O Concurso Funai 2021 está cada vez mais perto de se tornar realidade. Então, se você quer garantir uma das 826 vagas que podem ser abertas no próximo ano, precisa estar bem preparado e ter todas as informações sobre esse certame. 

Por isso, separamos todas as informações necessárias para quem quer concorrer a uma das vagas. 

Então, continue lendo esse texto e se prepare.

PREPARE-SE PARA O CONCURSO FUNAI COM O APROVA

Ou, se preferir, ligue: 0800 606 8889

O que é a FUNAI

Concurso Funai

Primeiramente, antes de se candidatar ou começar a sua preparação, é necessário saber do que se trata o órgão. 

A sigla Funai significa Fundação Nacional do Índio, que é o órgão indigenista oficial do Brasil. O órgão foi criado pela Lei 5.371, de 5 de dezembro de 1967.

A missão da Funai é de coordenar e executar as políticas indigenistas do Governo Federal, protegendo e promovendo os direitos dos povos indígenas. 

Além disso, também é de responsabilidade da Funai: identificar, demarcar, regularizar e registrar as terras ocupadas pelos povos indígenas, promover políticas direcionadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas e reduzir os impactos ambientais promovidos por agentes externos nessas terras. Por fim, também compete à Funai prover o acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania, como o direito à seguridade social e à educação escolar indígena.

Concurso Funai 2021

O pedido de autorização para o Concurso Funai 2021 foi protocolado no mês de agosto e  pede para que pelo menos 826 vagas sejam disponibilizadas. E ainda assim, caso sejam concedidas, o órgão seguirá com um déficit considerável, já que atualmente são aproximadamente 2 mil cargos vagos. A expectativa é que oportunidades sejam distribuídas entre as seguintes funções:

  • Nível Médio – Agente Indigenista;
  • Nível Superior – Administrador, Antropólogo, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Estatístico, Geógrafo, Indigenista Especializado, Médico Veterinário, Pesquisador, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Zootecnista.

 Estima-se que a remuneração inicial para a função de nível médio será de R$ 5,3 mil, enquanto para as de nível superior poderão ultrapassar os R$ 6,4 mil.

A lotação das vagas muito provavelmente ocorrerá nas Unidades Descentralizadas da Funai, cujas sedes se encontram em capitais e interiores de estados como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. Existe também a possibilidade de que alguns aprovados atuem no Museu do Índio, localizado no Rio de Janeiro, na sede da Fundação, que fica em Brasília, e ainda nas Frentes de Proteção Etnoambiental.

Último Concurso Funai

Como o edital do Concurso Funai 2021 ainda não foi divulgado, podemos usar o edital do Concurso Funai 2016 como base para dar o pontapé inicial na preparação. Então, confira quais foram as vagas abertas, salários e a descrição dos cargos deste último certame.

A banca responsável pela organização foi a ESAF. Na ocasião foram oferecidas 220 vagas, todas elas em cargos de nível superior como Contador (06), Engenheiro Agrônomo (05), Engenheiro – Agrimensura (04), Engenheiro Civil (03) e Indigenista Especializado (202).

Todos os candidatos tiveram que realizar provas objetivas com um total de 110 questões, sendo 40 de Conhecimentos Específicos e 70 de Conhecimentos Gerais, onde faziam parte do conteúdo programático as disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo
  • Direito Constitucional e Administrativo
  • Legislação Indigenista
  • Informática Básica
  • Administração Pública.

Atribuições dos cargos

De acordo com o edital de 2016, as atribuições dos cargos ofertados são as seguintes:

Contador:

gerenciar, coordenar e executar atividades orçamentárias, financeiras, contábeis, patrimoniais e de custos; realizar auditoria contábil e financeira; elaborar normas, relatórios e emitir pareceres; interpretar e aplicar a legislação econômico-fiscal, tributária e financeira; coordenar e executar atividades referentes à elaboração, à revisão e ao acompanhamento de programação orçamentária e financeira anual e plurianual; acompanhar a gestão de recursos públicos e o exercício de outras atividades reconhecidas como do profissional de Ciências Contábeis.

Engenheiro Agrônomo:

executar, supervisionar, planejar e coordenar atividades no campo de engenharia agronômica; prestar assistência técnico-gerencial em sua área de atuação; emitir laudos e pareceres; propor normas; fornecer dados estatísticos de suas especialidades; elaborar orçamentos e estudos sobre viabilidades econômicas e técnicas e o exercício de outras atividades reconhecidas como do profissional de Engenharia Agronômica.

Engenheiro (Área 1 – Agrimensor):

executar, supervisionar, planejar e coordenar atividades no campo de engenharia de agrimensura; realizar levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos e fotogramétricos bem como a locação de sistemas de saneamento, irrigação e drenagem, traçado de cidades, estradas e seus serviços afins e correlatos; proceder vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos relativos a terrenos rurais e urbanos; elaborar projetos e executar serviços de loteamento, desmembramento e remembramento do solo urbano e o exercício de outras atividades reconhecidas como do profissional de Engenharia de Agrimensura.

Engenheiro (Área 2 – Civil):

executar, supervisionar, planejar e coordenar atividades no campo de engenharia civil; elaborar projetos e especificações; supervisionar, planejar e coordenar a execução de obras, construção, reformas ou ampliação de prédios necessários às atividades do serviço; desenvolver estudos para a racionalização de processos de construção; prestar assistência técnico-gerencial em sua área de atuação; emitir laudos e pareceres; propor normas; fornecer dados estatísticos de sua especialidade; elaborar orçamentos e estudos sobre viabilidades econômicas e técnicas e o exercício de outras atividades reconhecidas como do profissional de Engenharia.

Indigenista Especializado:

atividades especializadas de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, sua proteção e melhoria da qualidade de vida; realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras; regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas; formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades; planejamento, organização, execução e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial e ambiental das terras indígenas; acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas sobre a história dos povos indígenas e do indigenismo; atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais do órgão indigenista e da unidade de lotação.

Agente em Indigenismo

Esse cargo não consta no último edital, mas como podem ser abertas 202 novos postos de trabalho para essa oportunidade de nível médio, trouxemos a descrição do cargo:

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atribuições voltadas ao planejamento, organização, execução, avaliação e apoio técnico e administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

  • Atribuições voltadas ao planejamento, organização, execução, avaliação; apoio técnico e administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo;
  • Execução de atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas;
  • Orientação e controle de processos voltados à proteção e à defesa dos povos indígenas;
  • Acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades, bem como atividades administrativas e logísticas, de nível intermediário, inerentes às competências institucionais e legais de seu órgão de lotação.

Se prepare para o Concurso Funai 2021

O concurso Funai 2021 provavelmente vai ser muito disputado, já que a nova edição é esperada há mais de quatro anos.

Concurso Funai

Comece agora mesmo sua preparação para a Funai

Para se ter uma ideia da concorrência que se deve esperar para o Concurso Funai 2021, a Escola de Administração Fazendária – ESAF publicou em 2016 uma tabela com o número de inscritos e a relação candidato x vaga do concurso da Funai. Ao todo foram 40.881 inscritos para  220 oportunidades .

Por fim, como já dissemos, o Concurso Funai 2021 ainda não tem um edital publicado, mas é possível começar a sua preparação mesmo assim. Então, você pode começar a se preparar agora mesmo! É importante ressaltar que quanto antes você começar a estudar, muito maiores serão suas chances de ter sucesso quando o novo certame for anunciado. E para isso, nada melhor do que contar com o fundamental auxílio do melhor curso online para concurso.

PREPARE-SE PARA O CONCURSO FUNAI COM O APROVA

Ou, se preferir, ligue: 0800 606 8889

Nele você poderá assistir videoaulas que apresentam apenas o que realmente cai nas provas. Isso é sinônimo de economia máxima de tempo, pois não será necessário perder horas preciosas com assuntos desnecessários. As videoaulas têm ainda a vantagem de concluírem o conteúdo ao que se referem em poucos minutos, otimizando a maneira como a matéria é passada e facilitando a assimilação. Portanto, estudar assistindo videoaulas é a forma mais rápida e eficiente de ficar muito bem preparado.

Estude com videoaulas

Quer uma amostra grátis de nossas videoaulas? Então separamos abaixo uma especialmente gravada pela Prof.ª Carolina Santana, de Língua Portuguesa, disciplina que, dentre aquelas de conhecimentos gerais teve maior número de questões no último concurso Funai e, muito provavelmente, também terá grande peso no próximo que deve acontecer em 2021. Confira!

Mas, como você viu acima, Raciocínio Lógico também foi parte da prova de todos os candidatos do último certame, então, assista esse vídeo e comece a  se preparar para o Concurso Funai 2021:

Por fim, confira também uma videoaula grátis sobre Informática, que também tem grandes chances de cair no Concurso Funai 2021:

 

Então, preparando-se conosco, acredite, você aumenta (e muito) suas chances de se tornar o feliz proprietário de uma das futuras 826 vagas oferecidas. Por isso, quando acontecer, não esqueça de nos avisar, contando sobre seu sucesso em nosso Hall dos Aprovados.

Se prepare para o Concurso Funai 2021 respondendo questões

Mas não apenas de videoaulas deve viver seu curso online. Quem compra o preparatório pré-edital do Aprova, ganha acesso também ao Aprova Questões, uma plataforma repleta de questões para treinar. Praticar resolvendo questões de concursos anteriores torna sua preparação ainda mais poderosa. Assim é possível testar os conhecimentos adquiridos, adquirir ainda mais conhecimento e, consequentemente, ganhar mais segurança para marcar as alternativas corretas no dia da aplicação da prova.

Concurso Funai 2021

Estude com questões para o Concurso Funai 2021

Você sabia, que uma das melhores formas de estudar é respondendo questões que foram aplicadas em concursos anteriores? Por isso, trouxemos mais de 60 questões do último concurso FUNAI para você testar seus conhecimentos. Assim, você já tem uma prévia do que estará te esperando no dia da prova oficial, quando for valendo a sua vaga. Então, responda todas as questões, confira como foi o seu desempenho e fique mais perto de se tornar um funcionário da FUNAI.

Resumo Concurso Funai 2021

  • Banca: A Definir
  • Inscrições: A Definir
  • Cargos: Vários
  • Níveis: Médio e Superior
  • Vagas: 826
  • Remuneração: R$ 5.349,07 até R$ 6.420,87
  • Situação: Aguardando Autorização

Músicas que podem ajudar nos estudos

Com o intuito de ajudar ainda mais na sua preparação para a sua próxima prova de concurso, criamos algumas playlists especiais. Músicas podem ser grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre sessões de estudo.

E, pensando nisso, montamos algumas “Playlists do Aprova” para ajudar seja no bom humor, criatividade, aumento da motivação, autoestima, combate ao estresse e muito mais. Ouça agora:

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito! Veja nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ajudaremos a conquistar uma vaga! Clique aqui para ver as nossas dicas!

Prepare-se com o Aprova

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Podemos dizer que os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja iniciar uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e fazer sua preparação com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova, e tudo está dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende tudo sobre o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula, ficando ainda mais perto da sua aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é preparado de forma específica para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *