Concurso PC PB: descubra como passar na Polícia Civil da Paraíba

Atualizado em 29/06/2022 às 10:05

Com vagas de nível superior para diversos cargos, o concurso PC PB está com inscrições abertas! E se você deseja concorrer a uma destas vagas, confira tudo o que você precisa saber.

Saiba tudo sobre o concurso PC PB

O Aprova Concursos preparou cursos exclusivos para o concurso da PC PB. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na Polícia Civil da Paraíba, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso PC PB

Para mais informações, ligue 0800 727 6282

Table of Contents

Concurso PC PB

A Polícia Civil da Paraíba abriu 1.400 vagas de nível superior divididas conforme a tabela abaixo:

Quadro de vagas – pc pb concurso

As inscrições iniciaram às 10h do dia 08/10 e seguem até 18h de 11/11/2021 (horário oficial de Brasília/DF) no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/PC_PB_21

As taxas custam:

  • Delegado de Polícia Civil, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal e Perito Oficial Químico-Legal: R$ 250,00;
  • Escrivão de Polícia Civil, Agente de Polícia Civil, Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista: R$ 180,00

Existe possibilidade de isenção da taxa na pc paraiba concurso para doadoras de leite materno, doador de sangue, doador de medula óssea, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico. os procedimentos para solicitação estão descritos no item 6.4.8 do edital.

O Regime Jurídico da PC PB é o estatutário, de acordo com as normas estabelecidas na Lei Complementar nº 85/2008.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração.

Requisitos básicos para ingresso na PC PB

Além dos requisitos específicos que vamos apresentar mais para frente no texto, é necessário para todos os cargos possuir idade mínima de 18 anos completos, no ato da matrícula, e apresentar a seguinte documentação:

  • título de eleitor e comprovante de votação na última eleição e(ou) justificativa de não votação, em ambos os turnos, se for o caso;
  • comprovante de quitação com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • carteira de identidade civil;
  • carteira nacional de habilitação, válida a partir da categoria B, para todos os cargos;
  • diploma do curso de nível superior, conforme exigido para o cargo de concorrência, reconhecido pelo MEC;
  • certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual ou da Justiça do Distrito Federal (para os residentes no Distrito Federal), da Justiça Militar Estadual e Federal e da Justiça Eleitoral, todas da cidade/município e(ou) da jurisdição onde reside referente aos últimos cinco anos;
  • duas fotos 3x4cm, coloridas, com fundo branco;
  • declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e(ou) municipal.

Qual é o salário do concurso PC PB?

A jornada de trabalho para todos os cargos será de 40 (quarenta horas) semanais, prestada conforme
regime previsto nos artigos. 22 e 23 da Lei Complementar Estadual nº 85/2008.

Já os vencimentos são os seguintes:

 

A remuneração inicial dos cargos/áreas é composta pelo vencimento, risco de vida, adicional de
representação, auxílio-alimentação e bolsa de desempenho, sendo esses dois últimos partes não fixas da remuneração.

Evolução funcional na PCPB

A última legislação que trata sobre a evolução funcional da PC PB é  Lei 9.245/2010, que teve um reajuste aprovado para incidir a partir de 2012.

Confira os valores de remuneração na PC PB

Confira os valores de salários na PC PB

 

Atribuições e requisitos especícificos da PC PB

A seguir vamos apresentar as informações detalhadas de cada um dos cargos abertos do concurso policia civil pb 2021:

Delegado de Polícia Civil

  • REQUISITOS: no concurso delegado pb é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Bacharel em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
  • ATRIBUIÇÕES: executar atividades de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração policial civil, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, bem como praticar todos os atos referentes à Polícia Judiciária em conformidade com o art. 228 da Lei Complementar nº 85/2008.

Escrivão de Polícia

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer curso, reconhecido pelo MEC.
  • ATRIBUIÇÕES:
    • dar cumprimento às formalidades processuais;
    • lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, àultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, tais como:
      • inserir dados em sistemas informatizados;
      • auxiliar nas atividades operacionais que requeiram diligências externas;
      • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, além de outras atribuições em conformidade com o art. 233 da Lei Complementar nº 85/2008

Agente de Investigação

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer curso, reconhecido pelo MEC.
  • ATRIBUIÇÕES: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, tais como:
    • inserir dados em sistemas informatizados,
    • auxiliar nas atividades cartorárias,
    • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, além de outras atribuições em conformidade com o art. 232 da Lei Complementar nº 85/2008.

Perito Criminal

No edital da policia civil pb, as atribuições deste cargo são as mesmas para todas as áreas, no caso:

  • exercer, com autonomia e independência, a função pericial técnico-científica criminal;
  • produzir informações ou pareceres técnicos na área de sua especialidade;
  • realizar pesquisa científica em áreas de interesse da Criminalística;
  • realizar pesquisa científica em áreas de interesse da sua especialidade;
  • comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, e, quando acionado, aos locais de crime (locais de morte violenta e demais crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual, crimes ambientais, incêndios de qualquer natureza, acidentes de qualquer natureza, etc.) e aos laboratórios, caso seja designado para setores internos, a fim de:
    • realizar os exames e levantamentos periciais necessários;
    • coletar ou fiscalizar a coleta e o acondicionamento de vestígios, realizando, em seguida, registro em sistema computacional, conforme legislação pertinente;
    • coordenar os trabalhos auxiliares;
    • registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • proceder o registro fotográfico da ocorrência, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • digitar e emitir os laudos periciais resultantes dos exames realizados, nos moldes estabelecidos pelas normas éticas e legais concernentes ao exercício dessa atividade profissional nos termos da legislação processual penal em vigor;
    • digitar e emitir outros documentos oficiais relativos aos exames que houver realizado;
    • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
    • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo além de outras atribuições em conformidade com o art. 236 da Lei Complementar nº 85/2008.

 

Já os requisitos  específicos são diferentes, de acordo com a área escolhida:

Perito Criminal – Área Geral

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquitetura, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, Segurança da Informação, Redes de Computadores, Análise de Banco de Dados, Ciências Biológicas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Engenharia, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Economia, Ecologia, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Química ou Química Industrial, reconhecido pelo MEC.

Perito Criminal – Biologia

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso nível superior em Ciências Biológicas, Biomedicina ou Ecologia, reconhecido pelo MEC.

Perito Criminal – Engenharia

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia,
reconhecido pelo MEC.

Perito Criminal – Tecnologia da Informação

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, Segurança da Informação, Redes de
Computadores ou Análise de Banco de Dados, reconhecido pelo MEC.

Perito Médico-Legal

As atribuições dos três cargos de Perito Médico-Legal da policia civil pb concurso são as mesmas:

  • exercer, com autonomia e independência, a função pericial técnico-científica de Medicina-Legal, por meio de exames, diretos ou indiretos, em cadáveres para fins de determinação da causa mortis, em caso de morte violenta ou óbito suspeito de ter sido ocasionado por agentes externos, bem como em se tratando de cadáveres de identidade ignorada, e em pessoas vivas;
  • realizar perícias especiais em qualquer área que tenha título de especialista, nos termos do Decreto Federal nº 8.516/2016, e haja designação de superior hierárquico para tal;
  • produzir informações ou pareceres técnicos na área de sua especialidade;
  • realizar pesquisa científica em áreas de interesse da sua especialidade;
  • comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local adequado à exames, a fim de:
    • realizar os exames e levantamentos periciais necessários;
    • coletar ou fiscalizar a coleta e o acondicionamento de vestígios, realizando, em seguida, registro em sistema computacional, conforme legislação pertinente;
    • coordenar os trabalhos auxiliares;
    • registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • proceder o registro fotográfico da ocorrência, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • digitar e emitir os laudos periciais resultantes dos exames realizados, nos moldes estabelecidos pelas normas éticas e legais concernentes ao exercício dessa atividade profissional nos termos da legislação processual penal em vigor;
    • digitar e emitir outros documentos oficiais relativos aos exames que houver realizado;
    • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
    • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, além de outras atribuições em conformidade com o art. 237 da Lei Complementar nº 85/2008.

 

Já os requisitos específicos do concurso pc paraiba para o cargo são diferentes, de acordo com a área escolhida:

Perito Médico-Legal – Área Geral

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Medicina, reconhecido pelo MEC.

Perito Médico-Legal – Área Psiquiatria

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Medicina, reconhecido pelo MEC, e Título de Especialista em Psiquiatria, nos termos do Decreto Federal nº 8.516/2016.

Perito Médico-Legal – Área Patologia

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Medicina, reconhecido pelo MEC, e Título de Especialista em Patologia nos termos do Decreto Federal nº 8.516/2016.

Perito Odonto-Legal

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Odontologia, reconhecido pelo MEC.
  • ATRIBUIÇÕES:
    • exercer, com autonomia e independência, a função pericial técnico-científica de OdontologiaLegal, por meio de exames, diretos ou indiretos, em cadáveres, em caso de morte violenta ou óbito suspeito de ter sido ocasionado por agentes externos, bem como em se tratando de cadáveres de identidade ignorada, e em pessoas vivas;
    • realizar identificação humana na área de Odontologia-Legal;
    • realizar perícias especiais em qualquer área que tenha título de especialista e haja designação de superior hierárquico para tal;
    • produzir informações ou pareceres técnicos na área de sua especialidade;
    • realizar pesquisa científica em áreas de interesse da sua especialidade;
    • comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local adequado à exames, a fim de:
      • realizar os exames e levantamentos periciais necessários;
      • coletar ou fiscalizar a coleta e o acondicionamento de vestígios, realizando, em seguida, registro em sistema computacional, conforme legislação pertinente;
      • coordenar os trabalhos auxiliares;
      • registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio,
        caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
      • proceder o registro fotográfico da ocorrência, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
      • digitar e emitir os laudos periciais resultantes dos exames realizados, nos moldes estabelecidos pelas normas éticas e legais concernentes ao exercício dessa atividade
        profissional nos termos da legislação processual penal em vigor;
      • digitar e emitir outros documentos oficiais relativos aos exames que houver realizado;
      • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico
        ou eletrônico próprio;
      • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, além de outras atribuições em conformidade com o art. 237 da Lei Complementar nº 85/2008.

 

Perito Químico-Legal

As atribuições dos dois cargos desta área são as mesmas, no caso:

  • exercer, com autonomia e independência, a função pericial técnico-científica de Química, Bioquímica e da Toxicologia em peças anatômicas e líquidos retirados de cadáveres, em matérias orgânicas, inorgânicas, tóxicos, venenos, explosivos e produtos químicos, e outros materiais visando ao esclarecimento e à prova das infrações penais;
  • produzir informações ou pareceres técnicos na área de sua especialidade;
  • realizar pesquisa científica em áreas de interesse da sua especialidade; comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local designado, a fim de:
    • realizar os exames e levantamentos periciais necessários;
    • coletar ou fiscalizar a coleta e o acondicionamento de vestígios, realizando, em seguida, registro em sistema computacional, conforme legislação pertinente;
    • coordenar os trabalhos auxiliares; d) registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • proceder o registro fotográfico da ocorrência, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo;
    • digitar e emitir os laudos periciais resultantes dos exames realizados, nos moldes estabelecidos pelas normas éticas e legais concernentes ao exercício dessa atividade profissional nos termos da legislação processual penal em vigor;
    • digitar e emitir outros documentos oficiais relativos aos exames que houver realizado;
    • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
    • conduzir viatura policial, caracterizada ou não, caso não haja outro servidor designado para fazê-lo, além de outras atribuições em conformidade com o art. 238 da Lei Complementar nº 85/2008.

Já os requisitos  específicos são diferentes, de acordo com a área escolhida:

Perito Químico-Legal – Área Geral

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso nível superior em Química, Química
Industrial, Farmácia, Farmácia Bioquímica ou Farmácia Industrial, reconhecido pelo MEC.

Perito Químico-Legal – Área Química

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Química ou Química Industrial, reconhecidos pelo MEC.

Técnico em Perícia

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer curso, reconhecido pelo MEC.
  • ATRIBUIÇÕES:
    • executar atividades de auxílio e apoio ao Perito Oficial;
    • comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local designado, a fim de:
      • auxiliar na realização dos exames e levantamentos periciais necessários;
      • auxiliar na coleta e no acondicionamento de vestígios;
      • registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio, caso seja designado pelo superior hierárquico;
      • proceder ao registro fotográfico da ocorrência;
      • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
      • conduzir viatura policial, caracterizada, ou não, inclusive de remoção cadavérica;
      • realizar serviços administrativos, nas áreas finalísticas, ou não, caso seja designado pelo superior hierárquico, além de outras atribuições em conformidade com o art. 241 da Lei Complementar nº 85/2008.

Papiloscopista

  • REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer curso, reconhecido pelo MEC.
  • ATRIBUIÇÕES: comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local designado, a fim de:
    • executar as atividades de classificação, pesquisas e arquivamento de impressões digitais;
    • proceder a identificação civil e criminal, inclusive com a utilização de sistemas tecnológicos e de informáticas disponíveis;
    • proceder à coleta de impressões digitais em cadáveres;
    • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
    • conduzir viatura policial, caracterizada ou não;
    • executar outras tarefas compatíveis com as suas funções, além de outras atribuições em conformidade com o art. 243 da Lei Complementar nº 85/2008.

Necrotomista

As atribuições são as mesmas para os dois cargos, no caso:

  • auxiliar o Perito Oficial Médico-Legal, o Perito Oficial Odonto-Legal ou Perito Oficial QuímicoLegal durante os exames, quando exigido;
  • manipular e movimentar cadáveres; acondicionar os cadáveres em câmara fria, proceder à coleta de vestígios biológicos em vivos e em mortos; comparecer, em dia de serviço, ao Núcleo de Polícia Científica correspondente, ou, extraordinariamente, em outro local designado, a fim de:
    • auxiliar na realização dos exames e levantamentos periciais necessários;
    • auxiliar na coleta e no acondicionamento de vestígios;
    • registrar todas as informações da ocorrência em meio físico ou eletrônico próprio, caso seja designado pelo superior hierárquico;
    • proceder ao registro fotográfico da ocorrência;
    • comunicar ao superior hierárquico, imediatamente, os fatos de natureza grave que ocorrerem no curso dos plantões que tiver de cumprir e registrá-los pelo meio físico ou eletrônico próprio;
    • conduzir viatura policial, caracterizada, ou não, inclusive de remoção cadavérica;
    • realizar serviços administrativos, nas áreas finalísticas, ou não, caso seja designado pelo superior hierárquico, além de outras atribuições em conformidade com o art. 244 da Lei Complementar nº 85/2008.

 

Já os requisitos  específicos são diferentes, de acordo com a área escolhida:

Necrotomista – Área Geral

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer curso, reconhecido pelo MEC.

Necrotomista – Área Enfermagem

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem, reconhecido pelo MEC.

Etapas do concurso PC PB

Todos os candidatos serão avaliados em duas etapas, sendo a primeira dividida nas seguintes fases:

  • provas objetivas e prova discursiva,
  • prova de capacidade física,
  • avaliação psicológica,
  • avaliação de títulos,
  • investigação social.

 

Todas as fases da primeira etapa do concurso PC PB serão realizadas nas cidades de Campina Grande/PB e João Pessoa/PB.

Já na segunda etapa serão realizados o Curso de Formação Policial e a Avaliação Psicológica Definitiva, na cidade de João Pessoa/PB.

Prova objetiva

A prova objetiva que seria aplicada em janeiro do ano que vem, mudou para fevereiro:

  • Delegado e Peritos: 13/02/2022 com duração de 5h
  • Escrivão, Agente de Investigação, Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista: 20/02/2022 com duração de 4h30

 

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. As disciplinas cobradas são as seguintes:

  • Delegado:
    • Conhecimentos gerais – 20 questões (20,00 pontos)
      Conhecimentos específicos – 60 questões (120,00 pontos)
    • Peça prática: conhecimentos específicos – 60 linhas (20,00 pontos)
  • Escrivão e Agente:
    • Conhecimentos gerais – 20 questões (20,00 pontos)
    • Conhecimentos específicos – 60 questões (120,00 pontos)
    • Dissertação: atualidades – 30 linhas (20,00 pontos)
  • Demais cargos:
    • Conhecimentos gerais – 20 questões (20,00 pontos)
    • Conhecimentos complementares – 30 questões (30,00 pontos)
    • Conhecimentos específicos – 30 questões (60,00 pontos)
    • Dissertação: atualidades – 30 linhas (15,00 pontos)

Prova discursiva

Já a prova discursiva para Delegado consistirá de peça prática acerca dos conhecimentos específicos, com a valor de 20,00 pontos, a ser respondida em até 60 linhas.

Para os demais cargos, essa etapa constará de dissertação acerca de tema da atualidade, com o valor de 15,00 pontos, a ser respondida em até 30 linhas.

A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema) a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, um texto dissertativo, levando em conta coerência e pela coesão.

Essa etapa será realizada nas mesmas datas da prova objetiva.

Playlist: O Que Cai na Prova Discursiva

E claro, se a Prova Discursiva é uma das etapas mais importantes do concurso PC PB, não poderíamos deixar de apresentar videoaulas grátis com dicas essenciais para quem quer produzir um texto digno de nota máxima, o que facilitará ainda mais a conquista da sonhada vaga. Assista a playlist abaixo e confira com a Prof.ª Daniela Tatarin.

Prova de capacidade física

Nessa etapa serão convocados os candidatos aprovados na prova discursiva, eles irão realizar teste de corrida de 12 minutos, sendo o mínimo de 2.400 metros para o sexo masculino e 2.000 metros para o feminino.

Playlist: Dicas para a Prova de Capacidade Física

Outra etapa importantíssima no concurso PC PB 2021 é a Prova de Capacidade Física, muito disso pelo fato de ter caráter eliminatório. Chegar a esse estágio do processo seletivo estando bem preparado é fundamental, por isso preparamos uma playlist repleta de videoaulas grátis com dicas que te ajudarão a ter o melhor desempenho.

Avaliação Psicológica

De acordo com o edital PC PB, nessa etapa serão convocados os candidatos considerados aptos na prova de capacidade física.

Essa avaliação visa verificar habilidades cognitivas, tipos de raciocínio e características de personalidade importantes para o bom desempenho das atividades do cargo/área, além de avaliar e identificar os traços de personalidade restritivos ou incompatíveis para o exercício das atribuições do cargo/área.

Avaliação de Títulos

Finalmente, nessa etapa serão convocados os candidatos aptos na avaliação psicológica. Essa etapa  valerá 5,00 pontos, ainda que a soma dos documentos apresentados seja superior a esse valor, sendo aceitos apenas os títulos relacionados abaixo:

Quadro da avaliação de títulos da PC PB

Como estudar para o concurso PC PB

Estudar para um concurso público requer muito foco e dedicação, e isso não seria diferente para o concurso da PC PB.

Desta forma, como o edital já está publicado, é fundamental que você inicie a sua preparação o mais breve possível. Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um preparatório para concurso.

Isso porque, ao contar com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso para concurso pc pb você estudará de forma otimizada, com videoaulas de, no máximo, 30 minutos de duração, em uma metodologia em formato de plano de estudos, que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação, montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Em especial, para o concurso da PC PB, separamos abaixo os conteúdos de temas mais cobrados, edital verticalizado e checklist de estudos para os cargos de Agente de Investigação, Delegado e Escrivão.

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca Cebraspe e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina, como pode ser visto no exemplo abaixo:

temas-mais-cobrados-concurso PC PB

 

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada:

edital-verticalizado-concurso PC PB

 

E por fim, nosso checklist de estudos é um material exclusivo para você organizar as revisões ao longo da sua preparação para o concurso da PC PB. A tabela disponibilizada, com suas devidas orientações,  garantem o controle das revisões e sucesso no aprendizado.

checklist-concurso PC PB

Exemplo de checklist – Raciocínio Lógico

 

Os conteúdos completos, de todas as disciplinas, estão disponíveis nos links abaixo:

 

Agente: Investigação – Temas mais cobrados

Agente: Investigação – Edital verticalizado

Agente: Investigação – Checklist de estudos

Delegado – Temas mais cobrados

Delegado – Edital verticalizado

Delegado – Checklist de estudos

Escrivão – Temas mais cobrados

Escrivão – Edital verticalizado

Escrivão – Checklist de estudos

 

Playlist: Guia para ser aprovado em concursos de Polícia Civil

Existem alguns assuntos que costumam ser frequentemente cobrados em concursos de Polícia Civil, independente do estado, e claro, nisso também se enquadra a PC PB. Preparamos então uma playlist repleta de videoaulas grátis apresentando exatamente esses temas. É realmente um ótimo guia para ser aprovado. Confira!

Playlist: Língua Portuguesa para Concursos

Língua Portuguesa é uma das disciplinas que está presente nos conteúdos programáticos dos cargos oferecidos no concurso PC PB 2021, sendo aquela que, dentre as de conhecimentos básicos, terá maior número questões e, consequentemente, enorme importância na pontuação.

Então que tal aproveitar nossa playlist com videoaulas grátis apresentando os principais assuntos que devem cair nas provas, como Figuras e Funções de Linguagem; Significado e Processo de Formação das Palavras; e Concordância Nominal. Confira!

Playlist: Raciocínio Lógico para Concursos

Raciocínio Lógico é outra disciplina que estará presente nas provas da maioria dos cargos oferecidos no edital PC PB 2021. E quem quer se dar bem no concurso precisa ter total conhecimento dos principais assuntos que costumam ser cobrados. Justamente por isso preparamos também uma playlist especial para te ajudar com isso e provar que acertar as 14 perguntas será bem mais fácil do que você imagina. Aproveite!

Playlist: Informática para Concursos

Informática é uma disciplina muitas vezes um pouco esquecida pelos candidatos durante a preparação, porém, os acertos referentes fazem enorme diferença na pontuação final. E claro, no concurso da Polícia Civil da Paraíba 2021 isso não será diferente. Portanto, veja na playlist abaixo quais assuntos devem ser priorizados ao estudar.

Teste seus conhecimentos com questões

Além do curso, você também pode complementar seus estudos para concurso pc pb 2021 por meio do Aprova Questões, uma plataforma que oferece milhares de questões para que você possa revisar a teoria aprendida durante as aulas, ao mesmo tempo em que permite avaliar os seus conhecimentos.

Desta forma, combinando o método de videoaulas com a resolução de questões, sua preparação fica ainda mais poderosa. Abaixo, separamos as questões aplicadas pelo Cebraspe, que é o responsável pela organização do concurso PC PB.

Questões Cebraspe (Cespe)

Resumo do concurso PC PB

  •     Banca: Cebraspe
  •     Inscrições: 10h 08/10 até 18h 11/11/2021
  •     Cargos: Delegado, Escrivão, Técnico em Perícia, Necrotomista, Agente de Investigação, Papiloscopista e Perito
  •     Nível: Superior
  •     Vagas: 1.400
  •     Remuneração: até R$ 12,7 mil
  •     Prova: 13 e 20/02/22

Qual foi o último concurso da PC PB?

O concurso pc pb 2008 teve sua validade finalizada em 2014. O Cebraspe também foi o organizador da seleção. O ultimo edital pcpb teve mais de 18 mil candidatos inscritos.

A oferta foi de 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio, com salários que iam de R$1.231,20 a R$4.822,54.

As oportunidades de nível superior foram para os cargos de delegado, perito criminal, perito químico legal, perito médico-legal, perito odonto-legal, agente de investigação e escrivão de polícia.

Já as vagas de nível médio foram para os cargos de papiloscopista, técnico em perícia, necrotomista e motorista policial.

Os candidatos foram avaliados com provas objetivas, discursivas, exames médicos, TAF, avaliação psicológica e prova de títulos.

Sobre a PC PB

Na Paraíba, a Polícia Civil surgiu em 21 de agosto de 1981, criada com estrutura de carreira pela Lei 4.273.

Já a Lei Complementar n.º 85, publicada em 12 de agosto de 2008, é a Lei Orgânica que dispõe sobre a organização da Polícia Civil, suas obrigações perante a sociedade, seus deveres e regime disciplinar.

É através desse instrumento que estão estabelecidas as categorias da Polícia Civil, o Plano de Cargos e Carreiras, e regras para o provimento de cargos a partir da realização de concursos (investidura, nomeação, posse).

De acordo com o site da PC PB, as carreiras do órgão são as seguintes:

  • CARREIRA JURÍDICO-POLICIAL: Delegados de Polícia: (Formação de Nível Superior – Bacharel em Direito)
  • CARREIRA POLICIAL INVESTIGATIVA: Agente de Investigação, Escrivão de Polícia (Formação de Nível Superior) e Agente Operacional de Polícia Civil (Formação de Nível Médio)
  • CAREIRA DE POLÍCIA CIENTÍFICA:
  • Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal e Perito Químico-Legal – (Formação de Nível Superior)
  • CATEGORIA DE APOIO TÉCNICO: Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista – (Formação de Nível Superior)

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Se o seu interesse é participar de grandes concursos, não deixe de conferir as informações sobre a próxima seleção do INSS.

Concursos abertos e editais publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no Youtube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS