Concurso MP PA: tudo sobre o edital do Ministério Público do Pará

Atualizado em 29/08/2022 às 13:16

A espera pelo Concurso MP PA acabou! O órgão conta acaba de publicar edital para os níveis médio  e superior. Por isso, se você quer saber mais sobre esse certame e como se preparar para garantir uma das vagas, é só continuar lendo esse texto. 

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso MP PA. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no Ministério Público do Pará, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Acesse o curso para o concurso MP PA

Para mais informações, ligue 0800 727 6282

Tudo sobre o concurso MP PA

O Ministério Público do Estado do Pará divulgou edital com oferta de 169 vagas imediatas, mais oportunidades em cadastro de reserva, para os seguintes cargos: 

CARGOS VAGAS ESCOLARIDADE
Auxiliar: Administração 77 + CR Nível médio completo
Auxiliar: Enfermagem 3 + CR  Nível médio + curso de Auxiliar de Enfermagem devidamente reconhecido no COREN
Técnico: Informática 15 + CR Nível médio + especialização e/ou curso técnico profissionalizante na área de Informática com, no mínimo, 180 horas
Técnico: Administrador 3 + CR Graduação em Administração + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Analista de Sistemas – Desenvolvimento 2 + CR Graduação na área de Tecnologia da Informação ou em qualquer área + pós na área de TI com carga horária mínima de 360 horas
Técnico: Analista de Sistemas – Suporte à Rede de Computadores 1 + CR
Técnico: Analista de Sistemas – Modelagem de Sistemas 2 + CR
Técnico: Analista de Sistemas – Suporte a Banco de Dados 2 + CR
Técnico: Assistente Social 12 + CR Graduação em Serviço Social + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Biblioteconomista 1 + CR Graduação em Biblioteconomia + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Contador 3 + CR  Graduação em Ciências Contábeis + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Economista 3 + CR Graduação em Economia ou
Ciências Econômicas + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Enfermeiro 1 + CR Graduação em Enfermagem + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Pedagogo 1 + CR Graduação em Pedagogia
Técnico: Psicólogo 10 + CR  Graduação em Psicologia + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Sociólogo 2 + CR Graduação em Ciências Sociais
Técnico: Especializado – Arquiteto 4 + CR Graduação em Arquitetura + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Especializado – Engenheiro 4 + CR Graduação em Engenharia Civil + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Especializado – Odontólogo 2 + CR Graduação em Odontologia + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Especializado – Médico 5 + CR Graduação em Medicina + Registro no Conselho de Classe
Técnico: Especializado – Médico – Psiquiatria 1 + CR Graduação em Medicina, com
residência médica ou especialização ou título de especialista em Psiquiatria + Registro no Conselho de Classe
Analista: Jurídico 15 + CR Graduação em curso superior de Direito

É preciso destacar que haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros, indígenas ou quilombolas.

Já quanto aos salários e benefícios, os valores são os seguintes:

Os servidores poderão receber ainda Auxílio Saúde de acordo com sua faixa etária e tabela definida em regulamento próprio. E a remuneração poderá ainda ser composta por outras vantagens e benefícios, além do Auxílio Saúde e do Auxílio Alimentação, tais como Adicional por Tempo de Serviço, Licença Prêmio, Auxílio Transporte, todos condicionados ao atendimento dos requisitos legais e regulamentares.

A jornada de trabalho dos cargos efetivos é de 30 horas. E a carga horária dos servidores ocupantes do cargo de Técnico Especializado – Médico e Técnico Especializado – Médico – Psiquiatra será de 4 horas diárias, conforme regulamentação própria.

A lotação será em Belém/PA e nas regionais Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Sudeste I, Sudeste II, Sudeste III, Sudeste IV, Sudoeste I, Sudoeste II, Tocantins, Marajó I, Marajó II e Baixo Amazonas. As cidades que fazem parte de cada região podem ser conferidas no edital.

Inscrições concurso MP PA

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela Internet, no período de 14h de 23 de maio às 16h de 23 de junho na página da Consulplan (https://www.consulplan.net/concursosInterna.aspx?k=rA4BFSjYUHw=). O valor da taxa é de R$ 42,00 para nível superior e R$ 40,00 para nível médio.

Há possibilidade de solicitar a isenção da taxa para o candidato que for pessoa com deficiência ou estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. O prazo vai de 23 a 25 de maio.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data de publicação do ato de homologação, prorrogável uma vez por igual período, a critério do MPPA.

Etapas concurso MP PA

Todos os candidatos serão avaliados conforme a tabela abaixo:

A prova objetiva de múltipla escolha e a prova discursiva terão duração de 4h30 e serão realizadas no dia 14 de agosto de 2022, conforme distribuição a seguir:

  • MANHÃ: 8h00min às 12h30min Todos os cargos de nível médio/técnico.
  • TARDE: 14h30min às 19h00min Todos os cargos de nível superior.

Requisitos para todos os cargos do MP PA

De acordo com o edital é necessário:

  •  Ser aprovado no concurso público.
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o item 2 do edital.
  • Ter, na data da posse, comprovada a maioridade civil.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
  • Cumprir as determinações do edital.

Atribuições dos cargos do concurso MP PA

A síntese das atribuições dos cargos está no Anexo IV do edital MP PA 2022:

Nível Médio:

  • Auxiliar de Administração: Atribuições do cargo estabelecidas na Lei nº 8.060/2014, (D.O.E. DE 26/9/2014).
  • Auxiliar de Enfermagem: Atribuições do cargo estabelecidas na Resolução nº. 14/2003- MP/CPJ, de 18 de novembro de 2003 (D.O.E. de 20/11/2003), que alterou a Resolução nº. 01/95- MP/CPJ
  • Técnico em Informática: Atribuições do cargo estabelecidas na Resolução nº. 006/2012 MP/CPJ, de 24 de maio de 2012 (D.O.E. de 30/5/2012) que alterou a Resolução nº. 014/2003-CPJ.

Nível Superior:

  • Analista Jurídico: Atribuições do cargo estabelecidas na Lei nº 7.678/2012, (D.O.E. DE 23/11/2012).
  • Técnico – Assistente Social / Técnico – Psicólogo: Atribuições do cargo estabelecidas na Lei nº 8.060/2014, (D.O.E. DE 26/9/2014).
  • Técnico – Analista de Sistemas – Desenvolvimento, Técnico – Analista de Sistemas – Modelagem de Sistemas Atribuições do cargo estabelecidas na Resolução nº. 006/2012-CPJ, DE 24 DE MAIO DE 2012 (D.O.E. de 30/5/2012) que alterou a Resolução nº. 014/2003-CPJ, de 18 de novembro de 2003.
  • Técnico – Administrador / Técnico – Analista de Sistemas – Suporte à Banco de Dados / Técnico -Analista de Sistemas – Suporte à Rede de Computadores / Técnico – Arquiteto / Técnico -Biblioteconomista / Técnico – Contador / Técnico – Economista / Técnico – Sociólogo / Técnico Especializado – Engenheiro / Técnico Especializado – Odontólogo / Técnico Especializado – Médico / Técnico Especializado – Médico Psiquiatra: Atribuições do cargo estabelecidas na Resolução nº. 14/2003- MP/CPJ, de 18 de novembro de 2003 (D.O.E. de 20/11/2003), que alterou a Resolução nº. 01/95-MP/CPJ.
  • Técnico – Enfermeiro: Atribuições do cargo estabelecidas Lei nº 7206/2008.
  • Técnico – Pedagogo: Atribuições do cargo estabelecidas na Resolução nº. 043/2011-CPJ, de 1 de dezembro de 2011 (D.O.E. de 6/12/2011), que alterou a Resolução nº. 014/2003-CPJ, de 18 de novembro de 2003

Estude para o concurso MP PA

Para conquistar uma das vagas você precisa de um curso para concurso de qualidade. E como esse é um edital que oferece vagas com excelente remuneração a concorrência tende a ser alta. Então, nada de esperar, comece a estudar agora mesmo!

E ainda, para te dar um gostinho do jeito Aprova de te preparar, separamos abaixo, algumas videoaulas sobre as disciplinas citadas acima. Então, é só dar o play e começar a aprender tudo sobre esses assuntos:  

Videoaulas de Língua Portuguesa para Concursos

Língua Portuguesa é uma das disciplinas de Conhecimentos Gerais que é comum a todos os cargos do concurso MP PA. Então, para ajudar na sua preparação separamos a playlist abaixo, repleta de videoaulas grátis que te mostrarão o que mais costuma cair nas provas. Confira!

Questões para o concurso MP PA

Para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos também questões de concursos anteriores. Então, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco de nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Resolva questões do concurso MP PA

Material gratuito para o concurso MP PA

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com o que cai na prova do concurso. Você verá quais são os temas mais cobrados e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Em especial, para este concurso, além dos temas mais cobrados, separamos abaixo os conteúdos de edital verticalizado e simulados, confira:

Temas mais cobrados MP PA

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina.

Temas mais cobrados concurso MP PA – Analista Jurídico 

Temas mais cobrados concurso MP PA – Arquiteto

Temas mais cobrados concurso MP PA – Auxiliar: Administração

Temas mais cobrados concurso MP PA – Auxiliar: Enfermagem

Temas mais cobrados concurso MP PA – Engenheiro

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Administrador

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Analista de Sistemas

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Assistente Social

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Biblioteconomista

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Contador

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Economista

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Enfermeiro

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Especializado – Médico

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Especializado – Odontólogo

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Informática

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Pedagogo

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Psicólogo

Temas mais cobrados concurso MP PA – Técnico: Sociólogo

Edital verticalizado MP PA

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada.

Edital Verticalizado concurso MP PA – Analista: Jurídico

Edital Verticalizado concurso MP PA – Arquiteto

Edital Verticalizado concurso MP PA – Auxiliar: Administração

Edital Verticalizado concurso MP PA – Auxiliar: Enfermagem

Edital Verticalizado concurso MP PA – Engenheiro

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Administrador

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Analista de Sistemas

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Assistente Social

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Biblioteconomista

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Contador

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Economista

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Enfermeiro

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Especializado – Médico

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Especializado – Odontólogo

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Informática

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Pedagogo

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Psicólogo

Edital Verticalizado concurso MP PA – Técnico: Sociólogo

Checklist de estudos MP PA

Neste material você vai encontrar um checklist para que você faça um acompanhamento dos estudos, marcando o que já foi estudado e revisado.

Checklist concurso MP PA – Analista Jurídico 

Checklist concurso MP PA – Arquiteto

Checklist concurso MP PA – Auxiliar: Administração

Checklist concurso MP PA – Auxiliar: Enfermagem

Checklist concurso MP PA – Engenheiro

Checklist concurso MP PA – Técnico: Administrador 

Checklist concurso MP PA – Técnico: Analista de Sistemas

Checklist concurso MP PA – Técnico: Assistente Social

Checklist concurso MP PA – Técnico: Biblioteconomista

Checklist concurso MP PA – Técnico: Contador

Checklist concurso MP PA – Técnico: Economista

Checklist concurso MP PA – Técnico: Enfermeiro

Checklist concurso MP PA – Técnico: Especializado – Médico

Checklist concurso MP PA – Técnico: Especializado – Odontólogo

Checklist concurso MP PA – Técnico: Informática

Checklist concurso MP PA – Técnico: Pedagogo

Checklist concurso MP PA – Técnico: Psicólogo

Checklist concurso MP PA – Técnico: Sociólogo

Simulados MP PA

E por fim, o simulado traz questões sobre os conteúdos mais relevantes que estarão presentes na sua prova.

Simulados concurso MP PA (em breve)

Resumo do concurso MP PA

  • Cargos: Auxiliar, Técnico e Analista
  • Nível: Médio e Superior
  • Salários: Até R$ 4,4 mil
  • Vagas: 169 + CR
  • Inscrições: 23/05 a 23/06/22
  • Prova: 14/08/22

Último concurso MP PA

O último concurso MP PA aconteceu em 2012 com oferta de 283 vagas para os níveis médio, técnico e superior, nos seguintes cargos:

  • Auxiliar de Administração;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico – Analista de Sistema – Suporte a Banco de Dados;
  • Técnico – Analista de Sistema – Desenvolvimento;
  • Técnico – Analista – Suporte a Rede de Computadores;
  • Técnico – Analista de Sistema – Modelagem de Sistemas;
  • Técnico – Biblioteconomista;
  • Técnico-Contador;
  • Técnico – Pedagogo;
  • Técnico Especializado – Arquiteto; e
  • Analista Jurídico.

O salário ia de R$ 1.848,38 a R$ 2.639,68.

Os candidatos foram avaliados com prova objetiva contendo 70 questões, divididas nas áreas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. E também foi aplicada prova de redação. E ainda, para os candidatos de nível superior houve avaliação de títulos.

Sobre o MP PA

O Ministério Público do Pará está presente em todas as regiões do Pará, atuando na defesa dos interesses sociais e indisponíveis, como o direito à vida, à saúde, à moradia, à liberdade, à educação, ao trabalho, à cidadania, dentre outros.

O MP PA é uma instituição pública permanente e independente, que não pertence ao Poder Judiciário nem aos Poderes Executivo, Legislativo ou ao Tribunal de Contas. Tem orçamento, carreira e administração próprios. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

Para saber mais, acesse https://www2.mppa.mp.br/institucional/sobre-o-mppa.htm

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS