Passar em um concurso público é o sonho e a meta de vida de muitos brasileiros. Alguns dedicam anos focados nos estudos para garantir uma vaga em um concurso disputado. Mas estudar da maneira correta pode diminuir esse caminho e te deixar mais próximo do objetivo.

Se você tem dúvidas sobre como passar em um concurso público, veio ao lugar certo! Aqui nós vamos te falar tudo o que você precisa saber, desde qual concurso escolher até como se preparar para o dia da prova.

Antes de começar, vamos falar do que leva tanta gente procurar um concurso público, as vantagens:

Como passar em concurso

Salários altos: Esse é o principal atrativo. A remuneração para os servidores públicos é acima da média, em relação setor privado.

Estabilidade: Outro fator que atrai muitos candidatos a uma vaga é a estabilidade. Depois de três anos no cargo, chamado de estágio probatório, o servidor conquista a estabilidade. Isso quer dizer que ele só poderá ser demitido se cometer uma falha extrema no exercício da função.

Benefícios: Além dos salários atrativos, algumas vagas ainda oferecem um pacote de benefícios que podem incluir: vale-transporte, auxílio-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, plano de saúde, auxílio-cultura, incentivo aos estudos, entre outros.

Não precisa de experiência: Existem algumas exceções, mas em geral, para ocupar o cargo, o candidato precisa apenas da formação exigida para ele, seja ela de nível médio, técnico ou superior.

Como escolher qual concurso prestar?

É muito comum ficar atraído pelas vantagens que ser um servidor público oferece, mas antes de sair se inscrevendo para todos os certames abertos na sua cidade, você precisa encontrar uma oportunidade que realmente seja para você.

Confira as dicas que preparamos para te ajudar a escolher a oportunidade certa:

Como passar em concurso

Afinidade com as atribuições do cargo:

Antes de realizar a inscrição procure no edital quais as atribuições do cargo pretendido. Elas são o que você quer ficar anos fazendo diariamente? Esse é um aspecto muito importante, levando em consideração que passamos boa parte do nosso dia no trabalho. Um exemplo que podemos usar nesse caso: se você não gosta de matemática, mas escolhe um cargo administrativo que é responsável por orçamentos, contas a pagar, ou outras atividades dessa área, você vai acabar se frustrando.

Local de trabalho:

O local de trabalho é acessível para você? O salário e benefícios compensam o tempo que vai gastar no deslocamento? É fundamental ficar atento ao edital ao se inscrever, verifique em qual cidade serão lotados os novos servidores. Em alguns casos, os candidatos aprovados serão lotados em outros municípios. Você tem disponibilidade de mudança?

Salário e benefícios:

Mesmo com outros fatores que precisam ser analisados, os salários e benefícios são parte importantes na tomada de decisão. Antes de mais nada, faça um planejamento financeiro e veja se o salário e benefícios que compõem a renda serão suficientes para o que você precisa ou planeja para o futuro.

Carga horária:

A ideia de que um servidor público trabalha menos já está ultrapassada. Alguns cargos exigem que o servidor trabalhe durante a noite, feriados e finais de semana. Policiais, bombeiros e médicos plantonistas, por exemplo.

Já sabendo quais as vantagens e quais critérios avaliar na hora de escolher um concurso, então vamos falar da preparação. Essa etapa é o que separa quem realmente quer passar em um concurso de quem está apenas tentando algo diferente. A fase da preparação pode ser considerada uma das mais importantes e precisa de dedicação.

O que estudar para passar em concurso público?

Antes de começar a se preparar para o concurso, procure no edital quais disciplinas serão cobradas para o cargo escolhido. Nesse documento costuma conter todos os conteúdos que podem cair na prova. Eles estão especificados por cargos.

Mas existe também a possibilidade de o edital ainda não ter sido publicado. Nesse caso, você pode se basear nas provas anteriores realizadas pelo órgão em questão, até que o certame seja divulgado. O que acontece geralmente é que alguns conteúdos sejam bem parecidos. E alguns são cobrados em todos os editais.

Estudar para concurso

Por exemplo, você dificilmente irá encontrar um certame que não tenha prova de Língua Portuguesa. Além dessa disciplina, Raciocínio Lógico e Informática são muito comuns.

Você pode dar o pontapé inicial com elas. E para te ajudar, preparamos alguns conteúdos sobre cada uma. Confira:

O que estudar de Língua Portuguesa para concurso?

Como já mencionamos, a disciplina de Língua Portuguesa está presente na maioria absoluta dos concursos. Sabemos que boa parte dos conteúdos dos editais já foram visto em algum momento durante a sua formação escolar, mas é importante que eles sejam revisados. Você também pode responder questões sobre o assunto para fixar os conhecimentos e testar o quanto você sabe da matéria.

Alguns conteúdos são importantes e precisam de uma atenção especial nessa disciplina. Portanto, dedique um tempo para estudar:

O que estudar para concurso

    • Interpretação de texto.
    • Morfologia que é o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras.
    • Sintaxe que é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase.
    • Semântica que analisa o significado das palavras.

Para te ajudar a começar, separamos um vídeo da Professora Carolina Santana. Assista e confira todas as dicas que ela dá para você se sair bem na prova.

 

O que estudar de Raciocínio Lógico para passar em concurso?

Essa disciplina também é bastante comum nos concursos públicos. Ela pode aparecer em provas de ensino médio ou superior. Então, preste bastante atenção e se prepare bem para essa etapa.

Para começar a se preparar para essa disciplina, procure conteúdos sobre lógica proporcional envolvendo sentenças abertas e fechadas. Outro tema que pode cair na prova é tabela verdade aplicada à resolução de problemas. E procure materiais sobre proposições simples, compostas e conectivos lógicos.

Se você considera que tem dificuldades nessa disciplina não precisa se desesperar ou desistir do concurso se ela estiver no conteúdo programático. Afinal, nós estamos aqui para te ajudar a superar essa dificuldade!

Assista a aula do professor Braian Azael, onde ele fala sobre Lógica Proposicional: Sentenças abertas e fechadas, proposições simbólicas, assunto cobrado com frequência nas provas de Raciocínio Lógico em concursos públicos.

O que estudar de Informática para concurso?

Não basta saber usar um computador para se dar bem na prova de Informática. Os editais pedem conteúdos que são bem específicos e técnicos. Para garantir uma boa nota, é preciso uma boa preparação. E para isso nós estamos aqui!

Os conhecidos Microsoft Word e Microsoft Excel estão entre os assuntos mais cobrados nas provas dos certames públicos, então vamos aprender um pouco mais sobre eles!

Nesta videoaula gratuita a Profª Kátia Quadros fala sobre Microsoft Word: Conceitos Básicos – Parte I, assunto cobrado com frequência nas provas de Informática em concursos públicos.

Como estudar para passar em concurso público?

Agora que você já sabe o que estudar para o concurso, precisamos falar sobre como estudar. Afinal, não adianta sair lendo todos os conteúdos que aparecem pela frente, é preciso ter um planejamento.

Portanto, se organize e  comece respondendo às perguntas abaixo:

– “Quantas horas terei por dia para estudar?”

– “Um curso online pode facilitar minha rotina?”

– “Tenho um lugar agradável e tranquilo para estudar?”

Responder a essas perguntas é o primeiro passo para começar sua preparação. Se você busca meios de como passar em provas e concursos esse planejamento é essencial. Sem ele você não saberia exatamente quantas horas nem qual método usar para estudar.

Nossa dica para escolher como estudar é optar pela vídeo aula para concurso.

Os cursos online te auxiliam desde o planejamento, já que eles vêm em formato de planos de estudos. É só acompanhar as aulas na ordem em que elas estão inseridas no Ambiente de Aprendizagem.

Mas não é só assistir as aulas que vai garantir sua aprovação. Portanto, confira algumas outras dicas que podem te deixar um pouco mais perto do cargo público:

Como passar em concurso

Crie um cronograma:

Como já mencionamos, o primeiro passo é se organizar. No cronograma você pode estipular quantas horas irá dedicar por dia para as videoaulas, quais dias da semana vai estar focados no estudo. Lembre-se de programar os intervalos para lanches e descanso. O controle do tempo é fundamental para driblar o cansaço e a vontade de fazer atividades de lazer. Mas é importante que você também não se sufoque com estudos. Descansar a mente ajuda a renovar as energias para absorver melhor o conteúdo.

Resolva simulados e provas anteriores:

Esse exercício facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução. Além disso, esse é um ótimo exercício para fixar o que aprendeu nas videoaulas, testar quais conteúdos precisam de mais revisão e quais já estão bem fixados. É importante lembrar que cada banca organizadora tem um tipo de prova diferente. Então, descubra qual a banca e procure outras provas já realizadas por ela, para ter familiaridade com o estilo. Crie cadernos de provas e treine como se fosse o dia oficial, dessa forma saberá qual o tempo terá disponível para cada questão e com certeza estará mais seguro no dia do certame.

Aperfeiçoe sua forma de aprender

Precisamos lembrar que ato de aprender é diferente para cada pessoa. Isso não quer dizer que você sendo bom com as palavras não irá aprender matemática. Significa que você aprende de forma diferente.

O importante é que você reconheça e saiba como usar os métodos que funcionam para você. Para saber qual seu tipo de inteligência e qual método de aprendizagem funciona melhor para você, clique aqui!

Como encontrar um concurso público?

A última etapa passa passar em um concurso é encontrar qual concurso prestar. Nesse caso existem opções na esfera municipal, estadual e federal.

Mas não precisa sair procurando em vários lugares. Separamos por região todos os concursos abertos no país. As atualizações são feitas diariamente. Clique aqui e confira! 

E se você ainda quer se preparar melhor para um grande concurso, pode começar a se preparar para os que ainda não tiveram edital publicado. Fique atento, pois alguns deles tem grandes chances de serem abertos ainda em 2020.

Assim sendo, separamos uma lista com grandes concursos. Confira:

Concurso da Receita Federal

A expectativa é que sejam abertas mais de 5.000 vagas de nível superior em todo país. A Receita Federal não abre a seleção há mais de cinco anos e precisa de novo efetivo para executar suas atribuições.

Para concorrer aos cargos que serão oferecidos é necessário ter Nível Superior em qualquer área. E os salários são de nada menos que R$ 11.132,21 para Analista e R$ 19.669,01 para Auditor. Esses valores já incluem o auxílio alimentação no valor de R$458. Mas é claro, oportunidades tão boas atraem muita gente, por isso você precisa antecipar seus estudos e sair na frente dos concorrentes.

Concurso da Petrobras

O concurso da Petrobras é um dos mais concorridos do país, para aqueles que desejam ingressar no órgão, as notícias são animadoras. A empresa vem de uma boa fase no tocante a concursos e processos seletivos. Entre 2017 e 2018 foram quase 1.500 vagas, temporárias ou efetivas. Então, há possibilidade de abertura de novas oportunidades nos próximos anos.

Concurso da Caixa

A validade do concurso realizado em 2014 era de um ano, prorrogável por mais um ano. Por isso, existe a expectativa de realização de um novo concurso em um futuro não muito distante.

Segundo informações divulgadas no fim do primeiro trimestre de 2018, a Caixa contava com uma estrutura de 86.334 servidores, o equivalente ao número de servidores que o banco tinha em 2010.

Concurso do Banco do Brasil

Devido ao déficit de pessoal, o Banco do Brasil tem enfrentado grandes dificuldades para realizar o atendimento em suas agências.  Portanto, mesmo com um concurso realizado ano passado, a quantidade de vagas ofertadas não foi capaz de suprir a carência do órgão.

O Banco do Brasil já registra um déficit de mais de 10.000 Escriturários na área de atendimento, portanto, a necessidade de um novo certame é iminente.

Concurso do INSS

Entre as seleções mais aguardadas de 2019, o concurso do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social continua com o seu pedido em avaliação junto ao Ministério da Economia.

A solicitação busca autorizar 7.888 vagas de níveis Médio e Superior, distribuídas entre as funções de Técnico, Perito e Analista, sendo: 3.984 para técnicos; 2.212 para peritos e 1.692 para analistas.

A expectativa de remuneração é de R$ 5.186,79; R$ 12.638,79 e R$ 7.659,87, respectivamente.

 

Mas não são só esses que devem sair esse ano. Clique aqui e confira todos os concursos que podem ter edital lançado em 2020.

Então, agora que você sabe Como passar em concurso, pode começar a se preparar!E seguindo essas dicas você irá conquistar a vaga dos sonhos! E o Aprova está aqui para te apoiar nessa caminhada!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *