Um novo concurso público para a Policia Militar (PM) do Pará deve ser realizado ainda em 2011, de acordo com informações anunciadas pelo secretário de Segurança Pública do estado, Luiz Fernandes, e  publicadas no Diário do Pará.

Atualmente o efetivo da PMPA é de 14 mil policiais militares. O objetivo do concurso é  reforçar o quadro de pessoal da corporação com mais mil soldados e 60 oficiais. Segundo Fernandes, esse adicional no número de policiais é necessário para que o índice de homicídios, sobretudo na região metropolitana de Belém, seja reduzido.

Fonte: Diário do Pará

Comece já a se preparar para o concurso PM PA 2011. Estude com as videoaulas e apostilas do Aprova Concursos e saia na frente.

Quinta-feira, 07/07/2011, 07h18

Governo do Pará deverá ofertar 1.510 vagas para PC e PM

Os interessados em ingressar no serviço público estadual através das Polícias Civil e Militar devem ficar atentos às publicações realizadas ainda no segundo semestre deste ano. É que há previsão de que os editais para os concursos públicos dessas instituições sejam publicados em setembro e outubro de 2011.
Ao todo, 1.510 vagas serão ofertadas nos dois pleitos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), o Estado ainda irá definir a empresa responsável pelos concursos. “Estamos em fase de constituição de uma comissão de concurso público e a previsão é de que a publicação do edital aconteça no segundo semestre”, afirma a secretária de administração, Alice Monteiro.
Segundo ela, deverão ser ofertadas, para o concurso da Polícia Civil, vagas para os cargos de delegado, investigador e escrivão. Já para a Polícia Militar, os cargos são para soldados e oficiais. “Só para soldado da PM serão ofertadas mil vagas”, informa.
É também para esse cargo, de soldado da PM, que deverão ocorrer mudanças em relação às exigências do concurso público. De acordo com a secretária, o Estado também está preparando um projeto de lei que deve aumentar o nível de exigência para esta função. “Estamos elaborando um projeto de lei que muda o nível de escolaridade para policiais militares”, confirma. “Hoje é exigido apenas o nível fundamental para o cargo de soldado e, a partir do projeto de lei, vai ser exigido no mínimo o nível médio completo”.
O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL) no início de agosto para ser votado em caráter de urgência.

NOVOS CONCURSOS

De acordo com a Sead, o Estado ainda prevê a elaboração de mais concursos públicos para o segundo semestre. São pleitos que deverão atender a diversas áreas da administração pública e que ainda estão sendo avaliados. “Está previsto para o segundo semestre um concurso geral, organizado pela própria Sead, para lotação em qualquer órgão para atender às necessidades do funcionalismo”, afirma Alice Monteiro. “Além dele, está previsto um concurso para os cargos de procurador autárquico e procurador fundacional”.

Como a necessidade do Estado ainda está em fase de levantamento, os cargos e a quantidade de vagas ainda não foram definidos.

Luciano Silva é concursado pela Policia Militar no nivel médio. Matriculou-se no cursinho para se preparar para o concurso da Policia Civil. Ele vai concorrer as vagas de investigador e escrivão, no nivel superior. “Estou estudando, mas acredito que tenho de estudar mais ainda”, afirma. “Espero que saia logo esse concurso. Estou aguardando desde janeiro”, comenta.

EXIGÊNCIA

Até o início de agosto, a Sead deve encaminhar à AL um projeto de lei que altera a exigência do nível de escolaridade para as funções de soldado da PM. Se o projeto for aprovado, os candidatos ao cargo deverão ter, no mínimo, o nível médio completo. (Diário do Pará)


20 de setembro de 2011 – Sistema de Segurança do Pará abrirá concurso com três mil vagas. Leia +


Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *