O Concurso PC RN já tem informações importantes de quando vai acontecer. Então, confira aqui todas as datas previstas e como se preparar para o certame. 

PREPARE-SE PARA O CONCURSO PC RN

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

Sobre o Concurso PC RN 

Primeiramente, você precisa saber que a organização será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e segundo o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público, que definiu um cronograma para o Concurso PC RN, o edital deve ser publicado até 31 de outubro,

Então, a previsão é que sejam abertas 301 vagas para os cargos de Agente, Escrivão e Delegado, sendo 41 para o cargo de delegado de polícia, 26 para escrivão e 234 para agente, com remunerações de R$ 4.731,91 e R$ 16.670,59

Último Concurso PC RN

O último concurso PC RN foi realizado  em 2008. Na ocasião foram oferecidas 438 vagas, sendo 107 para o cargo de Escrivão, 263 para Agente e 68 para Delegado. 

A seleção foi realizada através de provas objetivas  e dissertativas, avaliação física (exceto para escrivão), prova prática, exame psicotécnico e curso de formação profissional.

Requisitos e atribuições 

Então, de acordo com o edital de 2008, confira as atribuições e requisitos para assumir um cargo no Concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte: 

Delegado:

  • Requisito:

diploma de bacharel em Direito.

  • Atribuições:

instaurar e presidir inquéritos policiais e demais procedimentos que se iniciem na Polícia Judiciária, destinados a apurar a materialidade e a autoria das infrações penais; exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial. 

Requisitar a realização de prova pericial, quando necessária, ou de quaisquer outros exames que julgar imprescindíveis à elucidação do fato.

Prestar às autoridades judiciárias as informações necessárias à instrução e ao julgamento dos processos penais sob sua direção; realizar as diligências requisitadas pelo Juízo Penal ou pelo Ministério Público; dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Autoridade Judiciária; conceder e arbitrar fiança, nos termos da lei, entre diversa outras.

Agente:

  • Requisito:

diploma de graduação em nível superior.

  • Atribuições:

levantar todas as informações que conduzam ao esclarecimento dos delitos denunciados, subsidiando o Delegado de Polícia Civil com os elementos necessários para a conclusão do inquérito policial; efetuar prisões em flagrante, busca pessoal e apreensões; cumprir mandados expedidos pela autoridade policial competente;

dirigir, conforme habilitação e de acordo com a devida designação, veículos automotores em missões policiais e no desempenho de atividades nos diversos setores da Polícia Civil; operar equipamentos de comunicação, zelando por sua segurança e manutenção; executar revista e vigilância de presos apenas durante o período do inquérito policial de réu preso;

cumprir e fazer cumprir as ordens, normas e instruções emanadas de superior hierárquico; entre outras atividades, conforme edital.

Escrivão:

  • Requisito:

diploma de graduação em nível superior.

  • Atribuições:

dar cumprimento às formalidades processuais, na lavratura de autos, termos, mandados e demais atos próprios do seu ofício definidos em lei; lavrar autos de prisão em flagrante delito, autos de exibição e apreensão em flagrante delito e termos e boletins circunstanciados de ocorrência, quando determinado pela autoridade policial;

elaborar termos de entrega de objetos e valores apreendidos, de ordem da autoridade policial; reduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante, as acareações, os reconhecimentos, as resistências, as reconstituições, os recolhimentos e outros procedimentos policiais assemelhados; 

autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda, submetendo-os regularmente a despacho da autoridade policial, entre diversas outras, conforme edital.

Se prepare para o Concurso PC RN

Então, de acordo com o último edital, os candidatos foram avaliados em seis etapas, de acordo com o quadro abaixo:

Concurso PC RN

Por fim, os conteúdos cobrados nas provas de conhecimentos básicos para todos os cargos foram:

Já a prova de Conhecimentos específicos foi realizada de acordo com o cargo escolhido pelo candidato:

Agente e Escrivão

  • Noções de Criminalística
  • Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte
  • Noções de Medicina Legal
  • Noções de Direito Administrativo
  •  Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Legislação Complementar à Matéria Penal e Processual Penal
  • Noções de Direito Constitucional

 

Delegado

  • Direito Administrativo
  •  Constitucional
  • Direito Civil
  • Noções de Criminalística
  • Legislação Complementar à Matéria Penal e Processual Penal
  • Direito Tributário e Financeiro
  • Medicina Legal
  • Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal

Enfim, independente de qual dos cargos é o seu objetivo, para conquistar uma das futuras vagas, você precisa de um curso para concurso de qualidade. Como esse é um concurso com excelente remuneração ele é muito visado entre os concurseiros. Por isso, a taxa de concorrência tende a ser bem alta. Então, nada de esperar, você precisa começar a estudar agora mesmo!

PREPARE-SE PARA O CONCURSO PC RN

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

E para te dar um gostinho do jeito Aprova de te preparar, separamos abaixo, uma videoaula sobre Língua Portuguesa, a disciplina é cobrada nas provas de todos os cargos. Então, é só dar o play no vídeo abaixo e aprender esse assunto de uma vez por todas com a professora Adriana Figueiredo.

Se prepare com Questões de Concursos Anteriores

Para estar bem preparado, além das videoaulas, você precisa resolver questões de concursos anteriores. Dessa forma, além de revisar os conteúdos, pode conhecer melhor a banca organizadora. Mas, não tem jeito melhor de conhecer uma organizadora, do que respondendo questões que já foram aplicadas por ela anteriormente. Então, aproveite essa oportunidades para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões de concursos PC RN

Músicas que podem te ajudar nos estudos

Por fim, playlists musicais podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo. Pensando nisso, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no aumento da motivação, sensação de bem estar, bom humor, criatividade, autoestima e combate ao estresse. Ouça:

 

Então, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos. Assim, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *