Concurso Guarda Municipal: uma oportunidade imperdível

Atualizado em 19/08/2020 às 10:50

Saiba tudo sobre concurso Guarda Municipal!

Um cargo que costuma render grande quantidade de vagas em concursos públicos é o de Guarda Municipal. E tão expressiva quanto o número de oportunidades, é o número de candidatos que concorrem a elas. Sim, esses certames tendem a ter uma enorme quantidade de inscritos, e muito disso se deve ao fato de, na maioria dos casos, exigir apenas o nível médio completo e pagar um excelente salário. Então se você procura informações sobre concurso Guarda Municipal nas principais cidades brasileiras, veio ao lugar certo. A partir de agora contaremos todos os detalhes.

concursos guarda municipal

Concursos para Guarda Municipal oferecem milhares de vagas todos os anos

Bom, antes de mais nada é importante falarmos um pouco mais sobre essa tão honrosa profissão. Não basta simplesmente saber qual nível de escolaridade é necessário para concorrer ou quanto de quanto será a remuneração mensal. É preciso se inteirar sobre as atribuições, sobre os campos de atuação, enfim, o básico para se ter a certeza de possuir ou não características fundamentais para buscar uma dessas vagas.

Concurso Guarda Municipal – Atribuições do cargo

o que faz um guarda municipal

A Guarda Municipal tem papel fundamental nas cidades

Fazendo um apanhado geral do que é descrito no edital concurso Guarda Municipal da maioria das cidades, é perfeitamente possível dizer que as principais atribuições da função são:

Executar o policiamento ostensivo preventivo, uniformizado, equipado e armado, na proteção à população, bens, serviços e instalações do Município. Desempenhar atividades de proteção ao patrimônio público municipal, prevenindo ocorrência interna e externa de qualquer ilícito penal ou administrativo.

Além disso, outras tarefas pontuais também podem ser requisitadas, entre elas podemos citar: condução de veículos oficiais quando em serviços de vigilância; controle de entrada e saída de pessoas e veículos em locais onde a vigilância estiver sob sua responsabilidade; investigação de quaisquer condições anormais que possam vir a acontecer durante seu turno de trabalho; acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções; exercer a fiscalização e a lavratura de auto de infração.

Concurso Guarda Municipal

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os requisitos e principais atividades que competem a um Guarda Municipal, é hora de falar sobre o que nos move: concurso público. Como dito no início da postagem, certames para essa função são muito frequentes.

O Brasil possui ao todo 26 estados, além do Distrito Federal, e deles fazem parte mais de 5,5 mil municípios. Agora imagine que todos eles precisam ter sua Guarda Municipal e, consequentemente, realizar certames para contratá-los. A quantidade de oportunidades é muito, mas muito grande.

Obviamente não conseguiremos listar aqui as seleções realizadas em todos os municípios, mas tentaremos falar a seguir pelo menos sobre as capitais das quais se têm notícias oficiais. Assim você fica sabendo quando foi realizado o último concurso, se existe possibilidade de um novo acontecer em breve, enfim. Então vamos lá…

Concurso Guarda Municipal – Capitais

Aracaju

guarda municipal aracaju

Guarda Municipal de Aracaju

O último concurso Guarda Municipal Aracaju aconteceu no ano de 2012 onde, na ocasião, foram oferecidas 95 vagas em ampla concorrência e outras 5 reservadas para portadores de deficiência. Para concorrer ao salário que era de R$ 1.310,40, exigia-se nível médio completo e carteira de habilitação em categoria B ou superior.

Se levarmos em conta que lá se vão 8 anos sem realizar um concurso, acredita-se que em breve a capital do estado de Sergipe possa sim anunciar uma nova seleção.

Belo Horizonte

guarda municipal belo horizonte

Guarda Municipal de Belo Horizonte

Ao contrário do citado acima, o concurso Guarda Municipal Belo Horizonte aconteceu recentemente, mais precisamente no ano de 2019. A oferta total foi de 500 vagas, sendo 400 para candidatos do sexo masculino e 100 para candidatas do sexo feminino. Os aprovados teriam direito a vencimentos iniciais no valor de R$ 1.851,21, além de outros benefícios como vale-lanche e bonificação por cumprimento de metas.

Como a validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois, é improvável que tenhamos outro edital concurso Guarda Municipal publicado antes de 2023.

Boa Vista

guarda municipal boa vista

Guarda Municipal de Boa Vista

Vamos agora ao estado de Roraima, onde o último concurso Guarda Municipal Boa Vista aconteceu nesse ano de 2020. A oferta foi de um total de 50 vagas e para concorrer era necessário possuir nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo em categoria B.

Tendo o concurso validade de dois anos e a possibilidade de ser prorrogado por outros dois, ao que tudo indica uma nova realização deve acontecer somente a partir de 2024.

Campo Grande

guarda municipal campo grande

Guarda Municipal de Campo Grande

O concurso Guarda Municipal Campo Grande é mais um entre os daquela lista que há anos não acontece. O último foi em 2009, quando foram oferecidas 683 vagas, mas com uma diferença em relação aos três citados anteriormente, o nível de escolaridade exigido era o fundamental.

Bom, dado esse enorme hiato, era de se imaginar que a capital do Mato Grosso do Sul realizasse novo concurso em breve. E a expectativa se confirmou. O edital deve ser publicado ainda em 2020, com vagas para a região metropolitana, só que dessa vez a exigência será de nível médio completo, além de outros requisitos.

Florianópolis

guarda municipal florianopolis

Guarda Municipal de Florianópolis

Chegando à Santa Catarina, o último concurso Guarda Municipal Florianópolis foi realizado no ano de 2015, oferecendo 25 vagas. Só que nesse caso o nível de escolaridade exigido para que se pudesse concorrer era o superior. E poderia ser em qualquer área. Além disso, pedia-se Carteira Nacional de Habilitação na categoria AB.

Como o prazo de validade, que era de dois anos, prorrogáveis por mais dois, já se encerrou, espera-se que logo tenhamos novidades a respeito da realização de um novo certame.

Fortaleza

guarda municipal fortaleza

Guarda Municipal de Fortaleza

O último concurso Guarda Municipal Fortaleza, a exemplo de alguns outros já citados na lista, aconteceu há muitos anos, mais precisamente em 2006. Foram oferecidas 230 vagas, cuja exigência para participar era ter o nível médio completo.

Claro, se levarmos em consideração que a capital do Ceará já está há 14 anos sem realizar um processo seletivo para a função, acredita-se que a publicação de um novo edital possa acontecer em breve. Porém, ainda não há informações concretas a respeito disso.

Goiânia

Guarda Municipal goiania

Guarda Municipal de Goiânia

A capital de Goiás é mais uma a entrar na lista das que há muito tempo não realizam certame. O último concurso Guarda Municipal Goiânia aconteceu em 2005. Isso mesmo, 2005! Lá se vão 15 anos. Naquela oportunidade a Prefeitura ofereceu 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para candidatas do sexo feminino. O nível de escolaridade exigido era o fundamental completo. Havia também necessidade de atender altura mínima, entre outras coisas.

Não existem informações sobre um novo concurso em breve, mas dado o tamanho intervalo de tempo desde que ocorreu o último, certamente se faz necessário pelo menos o estudo da publicação de um edital para os próximos meses.

João Pessoa

Guarda Municipal joao pessoa

Guarda Municipal de João Pessoa

A última vez que tivemos um concurso Guarda Municipal João Pessoa foi há oito anos, quando oferecidas 175 vagas para homens e 75 para mulheres. Além de nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo em categoria B, também era necessário atender a uma altura mínima.

Até a publicação dessa postagem ainda não havia informações a respeito da realização de um novo certame na capital paraibana.

Maceió

Guarda Municipal maceio

Guarda Municipal de Maceió

O concurso Guarda Municipal Maceió mais recente, se é que dá para chamar de recente, aconteceu em 2000. Vinte anos se passaram e até agora nenhum novo certame aconteceu. Houve uma grande expectativa para que em 2018 fossem ofertadas 500 vagas, o que acabou não se concretizando.

Seguimos atentos a qualquer novidade em relação a publicação de um novo edital, muito embora não existam informações concretas a respeito disso.

Manaus

Guarda Municipal manaus

Guarda Municipal de Manaus

Vamos agora até o Amazonas, para falar do concurso Guarda Municipal Manaus que aconteceu no ano de 2012. Candidatos com nível médio completo puderam concorrer a uma das 293 vagas oferecidas, desde que também tivessem altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Infelizmente, a exemplo de várias outras capitais acima citadas, também não existe previsão para que um novo certame seja realizado, mesmo tendo a validade do último já se encerrado.

Palmas

Guarda Municipal palmas

Guarda Municipal de Palmas

Com 100 vagas oferecidas, o último concurso Guarda Municipal Palmas aconteceu no ano de 2007. Para concorrer era necessário ter nível médio completo e atender algumas outras exigências.

Na contramão da maioria das citadas anteriormente, a capital do Tocantins deve sim ter novo concurso ainda em 2020, pelo menos é o que garante a prefeitura Cinthia Ribeiro, após assinar contrato com a organizadora Vunesp. A informação mais recente diz que serão ofertadas 50 vagas imediatas e outras 50 para formação de cadastro de reserva. A formação exigida, a exemplo do que aconteceu há 13 anos, será o nível médio completo.

Porto Alegre

Guarda Municipal porto alegre

Guarda Municipal de Porto Alegre

Já fazem cinco anos que um concurso Guarda Municipal Porto Alegre não é realizado. Na ocasião, candidatos com nível médio completo puderam concorrer a 10 vagas e remuneração inicial no valor de R$ 1.625,00.

Não existem informações a respeito da publicação de um novo edital para breve, mas a expectativa por parte dos concurseiros segue grande, uma vez que a validade do último expirou a pouco tempo.

Recife

Guarda Municipal recife

Guarda Municipal de Recife

A validade do último concurso Guarda Municipal Recife expirou em maio de 2014. O certame em questão ofereceu grande quantidade de vagas, 1.355 para ser mais preciso. Para se inscrever era preciso ter pelo menos o ensino médio completo.

Talvez pelo fato de o efetivo contratado ter sido grande, desde então a Prefeitura não manifestou o interesse em realizar novo concurso.

Salvador

Guarda Municipal salvador

Guarda Municipal de Salvador

Assim como aconteceu com a capital pernambucana, o último concurso Guarda Municipal Salvador teve oferta de uma grande quantidade de vagas: 2.000. Porém, lá se vão 12 anos desde que os candidatos, que precisavam ter nível médio completo, se inscreveram para participar.

Ainda não existem notícias sobre uma possível realização de novo concurso em um futuro próximo.

São Luís

Guarda Municipal sao luis

Guarda Municipal de São Luís

2006 foi a última vez em que um concurso Guarda Municipal São Luís foi realizado. Para concorrer a uma das 306 vagas que compuseram o edital, era necessário ter nível médio completo. Nesse certame tivemos um detalhe interessante, além das oportunidades para Guarda Municipal propriamente dito, também havia para Guarda Municipal Salva-Vidas e Guarda Municipal Músico.

Ao que tudo indica, em 2020 teremos um novo concurso na capital do Maranhão. Já há inclusive uma comissão formada, e o próximo passo será a contratação da banca organizadora. Ainda não há informação a respeito da quantidade de vagas, mas já se sabe que o salário ficará em torno dos R$ 2,8 mil.

Teresina

Guarda Municipal teresina

Guarda Municipal de Teresina

Finalmente podemos falar sobre mais uma capital que publicou edital mais recentemente. No caso, o concurso Guarda Municipal São Luís aconteceu em 2019, e teve oferta de 75 vagas imediatas, sendo 60 para candidatos do sexo masculino e 15 para candidatas do sexo feminino. Além disso, houve também formação de cadastro de reserva. Para concorrer, o nível de escolaridade exigido era o médio completo, e também era preciso possui CNH na categoria AB.

Uma vez que o certame em questão tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois, estima-se que não tenhamos uma nova seleção tão cedo.

Concurso Guarda Municipal – Como se preparar?

Você não precisa esperar até que novas inscrições concurso Guarda Municipal estejam abertas para iniciar sua preparação. Na realidade, antecipar os estudos é a primeira das grande dicas para quem busca o sucesso. Assim, você sai na frente dos demais candidatos quando o edital do certame que você espera for publicado.

Mas qual a melhor forma de se preparar? É simples! Com cursos online. Apenas com eles você poderá assistir videoaulas, mas não quaisquer videoaulas, e sim videoaulas que apresentam apenas conteúdos que realmente têm chances de serem cobrados nas provas. Isso faz com que você ganhe um tempo precioso e deixe sua preparação ainda mais eficaz.

Concurso Guarda Municipal – Videoaula de Língua Portuguesa

Quer um exemplo? Então que tal assistir abaixo uma videoaula especialmente gravada pela Prof.ª Carolina Santana, dando dicas fundamentais sobre a disciplina que mais cai em todas as provas: Língua Portuguesa.

Além das videoaulas, comprando qualquer curso online para se preparar para os certames, você ganhará ainda acesso ao Aprova Questões. É comprovado que praticar resolvendo questões torna sua preparação ainda mais eficiente e poderosa. Portanto, ter uma plataforma completa à sua disposição fará toda a diferença. Nela também é possível encontrar provas anteriores concurso Guarda Municipal.

Concurso Guarda Municipal – A vaga será sua!

Agora que você conheceu mais detalhes sobre os concursos, incluindo salário de Guarda Municipal, exigências para poder se candidatar às vagas, e como se preparar, só depende de você. No decorrer deste post citamos apenas alguns certames, de algumas capitais, mas como dissemos lá no início, são milhares de municípios que compõem o Brasil. Em um deles, temos certeza, há uma vaga aguardando por você.

Portanto esteja sempre ligado aqui no blog de notícias do Aprova, fique atento também aos concursos que estão com inscrições abertas e editais publicados, e claro, aos que podem acontecer futuramente.

Em breve teremos a alegria de ver sua história de sucesso em nosso Hall dos Aprovados.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS