Como estudar português para concurso

Atualizado em 27/10/2020 às 14:34

Se você sonha em conquistar uma vaga em concurso público, precisa saber, principalmente, como estudar português para concurso. É que essa é uma disciplina que sempre está presente nos conteúdos programáticos dos certames, independente do concurso, cargo ou nível que você for escolher. Mas, pode ficar tranquilo, nós não vamos te deixar sozinho, nesse post você encontrará vídeo aula para concurso sobre vários temas, assim, já pode iniciar a sua preparação hoje mesmo.

 

Como estudar português para concurso

Como estudar português para concurso

 

Mas antes disso, se você tem dúvidas mais primárias sobre os certames, venha conferir o que é concurso público, como estudar para certames e como ser aprovado. E já que estamos falando em certames, que tal dar uma conferida em quais são as oportunidades esperadas para o ano de 2020? Agora sim, você está pronto para o conteúdo desse post e para as nossas dicas exclusivas. Não esqueça de assistir a todas as aulas gratuitas, responder as questões de concursos anteriores, fazer anotações e colocar nossos conselhos em prática. Só assim, você poderá encurtar o seu caminho até a aprovação na vaga dos seus sonhos. Você está pronto para ser aprovado?

Como estudar para concurso

Antes de entrar na parte específica de língua portuguesa, precisamos te falar sobre como estudar para concurso em geral. A primeira dica é que você precisa ter uma constância nos estudos, é exatamente como ocorre com a prática de exercício físico. Para manter a forma, não adianta você ir um dia para a academia treinar por 4 horas e só voltar depois de uma ou duas semanas. O trabalho muscular precisa ser feito um pouquinho a cada dia, com a sua mente não é diferente.

Por isso, faça uma planilha com todos os seus compromissos do dia, como trabalho, aula, atividade física e todas as outras tarefas que você precisa cumprir. Assim, você conseguirá enxergar quais são os horários livres do seu dia e da sua semana, dessa forma, poderá encaixar sua preparação nesses períodos vagos. Além de ver videoaulas, aproveite também para fazer revisões e responder questões de concursos anteriores.

 

Organize a sua rotina de estudos

Organize a sua rotina de estudos

 

Muitas pessoas perguntam sobre quantas horas estudar para passar em um concurso público. Infelizmente, não há uma fórmula pronta, depende do concurso, do cargo, da maneira de como cada pessoa aprender e muito mais. Porém, quando você compra um curso com vídeo aula para concurso pode observar qual é a carga horária do preparatório. Essa prática facilita sua vida, já que você pode dividir as horas de aula pelo período que tem disponível até a data da prova, assim, terá o resultado de quantas horas precisa estudar por dia para vencer todo o conteúdo.

Como estudar português para concurso – Revise os conteúdos

Como já falamos anteriormente, a língua portuguesa sempre fez parte da nossa vida. Porém, mesmo utilizando todos os dias na comunicação e na escrita, acabamos esquecendo algumas regras aprendidas no ensino médio. Por isso, se você está pensando em como estudar português para concurso, saiba que revisar é a melhor forma de começar.

E para isso, criamos um material especial que se chama Português do zero para o ENEM. E por mais que você não esteja se preparando diretamente para o Exame Nacional do Ensino Médio, temos certeza que a aula abaixo vai te ajudar a revisar alguns conceitos, relembrar os aprendizados ou, até mesmo, tirar aquelas dúvidas que sempre ficaram na sua mente.

 

 

Ainda, seguindo o mesmo padrão de aprendizagem, confira alguns erros de português que você está cometendo sem saber. E aproveite para conhecer algumas figuras de linguagem e ampliar seu conhecimento na matéria.

Como estudar português para concurso

Vamos passar algumas dicas práticas para você entender como estudar português para concurso. Então, fique atento a todas elas, coloque em prática e fique de olho no seu desempenho semana a semana.

 

 

Acompanhe o seu desempenho semanal

Acompanhe o seu desempenho semanal

 

Responda questões de português

Diferente do Direito que é uma matéria nova para muito e está presente em  diversos concursos, até mesmo de nível médio, o português é nosso velho conhecido. Mas, não deixe essa familiaridade te enganar. Você precisa, além de revisar muito, compreender os conceitos e regras dessa disciplina. Então, responda questões de português. Faça filtros, por perguntas mais recentes e de nível médio, depois vá aumentando o nível de dificuldade e veja como você se sai. É possível que com esse contato, sua mente relembre de alguns pontos teóricos. Porém, não confunda acertar no chute com saber, combinado?

Para começar a testar seus conhecimentos, separamos uma questão que foi aplicada em 2019 pela banca Vunesp, confira abaixo:

VUNESP – 2019
Concurso: Câmara Municipal de Serrana (SP)
Cargo: Técnico Legislativo
Nível: Médio

Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder à questão.

Questão de português para concurso

Questão de português para concurso

 

Assinale a alternativa com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão.

a) Ouça um bom conselho, amigo, venha se queimar. Está provado: quem espera, nunca alcança.
b) Ouça, um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera, nunca alcança.
c) Ouça um bom conselho amigo, venha se queimar. Está provado quem espera nunca alcança.
d) Ouça, um bom conselho amigo, venha se queimar está provado: quem, espera nunca alcança.
e) Ouça um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera nunca, alcança.

Já sabe a resposta certa? Então clique aqui para responder!

Resolva provas de língua portuguesa

Responder questões de língua portuguesa que foram aplicadas em concurso público é um ótimo passo para o seu sucesso. Agora, como segundo estágio, tente resolver provas completas, ou melhor, responda todas as questões de português de cada teste. Essa prática é muito importante, pois, a maioria dos concursos cobram textos extensos ou, até mesmo, grandes enunciados, por isso, você precisa ter um tempo para interpretar e assim escolher a resposta certa.

 

Prova de português para concurso

Prova de português para concurso

 

Então, se você praticar anteriormente, já saberá qual é a média de tempo que leva para a resolução de cada alternativa. Além de conhecer o estilo de cobrança da banca responsável pelo concurso que você tem interesse. Se o certame dos seus sonhos ainda não definiu qual será a organizadora, escolha provas com alto nível de dificuldade, como a Cespe e a FCC. Assim, você estará preparado para enfrentar qualquer desafio. E, aproveite para conferir como estudar para concursos antes mesmo da publicação do edital.

Para a sua preparação ser bem direcionada, na nossa plataforma, você encontra um banco de provas de concurso público, é só filtrar pelo concurso e começar a responder agora mesmo.

Faça simulados de português

Resolver simulados também entra nas boas práticas de como estudar português para concurso. É uma ótima forma de avaliar seus resultados, saber quantas questões você acertou, em quais assuntos teve maior dificuldade e quais temas já está dominando de uma forma melhor.

 

Faça simulados de português

Faça simulados de português e alcance o sucesso!

 

Se você quer pular um pouco a teoria e ver como se sai na prática, separamos um simulado de português para o CFC e um simulado de português para o ENEM. Confira agora mesmo e avalie os seus resultados.

Quais são os temas principais de português para concurso público?

Há algumas matérias que fazem parte de uma base de perguntas de português em concurso público. Podemos dizer que esses são os temas mais cobrados de língua portuguesa. Então, você precisa ficar de olho nessas matérias, aprender a teoria e colocar o conhecimento em prática respondendo questões.

Crase

Você, provavelmente, terá que responder, pelo menos, uma questão sobre crase em sua prova. É verdade que é um assunto que estamos mais acostumados, porém, vale lembrar que, mesmo no dia a dia, ainda há muitas pessoas que ficam com dúvidas sobre o uso ou não da crase. Então, para você aprender como estudar português para concurso, precisa aprender também a usar a crase e temos a solução. Assista a videoaula abaixo com a professora Adriana Figueiredo e fique tranquilo, você vai entender tudo sobre crase de uma vez por todas!

Assistiu a videoaula completa? Então, você já está pronto para responder questões sobre crase. Depois deixe um comentário, contando como foram os seus resultados. Combinado?

Concordância nominal e verbal

Como o próprio nome já sugere concordância verbal ocorre quando o verbo flexiona e concorda com o sujeito gramatical. E essa flexão precisa ser feita em número (plural e singular) e em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa). Já a concordância nominal acontece quando há flexão de um termo, que pode ser, entre outros, um artigo, adjetivo ou pronome, para concordar com o substantivo. Essa concordância é feita em número (plural e singular) e gênero (feminino e masculino).

Mas, com uma videoaula, a explicação fica muito mais simples e didática. Então, dá o play no vídeo abaixo e venha aprender com a professora Carolina Santana.

Pontuação e interpretação de texto

Esses dois assuntos, normalmente, estão juntos nas questões de concurso público. Por isso, você precisa aprender sobre ambos. Aliás, a interpretação de texto também servirá para outras disciplinas, já que você sempre terá que interpretar e entender o enunciado da questão.

E como gostamos de otimizar seu tempo, sem mais delongas, confira mais uma videoaula da professora Adriana Figueiredo, dessa vez, sobre pontuação, tipologia textual, compreensão e interpretação de textos.

 

Como estudar português para o CFC

Essa é uma prova concreta da importância do português nas provas. O Exame do CFC que é obrigatório para os formados em contabilidade também cobra questões de língua portuguesa. Diferente do que muitas pessoas imaginam, já que a sua base, supostamente, seria a matemática. Pra falar bem a verdade, o conteúdo programático dos temas de português que podem aparecer nessa prova é bem extenso. Por isso, ai vai um conselho, foque em interpretação e compreensão textual, além de emprego de sinônimos e conectivos.

Para te dar uma ajuda, separamos uma videoaula ministrada pela professora Carolina Santana. Você poderá aprender na prática com a resolução comentada de questões que já foram aplicadas anteriormente em exames de suficiência.

 

 

Redação em concursos públicos

Além das questões de português, você vai gastar muito do seu aprendizado nesta disciplina quando for fazer a redação ou a prova discursiva. Os aprendizados sobre crase, pontuação, concordância nominal, concordância verbal e tantos outros, serão cobrados e valerão pontos na hora da correção. Ou seja, mais um motivo para você se jogar e aprender muito sobre língua portuguesa.

A professora Daniela Tatarin é uma expert no assunto e vai falar um pouco sobre como cada banca costuma pedir a redação, dar algumas dicas e ideias práticas para você desenvolver bem a atividade proposta. Tudo isso está no vídeo abaixo, agora é só dar o play e fazer a sua parte!

 

Se você precisa de mais conteúdo sobre o tema, venha conhecer o curso Prática de Redação do Aprova. São doze videoaula, cinco horas de duração e tudo o que você precisa saber para alcançar uma ótima nota e deixar os concorrentes para trás. Afinal, a redação costuma ser o “bicho-papão” dos concurseiros. Então, para você se destacar, precisa ser bom no quesito que é o ponto fraco da maioria.

Preparação e vídeo aula para concurso

A língua portuguesa é vasta e possui muito conteúdo que precisa fazer parte da sua preparação. Então, o melhor método de como estudar para concurso, tanto a disciplina de português, quanto as demais, é apostar em um preparatório on-line. No Aprova, nosso time de professores estuda não apenas o edital atual, mas também as provas anteriores de cada órgão, assim, conseguem separar quais são os assuntos que possuem mais chances de cair. Dessa forma, você não perde tempo aprendendo temas que não aparecerão na sua prova.

Além disso, com esse post, você já deve ter percebido a importância de responder questões de concursos anteriores. Então, pode ficar tranquilo. Comprando qualquer preparatório do Aprova, você ganha acesso ao Aprova Questões. Na nossa plataforma, você sempre terá contato com questões atualizadas sobre infinitos assuntos, matérias, bancas e órgãos. Você pode fazer filtros e ter um estudo ainda mais direcionado.

 

curso online para concurso

Curso online para concurso

 

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS