Saiba como ser um concurseiro de sucesso

Não é preciso ser um gênio para conseguir a aprovação, vencendo a disputa acirrada por uma vaga. Mas o concurseiro de sucesso possui algumas características que você pode incorporar a sua rotina de estudos. Confira:

Concurseiro de sucesso

1 – Defina bem seu objetivo

A aprovação dificilmente ocorre para quem apenas conta com a sorte. A chave do sucesso está na definição de um objetivo e na escolha de um concurso com cargos adequados ao seu perfil. Então pesquise e seja crítico o suficiente para saber se aquele trabalho é para você!

2 – Mantenha a motivação

A diferença entre aqueles que tentam e os que conquistam uma vaga está em manter a motivação. Os candidatos bem-sucedidos perseveram e continuam os estudos até conseguir passar. O segredo é manter o foco e saber superar as dificuldades.

3 – Não espere o edital para começar a estudar

O tempo de preparação para um concurso público não é curto. Para os cargos mais disputados, o tempo médio de estudos é entre dois e três anos. Esperar o edital é um dos piores erros que se pode cometer, o tempo entre a publicação e a prova é curto. O quanto antes iniciar sua preparação, mais chances terá de passar e ser um concurseiro de sucesso.

Saiba tudo sobre os principais concursos autorizados e previstos!

4 – Prepare-se com materiais específicos

É importante procurar conteúdos direcionados para o seu concurso, para não perder tempo estudando aquilo que não será cobrado. O apoio para a preparação pode ser encontrado em materiais de estudos, editais e provas anteriores. Fazer um curso preparatório também é recomendado, pois você contará com a experiência de professores que entendem muito bem não apenas do órgão, mas da banca examinadora e a forma como ela cobra os conteúdos nas provas.

ESTUDE PARA CONCURSOS COM O APROVA CONCURSOS

Para mais informações ligue 0800 606 8889

5 – Conheça o estilo da banca

Cada concurso é organizado por uma banca diferente e cada uma delas possui o seu estilo. Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV, Vunesp e Esaf são as principais examinadoras. O ideal é saber qual o tipo de exame de cada uma. Na prova da Cespe, por exemplo, o candidato aponta se a questão é certa ou errada. Já na FCC, as questões são de múltipla escolha.

Veja provas de concursos anteriores separadas por organizadora!

6 – Teste os seus conhecimentos

Resolver questões de provas anteriores e fazer simulados é uma receita de sucesso para quem quer ser aprovado. Além de testar seus conhecimentos, os exercícios também ajudam a sedimentar o aprendizado e a administrar o tempo para resolução da prova. O Aprova Questões conta com mais de 600 mil questões para você resolver e aprender.

Clique aqui e teste seus conhecimentos com as questões do Aprova!

7 – Faça um plano de estudos

O ideal é planejar os seus estudos e não jogar fora o tempo que tem disponível. É importante que a sua preparação faça parte de sua rotina. Organizar um cronograma de estudos é essencial. O plano deve levar em conta as disciplinas a serem estudadas. Não esqueça de separar o tempo para estudar a teoria e de colocar os conhecimentos em prática resolvendo exercícios.

Acesse o canal do Aprova Concursos no YouTube e veja vários planos de estudos!

8 – Procure um ambiente para estudar

Estude em um local adequado e livre-se de distrações. Se você tem dificuldade para se concentrar em casa, procure estudar em uma biblioteca, onde o ambiente é silencioso e facilita a concentração.

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *