Variar ambientes, misturar conteúdos e forçar a memória são atitudes simples que podem ajudar na hora de fixar o conteúdo da prova. Confira as dicas abaixo e mude seu jeito de estudar!

 

Mude de ambiente

Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas alternar o ambiente de estudos pode fazer toda a diferença na sua preparação. Para isso, tente associar o tipo de conteúdo a um determinado ambiente, como por exemplo: Matemática = quarto. Forçar associações deste tipo deixam a informação mais fácil de se localizar.

 

Misture os conteúdos

Ao invés de estudar um conteúdo por vez, tente elaborar sequências de disciplinas. Este esforço exige mais do cérebro e permite que você mantenha a concentração sempre em alta, pois a cada novo assunto, ele retoma a atenção.

 

Dê intervalos de estudos

Estudar um pouco a cada dia é muito mais eficaz do que dedicar um dia inteiro à sua preparação. Desta forma, espaçando as tarefas, seu cérebro fará uma revisão automática para então aprender novos conteúdos.

 

Utilize a memória

Procure se lembrar do conteúdo mesmo sem consulta. Recuperar uma ideia é diferente de tirar um livro da estante: lembrar altera a forma como a informação será arquivada, tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.

 

Comece pela matéria mais difícil

A ordem das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil, ou da menos familiar para a mais conhecida. Esse sistema faz com que a sessão de estudo vá se tornando menos chata conforme progride, prevenindo desistências e falta de motivação.

 

Inclua atividades de lazer

Estudar pensando em diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento prêmios por dever cumprido: Se você seguir sua programação, pode se dar ao luxo de uma sessão de cinema ou barzinho com os amigos.

 

Fonte: Superinteressante

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *