Comparativo entre as certificações Scrum: saiba tudo!

Atualizado em 15/03/2022 às 14:07

No texto de hoje você vai saber tudo sobre o comparativo entre as certificações Scrum, e ainda dicas sobre curso para certificação scrum, preparatório para certificação scrum, curso para certificação scrum master, preparatório para certificação scrum master, certificação scrum, certificação para gerente de projeto, certificação para gestores de projetos, certificação profissional e muito mais! Confira no texto a seguir.

O que é a certificação Scrum

Em primeiro lugar é importante explicar o que é o certificado Scrum, ele é um tipo de certificação que serve para gestores de projetos atestarem o conhecimento sobre essa metodologia. A certificação Scrum é emitida por uma instituição reconhecida internacionalmente, e é necessário prestar um exame específico para conseguir o documento.

Criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber a certificação Scrum tem o objetivo de a gestão de TI cada vez mais ágil. Mesmo em um comparativo entre as certificações Scrum podemos dizer que todas elas possuem uma série de princípios, conceitos e práticas que agilizam os processos da área de Tecnologia da Informação.

Para os profissionais de informática é muito importante possuir certificações na área de TI, pois elas possibilitam a chance de conquistar excelentes vagas no mercado de trabalho. E ainda, podemos dizer que muitas empresas as pedem como pré-requisitos em suas contratações.

Com toda a certeza, depois de realizar um comparativo entre as certificações Scrum você encontrará o certificado que garantirá um excelente conhecimento teórico para aplicação no seu dia a dia. E ainda, é importante destacar que essas certificações internacionais padronizam o conhecimento no mundo, ou seja, o que foi aprendido valerá para vagas na área de Tecnologia da Informação em qualquer lugar que você deseje atuar.

Comparativo entre as certificações Scrum

Dessa maneira, para você saber qual é o melhor certificado para sua carreira é necessário fazer um comparativo entre as certificações Scrum. Você deve levar em conta quais são as necessidades que precisa atender e qual o valor de cada uma.

Portanto, a seguir vamos fazer um comparativo entre as certificações Scrum e te contar quanto custa o Certificado Scrum, qual é o curso para certificação scrum master, como funciona o Certificado Scrum, como tirar o Certificado Scrum e também indicar um preparatório para certificação scrum master.

Assim sendo, antes de você escolher um preparatório para certificação scrum, é importante saber que existem 11 certificações SCRUM mais conhecidas, confira a seguir:

Project Management Institute – Agile Certified Practitioner

Também conhecido pela sigla PMI-ACP esse certificado é um do mais difíceis de se obter. Porém, podemos dizer que ele é um dos mais reconhecidos entre os certificados SCRUM. Exige muitas horas de experiência em gestão de projetos e deve ser renovada a cada 3 anos ao custo de U$150.

O Project Management Institute – Agile Certified Practitioner oferece ainda comprovação em várias metodologias ágeis como Kanban, eXtreme Programming, TDD, FDD, entre outras. Para fazer a prova é preciso pagar uma taxa no valor de U$495.

Já quando falamos sobre os requisitos, podemos afirmar que é necessário participação em um curso de no mínimo 21 horas sobre metodologias ágeis; comprovação de 2.000 horas de experiência geral em projetos e 1.500 horas de experiência em projetos utilizando metodologias ágeis obtidas nos últimos 3 anos; e ainda obtenção da aprovação no exame específico.

Agile Scrum Foundation

Conhecida pela sigla ASF, essa certificação é fornecida pela EXIN, uma organização holandesa que certifica profissionais de TI no mundo inteiro. Ela é indicada para profissionais que desejam testar os conhecimentos sobre os princípios ágeis e a metodologia Scrum e que já participem de projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação.

Para obter Agile Scrum Foudantion é necessário realizar uma prova online com monitoramento via webcam. De um total de 40 questões é preciso acertar pelo menos 26 para ser aprovado. Na opção que oferece apenas o teste a taxa custa U$232 e ela varia de acordo com a instituição de ensino escolhida para o curso. Porém, se você não desejar participar de um curso, fique sabendo que é possível pagar apenas pelo teste.

Agile Scrum Master

A EXIN também oferece a certificação ASM, que é indicada para quem já possui uma certificação Scrum de nível básico e deseja ter uma mais específica. Ela é voltada para profissionais em posições de gestão, em especial na área de projetos de TI e desenvolvimento de softwares.

A certificação Agile Scrum Master envolve conceitos sobre estimativa, planejamento, monitoramento e controle voltados para projetos complexos e ainda ensina como adotar o modelo mental ágil na prática. Para obter esse certificado é necessário passar por um curso credenciado antes de realizar a prova, que pode ser feita online com monitoramento por webcam. A taxa é de U$268.

Professional Scrum Master I

A PSM I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, uma instituição que é apoiada pelos idealizadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Esse exame verifica se o candidato consegue refletir e interpretar o Guia Scrum para aplicação no dia a dia, e se possui as competências esperadas para obter a certificação Scrum. A prova tem total de 80 perguntas e é preciso acerta no mínimo 68. A taxa é de U$150.

Professional Scrum Master II

Segundo nível da certificação PSM, esse certificado é voltado para quem já conhece o Scrum Guide é tem muita experiência no uso do Scrum no dia a dia para resolver problemas. Neste caso se recomenda a participação em um curso antes de realizar a prova. Existem opções que custam em torno de R$2.000 e já incluem uma oportunidade de fazer a prova. O percentual de acertos necessários na prova é o mesmo da categoria I.

Professional Scrum Master III

Terceiro e último nível do programa da Scrum.org, neste caso também é recomendado um curso antes do teste. Apenas os profissionais certificados com o PSM I ou PSM II podem obter esse certificado de nível III. Na avaliação é necessário obter 85% de aproveitamento de um total de 34 questões de múltipla escolha e uma redação. A taxa é de U$500.

É importante você saber que nenhuma das certificações da Scrum.org precisa ser renovada depois de um período, ou seja, elas valerão para sempre.

Certified ScrumMaster

A certificação CSM e feita pela Scrum Alliance que está no mercado desde 2002 e tem objetivo de entender o framework Scrum de maneira profunda, prezando pelos papéis, eventos e artefatos que o compõem e comprovando esse conhecimento.

Para obter o a certificação Certified ScrumMaster é exigido um curso presencial de 16 horas e o acerto de pelo menos de 37 das 50 questões (no tempo máximo de 60 minutos). O valor do curso é de aproximadamente R$ 2.000, mas já inclui uma participação no teste.

Advanced ScrumMaster

O certificado A-CSM também é feito pela pela Scrum Alliance e exige participação em um curso credenciado antes do teste. E ainda, é preciso ter a certificação CSM e pelo menos 12 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos.

Com a Advanced ScrumMaster é possível aumentar as habilidades em lidar com problemas como falta de motivação, resistência a mudanças das equipes, melhora no diálogo, aumento do engajamento e do comprometimento com as atividades na equipe.

Certified Scrum Professional ScrumMaster

Após obter a certificação A-CSM, o próximo nível é o CSP-SM. Esse certificado possibilita o aprimoramento da forma de aplicação do Scrum no ambiente de trabalho, e ainda oferece acesso a eventos exclusivos e uma assinatura premium junto a comunidade Comparative Agility.

Para obter a certificação é preciso fazer um treinamento credenciado e validar um mínimo de 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos. Não é necessário fazer exames ou pagar taxas, pagando apenas pelo valor desse treinamento credenciado.

É importante destacar que todas as certificações conferidas pela Scrum Alliance precisam ser renovadas a cada dois anos, com o pagamento de uma taxa de U$100 e comprovação do envolvimento com a comunidade ágil por meio de créditos chamados de SEU (Scrum Education Units).

 Scrum Fundamentals Certified

A certificação SFC é oferecida de maneira gratuita pela SCRUMStudy para incentivar o estudo do framework. Existem inclusive aulas online de preparação para o exame, que também não é cobrado.

A prova também é realizada de maneira online e possui 40 perguntas de múltipla escolha (é preciso acertar pelo menos 30 no prazo de 60 minutos). Não há pré-requisitos, e para manter o certificado SFC é necessário apresentar pelo menos 10 créditos de re-certificação a cada 3 anos.

Scrum Master Certified

A SCM é um nível mais avançado da SCRUMStudy, mas também não exige pré-requisitos, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Para obtê-lo é possível participar de um treinamento credenciado online, e quem participa ganha um voucher para fazer a prova sem pagar mais taxas.

O valor para fazer a prova é de U$450 – para quem não participa do treinamento credenciado. Essa prova possui 100 questões a serem respondidas em 120 minutos. A renovação deve ser feita a cada 3 anos, apresentando um mínimo de 40 RCUs.

Saiba mais sobre certificação profissional

Além do comparativo entre as certificações Scrum, aqui no blog temos também diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projeto e também pra outras áreas do mercado de trabalho! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação (TI).

Acessando os links que apresentamos a seguir você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o melhor certificado Scrum? Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja tudo sobre outros certificados!

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Antes de fazer seu certificado Scrum, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe por onde começar.

Dessa maneira, como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método de estudo é o que utiliza videoaulas com o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos. Você aprende tudo sem que o processo se torne muito cansativo!

Por fim, é importante ressaltar que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação scrum

Para quem deseja ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de obter a certificação scrum, procure por uma preparação com questões específicas e provas realizadas em concursos anteriores na área.

Dessa maneira, para deixar sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 180 questões sobre certificação scrum. Elas foram aplicadas em diversos certames, para diferentes cargos de nível superior.

Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade de testar seus conhecimentos sobre certificação scrum, simulando o dia da sua prova. Somente dessa forma você vai deixar um pouco do nervosismo de lado, ficando ainda mais perto de conquistar vaga dos seus sonhos na área de TI!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre certificado scrum

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS