Boa notícia para os concurseiros de plantão! O concurso PC AL  – Polícia Civil de Alagoas definiu o Cebraspe, antigo Cespe, como organizadora oficial do seu próximo certame.

A nova seleção contará com 500 oportunidades, sendo 368 vagas para o cargo de Agente de Polícia e 132 vagas para a função de Escrivão. Porém, há ainda a possibilidade de que sejam ofertadas mais 50 vagas para o cargo de Delegado.

O edital do concurso da Polícia Civil de Alagoas já está em fase final de elaboração e tem a sua publicação prevista até o mês de julho!

Então, não é hora de perder tempo! Confira todas as informações sobre o certame da Polícia Civil de Alagoas e comece sua preparação hoje mesmo. Afinal, para sair à frente dos concorrentes e conquistar uma vaga, você não pode esperar o edital, precisa escolher um curso para concurso e antecipar sua preparação.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso PC AL. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais têm chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na PC AL, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Prepare-se para o concurso PC AL

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Concurso PC AL: confira todas as informações

Para começar, precisamos explicar que o concurso PC AL está autorizado desde 2018. Mas, a publicação da autorização no diário oficial não trazia o número de vagas. Agora, sabemos que serão 500 oportunidades, sendo 368 vagas para Agente e as outras 132 para o cargo de Escrivão.

Quanto aos salários, conforme lei nº 7.971, de 9 de janeiro de 2018, a remuneração inicial para os cargos de Agente e Escrivão é de R$ 3.800,00, vigente desde dezembro de 2018. Ambas as funções exigem carga de 40 horas semanais de trabalho.

Cargos do concurso PC AL

Agora vamos falar um pouco mais sobre os requisitos e atribuições de cada um dos cargos. Assim, você já sabe para qual deles deseja se inscrever e pode focar seus estudos.

Como regra geral, para ambas as funções, o candidato precisa ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses.

Além disso, é preciso também estar em dia com as obrigações eleitorais e as militares (caso o candidato seja do sexo masculino). Também é preciso ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. Confira mais sobre os requisitos específicos:

Agente de Polícia

Neste momento, vamos falar sobre os requisitos específicos para o cargo de Agente de Polícia. O candidato precisa ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Não é cobrado um curso em específico, apenas é solicitado que o candidato tenha nível superior. Também é pedido Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”, no mínimo.

Atribuições do cargo de Agente

E entre as atribuições previstas no último edital para Agente está executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do órgão, conforme previsto nas leis que regem as carreiras da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

Escrivão

Para o cargo de Escrivão, é preciso possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Da mesma forma como que para o cargo de Agente, não é solicitada a formação em um curso específico.

Atribuições do cargo de Escrivão

Entre as funções destinadas ao cargo de Escrivão, constam: dar cumprimento às formalidades processuais; lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.

Delegado

Já para o cargo de Delegado é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, também fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Atribuições do cargo de Delegado

E as atribuições, segundo o último edital são: executar atividades de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração da polícia judiciária, bem como das investigações e operações policiais. Além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme previsto nas leis que regem as carreiras da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

Evolução Funcional do concurso PC AL

Uma vez aprovado no concurso PC AL, você poderá evoluir sua remuneração de acordo com as categorias, classes, padrões e níveis abaixo:

concurso-p-al-remuneração-1

concurso-p-al-remuneração-2

concurso-p-al-remuneração-3

concurso-p-al-remuneração-4

 

Etapas do concurso PC AL 2021

Conforme divulgado pelo Conselho Superior da Polícia Civil de Alagoas, os candidatos a uma das vagas do concurso da Polícia Civil de Alagoas – PC AL serão avaliados em várias etapas, conforme a seguir:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva (apenas para Delegado)
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Prova Prática de Digitação;
  • Exames Laboratoriais e Médicos;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação Profissional.

O que cai na prova do concurso PC AL

Antes de começar a sua preparação, é ideal que você tenha, ao menos, uma noção mínima do que será cobrado na sua prova. Por isso, separamos abaixo os principais conteúdos que devem ser vistos por quem deseja conquistar a tão sonhada aprovação.

Porém, aqui é importante lembrar que a prova objetiva contará com 120 questões do tipo certo e errado.

Conteúdos da prova objetiva

  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação Complementar
  • Medicina legal
  • Informática
  • Língua Portuguesa

 

Conteúdos da prova discursiva

  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Constitucional

 

Preparação para o concurso PC AL

No Aprova, você estuda com cursos específicos. Por isso, consegue otimizar seu tempo, aprendendo só os assuntos que realmente serão cobrados na sua prova. Além disso, nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos.

Sendo assim, você não precisa fazer um cronograma pensando no que vai estudar primeiro. Nossos professores já fizeram esse trabalho por você. Então, é só seguir a ordem e ficar mais perto da sua aprovação.

Conheça nossos cursos para o concurso PC AL

Escolha o seu preparatório, de acordo com o cargo em que você quer ser aprovado. Cada curso para concurso é preparado de forma específica para o certame. Em resumo, você vai estudar só o que realmente te interessa!

banner-concurso-PC-AL

Agora que você já sabe todas as informações sobre o concurso PC AL, precisa começar sua preparação. Por isso, como bônus, trouxemos um post especial sobre como estudar português para concurso.

Playlist: Concurso PC AL – O Que Cai na Prova

Antecipar a preparação para o concurso PC AL é fundamental para ter chances maiores de conquistar uma das vagas quando o edital for publicado. Por isso, preparamos uma playlist com algumas videoaulas grátis que têm esse objetivo e cujos temas certamente serão cobrados nas futuras provas. Aproveite!

Playlist: Guia para ser aprovado em concursos de Polícia Civil

As provas de concursos de Polícia Civil como um todo costumam ter alguns conteúdos semelhantes, e justamente por sabermos disso, pedimos aos nossos professores que gravassem videoaulas grátis falando sobre o que pode vir a ser cobrado. Rodando a playlist você saberá o que é necessário estudar em Legislação Extravagante, Lei de Execução Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal, e ainda sobre a importante Lei 9099/1995. Portanto, não deixe de assistir!

Playlist: Dicas para a prova de Capacidade Física

Uma das etapas do concurso público para a Polícia Civil consiste em uma prova de capacidade física ou, de acordo com a nomenclatura que o órgão costuma utilizar em seus editais, exame biofísico. Por ser uma etapa de caráter eliminatório, onde o candidato precisa comprovar ter uma boa saúde física, é indispensável chegar a ela muito bem preparado. Por isso, preparamos uma playlist repleta de videoaulas com dicas que irão auxiliar nessa missão.

Responda questões de concursos anteriores

Além das videoaulas, você pode testar seus conhecimentos respondendo questões de concursos anteriores. Assim, você conhece o estilo de cobrança da banca e o nível de dificuldade da prova que vai enfrentar. Separe perguntas para responder diariamente. Mas atenção, acompanhe o seu desempenho a cada semana. Só assim, você saberá como está o seu progresso. É possível também, ver quais assuntos já foram aprendidos, ou ainda, quais precisam ser revisados.

No Aprova, comprando qualquer curso você tem acesso a plataforma de questões. É possível fazer alguns filtros e deixar sua preparação ainda mais específica. Por exemplo, o concurseiro  pode estudar apenas com as perguntas do concurso PC AL do ano de 2012. Não perca tempo, venha para o Aprova. Conquiste a vaga dos seus sonhos!

Resumo do concurso PC AL

  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: Agente e Escrivão
  • Vagas: 500
  • Remuneração: até R$ 3,8 mil
  • Nível: superior
  • Inscrições: a definir
  • Prova: a definir

Sobre a Polícia Civil de Alagoas

A Polícia Civil do Estado de Alagoas, como todas as polícias civis brasileiras, tem a sua origem na Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, instituída em 10 de maio de 1808, no Rio de Janeiro.

Durante o Governo Imperial, sendo o Brasil um estado unitário, a polícia era organizada em conformidade com o Código de Processo Criminal do Império e com os dispositivos do Regulamento nº 120, de 31 de janeiro de 1842. Os intendentes foram substituídos pelos Chefes de Polícia, nomeados pelos Presidentes das Províncias. Eram auxiliados pelos delegados e subdelegados nos respectivos distritos.

Nos primeiros anos da República, em 1912, surgiu a primeira disposição legal relacionada à Polícia Civil alagoana, quando o Governador Clodoaldo da Fonseca criou a Guarda Civil, destinada a execução do policiamento ostensivo uniformizado no Estado, nas mesmas modalidades da Polícia Militar.

Não havia a polícia de carreira e as funções policiais eram preenchidas por livre nomeação do governo.

Em 25 de junho de 1975, a Lei nº 3.437 instituiu os cargos efetivos da estrutura da Polícia Civil, na época subordinada à Secretaria de Segurança Pública.

A Lei nº 6.441 de 2003, criou a Direção Geral de Polícia Civil, concedendo-lhe autonomia administrativa e financeira, com status de secretaria de estado.

A partir de 2007, pela Lei Delegada nº 43, passou a denominar-se Delegacia Geral de Polícia Civil.

Atualmente a Polícia Civil de Alagoas é composta por cerca de 2.000 (dois mil) integrantes – entre Delegados, Escrivães e Agentes.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos Autorizados e Previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos Abertos e Editais Publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material Gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no Youtube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *