Como estudar para concurso público sozinho

Atualizado em 19/08/2020 às 10:57

Passar em um concurso público exige do candidato determinação e foco nos estudos. Hoje vamos falar sobre como estudar para concurso público sozinho.

Para ser aprovado é preciso que o candidato dedique tempo aos estudos, mas ao contrário do que se imagina, estudar em casa pode trazer ótimos resultados.

Confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa preparação.

Estude o edital

Independente se o concurso está com inscrições abertas ou ainda não, você pode começar a se preparar.

Se o edital estiver publicado, você poderá se preparar de maneira mais assertiva. Para isso, basta encontrar no documento quais disciplinas serão cobradas no cargo que você escolheu. As informações costumam ser detalhadas e separadas por níveis de escolaridade e cargos oferecidos. A partir dessas informações, você pode encontrar vídeo aula para concurso para se aprofundar em cada tema.

Como estudar para concurso público sozinho

Analise o edital do concurso

Caso você esteja se preparando para um concurso que ainda não foi lançado, a preparação pode começar agora mesmo. Grandes concursos como INSS, Receita Federal, Banco do Brasil, entre outros, tem uma concorrência muito grande, por isso, se preparar antecipadamente te dá mais chances de conquistar uma vaga.

Portanto, busque pelos editais de concursos anteriores e encontre as mesmas informações citadas acima.

Dessa maneira você se prepara para possíveis disciplinas que serão cobradas. Então, quando o edital sair, basta comparar o que já foi estudado e o que ainda falta.

Dessa forma você ganha tempo e sai na frente dos demais concorrentes, estando mais bem preparado para a prova.

Estude com videoaulas

Estudar é a fase mais importante da preparação, afinal você precisa estar preparado. Embora você esteja estudando sozinho para o concurso, pode contar com o apoio de um curso preparatório online.

A vantagem é que você não precisa se deslocar todos os dias para frequentar as aulas presenciais, com turmas cheias e ambientes pouco favoráveis para o processo de aprendizagem.

Como estudar para concurso público sozinho

Assista videoaulas

Com os cursos online você estuda em casa, com conforto e nos momentos que estiver mais descansado e disposto para isso.

Mesmo estudando para concurso público sozinho, você terá o suporte necessário para ter a melhor preparação e garantir a tão sonhada vaga.

Como são as aulas?

Como já dissemos anteriormente, para ser aprovado é preciso se dedicar aos estudos. Então, para garantir a sua vaga, você precisa otimizar o seu tempo, levando em consideração que tem muito conteúdo a ser visto e revisto. E para isso, as videoaulas são as melhores escolhas.

Esqueça as apostilas! Afinal, com elas, você precisa ler dezenas ou até centenas de páginas sobre determinado assunto. E isso não é garantia de aprender, já que o aprendizado dependerá da sua atenção, do modo como foram escritos os textos da apostila e isso não é possível de modificar. O que você realmente precisa é de qualidade. Por isso, um curso on-line com vídeo aula para concurso é a melhor solução.

Como estudar para concurso público sozinho

Estude no melhor horário para você

E por falar em otimização do tempo, você sabia que uma vídeoaula para concurso no Aprova costuma ter duração média de 30 minutos?

Esse é o tempo necessário para que o aluno aprenda o tema da aula sem que o ensino se torne cansativo. Então, você pode aproveitar os intervalos e tempos ociosos para assistir uma aula.

Outra vantagem importante de ser destacada é que para acessar o conteúdo, você precisa apenas de um dispositivo móvel com acesso à internet, pode ser seu computador, tablet ou smartphone.

Videoaulas grátis

Mas não vamos só falar, vamos mostrar!

Para mostrar a qualidade das nossas aulas, separamos algumas videoaulas gratuitas que vão te ajudar a começar a estudar para concurso público sozinho:

Língua Portuguesa para concursos

A Prof.ª Carolina Santana dá dicas de língua portuguesa para concursos públicos!

Matemática para concursos

O Prof. Braian Azael dá dicas de Matemática para concursos públicos:

Direito Constitucional para concursos

O Prof. Antonio Kozikoski dá dicas e mostra quais são os assuntos que mais costumam ser cobrados na disciplina de Direito Constitucional em concursos públicos:

Informática para concursos

O Prof. Marcio Hollweg dá dicas de Informática para concursos públicos:

Raciocínio Lógico para concursos

O Prof. Braian Azael dá dicas de Raciocínio Lógico para concursos públicos:

Estude com questões de concursos anteriores

Se você está estudando para concurso público sozinho ou em grupo, esse exercício é fundamental.

Aqui você pode colocar em prática tudo que aprendeu com as videoaulas e materiais de apoio. Sem dúvidas essa é a melhor forma para você entender o estilo de cobrança da banca, como é o enunciado da questão, qual é o nível de dificuldade de cada pergunta.

Esse exercício também te ajuda a entender quais os assuntos você precisa estudar mais ou os que já estão bem fixados.

Como estudar para concurso público sozinho

Resolva questões de concursos anteriores, afinal é a melhor forma de relembrar os estudos

Então, antes da prova, responda perguntas de concursos anteriores diariamente. No Aprova Questões você pode criar sozinho filtros de disciplinas, concursos, cargos, bancas… portanto, consegue responder variadas questões e se preparar com excelência para a prova.

E não para por aí! Você também consegue fazer um acompanhamento semanal do seu desempenho. A plataforma é completa com questões de concurso atualizadas e com respostas em vídeo.

Conheça agora mesmo o Aprova Questões!

E comprando qualquer preparatório do Aprova, você ganha acesso a essa plataforma. Assim, a sua preparação estará completa e direcionada para os seus sonhos.

O que estudar para concurso público sozinho?

Agora que você já sabe como estudar para concurso público sozinho, vamos para a segunda etapa, que é tão importante como a primeira: O que estudar para o concurso?

Cada concurso, cada cargo, cada nível de escolaridade é diferente. Mas você não precisa se preocupar. Aqui você vai encontrar o que precisa estudar, separado para cada nível.

Porém é importante lembrar que cada concurso é diferente. As disciplinas citadas aqui são as mais comuns, mas isso não é uma regra.

Então confira:

Nível Fundamental

O candidato que prestar concurso para cargos de nível fundamental costumam encontrar provas mais simples no que diz respeito a dificuldade e também com uma quantidade menor de questões. Por isso, profissionais com outros níveis de escolaridade também procuram esses certames.

Assim, nesses concursos as vagas que são disponibilizadas com mais frequência são para os cargos de: agente educador, merendeira (agente de preparo de alimentos), gari, motorista, telefonista, porteiro, vigia, pedreiro, auxiliar de serviços gerais, entre outros. Porém, em algumas cidades, o cargo de guarda municipal é de nível fundamental.

Contudo, não existe uma regra que determine o que vai cair em uma prova de concurso público, mas ao analisar provas e editais de concursos que já foram realizados, podemos afirmar que a maioria dos certames cobra as disciplinas de português, matemática e informática.

Mas não é isso, alguns concursos podem exigir que os candidatos sejam avalizados através de testes de capacidade física ou prova prática. Por isso, é aconselhado ler todo edital antes de se candidatar.

Então confira abaixo os conteúdos que separamos para você que pretende estudar para concurso público sozinho:

Como estudar para concurso público sozinho

O que cai na prova de nível fundamental

  • Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos; Sinônimos e antônimos; Sentido e classe das palavras; Pontuação; Concordância verbal e nominal; Pronomes; Crase.

Aritmética; Frações; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Equações de 1º grau; Grandezas e medidas; Noções de geometria; Raciocínio lógico;

  • Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

Questões de nível fundamental

A fim de te ajudar a se preparar melhor, separamos algumas questões de nível fundamental. Confira:

– Questão de Matemática

Concurso: Prefeitura de Vargem Grande do Sul – SP 2018 | Cargo: Motorista |Banca: CONSCAM

Sabendo-se que no primeiro dia de aula, uma mãe percorreu uma distância de 700 metros para acompanhar sua filha de casa até a escola e mais 2,5 km da escola até o seu trabalho. Não é correto afirmar que a distância percorrida pela mãe foi de:

  1. a) 3,2 quilômetros.
  2. b) 320 decâmetros.
  3. c) 95 hectômetros.
  4. d) 32.000 decímetros.
  5. e) 3.200 metros.

Descobriu a resposta? Então Clique aqui e responda!

– Questão de Informática

Concurso: AparecidaPrev 2018 | Cargo: Auxiliar Administrativo | Banca: UFG

Durante a elaboração de um texto no Word, um usuário observa que uma palavra está marcada com uma linha ondulada, indicando um erro ortográfico. Diante dessa situação, o usuário pode

  1. a) salvar o documento somente após a correção do erro.
  2. b) salvar o documento, mas não pode imprimi-lo até que o erro seja corrigido.
  3. c) corrigir o erro, teclando Alt + F4 e, na sequência, escolher uma alternativa que corrija o erro.
  4. d) corrigir o erro, clicando com o botão direito do mouse sobre a palavra e, na sequência, escolher uma alternativa que corrija o erro.

Já sabe qual a alternativa correta? Então clique aqui para responder.

Nível Médio

Os concursos públicos de nível médio são ideais para os candidatos que ainda não começaram ou não concluíram o ensino superior. Nesse caso, o número de vagas também é bastante expressivo, certamente uma oportunidade vai se encaixar nas suas pretensões.

Assim sendo, as vagas mais frequentes para os candidatos de nível médio são para os cargos de: Almoxarife, Assistente Administrativo, Digitador, Eletricista, Escrevente, Escriturário, Fiscal de Obras, Guarda Civil, Técnico Administrativo, Técnico Judiciário, entre outros.

Então, se você busca uma oportunidade de nível médio, pode começar a se preparar. Essas vagas, geralmente, são bastante concorridas. Por isso, quanto antes você começar a estudar para concurso público sozinho, melhor!

As disciplinas mais frequentes, portanto, que tem mais chances de cair na prova, são: Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos.

Confira:

Como estudar para concurso público sozinho

O que cai na prova de nível médio

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significado das palavras; Ortografia e acentuação; Sinais de pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe;

  • Matemática

Aritmética; Frações; Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC); Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Equações de 1º e 2º graus; Grandezas e medidas; Geometria; Raciocínio lógico;

  • Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

  • Conhecimentos Específicos

Essa disciplina depende do cargo e instituição que está realizando o concurso. Portanto, preste bastante atenção ao edital. Pois, quando se trata de conhecimentos específicos, o órgão pode cobrar assuntos referentes ao cargo que está em disputa.

Questões de nível médio

Da mesma forma, separamos as questões abaixo referentes ao nível médio:

– Questão de Língua Portuguesa

Concurso PM BA 2019 | Cargo: Soldado | Banca: IBFC
Assinale a alternativa que apresenta uma palavra grafada de forma incorreta.

  1. a) A mesa de pingue-pongue está desmontada.
  2. b) Há de ser um super-homem para dar conta de tudo isto.
  3. c) O exército nacional decidiu contra-atacar.
  4. d) É preciso ser muito cara-de-pau para fingir tão bem.
  5. e) Não havia mais lugares no micro-ônibus.

Já sabe o que responder? Então veja aqui a resposta correta.

– Questão de Matemática

Concurso PC ES 2019 | Cargo: Auxiliar de Perícia Médico-Legal | Banca: Instituto AOCP

João e Adilson estão em uma reunião com todos os outros supervisores da empresa em que trabalham. Eles estão sentados juntos a uma mesa retangular, cada um (João e Adilson) em uma ponta. Entre eles, de um lado, há três pessoas e, do outro, duas pessoas. Um garçom coloca, aleatoriamente, 7 pratos na mesa, um na frente de cada lugar. Em um desses pratos, está colado um envelope com a quantia de R$ 1.000,00. Qual é a probabilidade de João ou Adilson receberem o prato com o envelope?

  1. a) 1 / 14
  2. b) 1 / 7
  3. c) 2 / 7
  4. d) 3 / 14
  5. e) 4 / 7

Para responder, clique aqui! 

 

Nível Superior

Certamente, esses concursos são destinados a profissionais que possuem o ensino superior completo.

É importante frisar que uma das etapas de classificação é a Prova de títulos. Ela pode ser uma das etapas de avaliação de concursos com vagas para Nível Superior. Nessa etapa se leva em consideração a formação educacional, que conta pontos para cada curso finalizado pelo candidato, como por exemplo: pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA.

Por fim, você pode saber mais sobre a Prova de títulos clicando aqui!

Confira abaixo os conteúdos que podem ser cobrados em provas desse nível de escolaridade. Mas lembre-se que apesar de serem parecidos com os de nível médio, o grau de dificuldade é maior.

Como estudar para concurso público sozinho

O que cai na prova de nível superior

  • Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significação de palavras; Sinônimos e antônimos; Ortografia; Acentuação; Tipos de frases; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe.

  • Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet;

Então, não é necessário dizer que, apesar da igualdade do que é cobrado nos outros níveis de escolaridade, aqui a dificuldade será maior, certo?

  • Conhecimentos Específicos

Do mesmo modo, vale o que já foi dito no campo de Conhecimentos Específicos de nível médio, essa prova vai variar de acordo com o cargo escolhido. Portanto, ler o edital antes de começar a estudar para concurso sozinho é tão importante. Mas, além de assuntos relacionados a função, também podem costumam ser cobrados outros como Noções de Direito, Noções de Administração, Matemática Financeira, entre outros.

Questões de nível superior

Por fim, escolhemos duas questões de nível superior:

– Questão de Língua Portuguesa

Concurso: PC ES 2019 | Cargo: Perito Oficial Criminal – Área 8 – Ciências Econômicas, Direito ou Psicologia | Banca: Instituto AOCP

questão de concurso

No trecho “Seus filhos devem informar sempre […] se vão se atrasar […]”, os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como

  1. a) conjunção subordinativa causal – partícula de realce.
  2. b) pronome apassivador – conjunção subordinativa condicional.
  3. c) conjunção subordinativa conformativa – pronome apassivador.
  4. d) pronome reflexivo – conjunção integrante.
  5. e) conjunção integrante – pronome reflexivo.

Sabe o que responder? Então, clique aqui!

– Questão de Raciocínio Lógico: 

Concurso Prefeitura de Petrolina – PE 2019 | Cargo: Analista de Contabilidade | Banca: UPENET

Entre 100 pessoas entrevistadas para uma vaga de estágio, constatou-se que dentre estas, 70 são fluentes em inglês, 45, fluentes em língua francesa, e 50, em língua alemã; 25 são fluentes tanto em inglês quanto em francês; 5 tanto em alemão quanto em francês, e 45, em inglês e em alemão.

Com base nesses dados, é CORRETO afirmar que

  1. a) todas as entrevistadas são fluentes em alguma dessas três línguas (inglês, francês ou alemão).
  2. b) nenhuma entrevistada é fluente em alguma dessas três línguas (inglês, francês ou alemão).
  3. c) a quantidade de entrevistadas que não é fluente em nenhuma ou que é fluente em todas as três línguas é menor ou igual a 15 pessoas.
  4. d) a quantidade de entrevistadas que não é fluente em nenhuma ou que é fluente em todas as três línguas é maior que 15 pessoas.
  5. e) se a entrevistada for fluente em inglês, ela será fluente em todas as três línguas.

Enfim, para responder é só clicar aqui.

Por fim, vale lembrar que essas são as disciplinas mais cobradas em concursos públicos. Mas não as únicas!

Estude para concurso público sozinho

Em resumo, para você garantir a melhor preparação, precisa saber todos os conteúdos que poderão cair no dia prova. Sendo assim, estude o edital e treine, principalmente respondendo questões.

Como estudar para concurso público sozinho

Portanto, comece a se preparar agora mesmo!

Por fim,  agora que você já sabe Como estudar para concurso público sozinho, já pode começar a sua preparação. Mas lembre-se que o Aprova está aqui para te ajudar e deixar sua preparação ainda mais completa!

Deixe seu Comentário
3 Comentários
  • Verônica disse:

    Quero muito passar em concurso público para ter uma carreira profissional melhor

  • Daniel Maia disse:

    Quero muito passa no concurso público e preciso de ajuda e de idéias de como estudar

    • aprova_concursos disse:

      Olá, Daniel!

      Como vai?

      As dicas que podemos lhe dar são, em primeiro lugar, investir em um dos nossos cursos online voltados ao concurso para o qual você pretende concorrer, assim, acredite, suas chances de conquistar uma vaga aumentarão muito. Sugerimos também que inscreva-se em nosso canal no YouTube, pois lá estamos sempre publicando videoaulas gratuitas, sobre uma série de assuntos que costumam ser cobrados nas provas, e que certamente terão grande utilidade durante sua preparação.

      Abraços e bons estudos!

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS