagas para o cargo de professor. Na ocasião, as áreas abrangidas foram Professor Indígena de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, Professor de Ensino de Língua Materna Indígena 1º ao 9º ano e Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos, Professor de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Professor de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – Línguas Estrangeiras Modernas – inglesa e espanhola.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no Youtube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS