Como estudar informática para concurso

Atualizado em 19/08/2020 às 10:59

Quem sonha em passar em um concurso público precisa estar afinado com todos os conteúdos que constam no edital. Atualmente a maioria dos editais, para todos os níveis de escolaridade pedem conhecimentos sobre Informática. Por isso, hoje vamos falar sobre como estudar informática para concurso.

Ter conhecimentos sobre informática é importante para o desempenho de várias funções dentro dos órgãos, por isso é tão importante estar bem preparado para essa disciplina.

Além disso, vamos falar de maneira geral como estudar para concurso. Então continue lendo esse texto para saber tudo o que você precisa para se sair bem no próximo concurso.

Por que fazer concurso público?

Ser aprovado em concurso tem diversas vantagens. O candidato aprovado pode desfrutar de alguns benefícios que os trabalhadores da iniciativa privada não têm. Por exemplo:

vantagens de ser servidor

Vantagens de ser funcionário público

Salários atrativos: Aqui encontramos o principal atrativo em um concurso público. A remuneração oferecida para os servidores públicos é acima da que é paga aos trabalhadores do setor privado.

Estabilidade: A estabilidade também atrai muitos candidatos ao serviço público. Já imaginou não poder ser demitido? Mas ela só vem depois de três anos no cargo, chamado de estágio probatório. Só então o servidor conquista a sonhada estabilidade. Mas a demissão ainda pode acontecer, mas somente se ele cometer uma falha extrema no exercício da função.

Benefícios: Não são só os salários que são bons. Algumas vagas ainda oferecem um pacote de benefícios que podem incluir, por exemplo: vale-transporte, auxílio-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, plano de saúde, auxílio-cultura, incentivo aos estudos, entre outros.

Não precisa de experiência anterior: Existem algumas exceções, é claro! Mas em geral, para ocupar o cargo, o candidato precisa apenas da formação exigida em edital, seja ela de nível médio, técnico ou superior.

O que estudar de informática para concurso?  

Para começar é preciso saber o que vai cair na prova. Para isso, consulte o edital do concurso que vai prestar, lá estão todos os conteúdos que serão cobrados. Com essas informações você não perde tempo estudando matérias que não vão cair na prova, portanto, à toa.

Se o edital ainda não foi divulgado você pode começar a se preparar com os editais anteriores, de provas que já foram realizadas. Os conteúdos do próximo edital podem não ser exatamente os mesmos, mas você já estará mais familiarizado com o estilo da prova. E com certeza algum aprendizado será aproveitado para a realização do novo certame.

Estudar o edital

Estudando para concurso público

Para te ajudar a entender melhor como esses conteúdos estão dispostos no edital, separamos alguns grandes concursos que os candidatos precisaram responder questões de informática. Confira:

Concurso IBGE 2019 – Agente Censitário Operacional – Nível médio:

– NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

Conceitos Básicos: operação de microcomputadores, funcionalidades e aspectos de configuração de CPU, monitor de vídeo, dispositivos de memória dinâmica e de massa, teclado, mouse, impressora, armazenamento de dados, conceito de diretórios e arquivos, operações usuais no manuseio de dados computacionais. II -Aspectos de Segurança dos Sistemas Computacionais: qualificações de acesso, chaves e senhas, vírus e antivírus, procedimentos de “backup”. III – Aplicativos Computacionais Básicos: funcionamento de editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, conhecimentos de Word e Excel. IV – Comunicação através de Redes Computacionais: recursos necessários e mecanismos de comunicação; programas de transferência de arquivos e correio eletrônico; Organização da Intranet e Internet. V – Operação do Sistema Windows 7 ou superior.

No vídeo abaixo a Prof.ª Kátia Quadros fala mais sobre esse concurso:

Concurso INSS 2016 – Cargo Analista de Seguro Social – Nível Superior

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Esse é um dos concursos mais aguardados pelos concurseiros. A expectativa para abertura de um novo edital do INSS é muito grande. Nesse vídeo, o Prof. Marcio Hollweg fala um pouco sobre as questões que caíram no último certame do órgão:

Além desses materiais, separamos algumas videoaulas que podem te ajudar muito a se preparar para um concurso público. Confira:

Para te dar um panorama de quais são os assuntos mais cobrados dessa disciplina, o professor Marcio Hollweg gravou um vídeo especial que serve para qualquer concurso. Afinal, não adianta te sobrecarregar de informações e páginas para ler.

Microsoft Word

O Microsoft Word é um dos assuntos mais cobrados dessa disciplina. Por isso, a professora Kátia Quadros explica os conceitos básicos desse assunto separados em duas videoaulas. Venha conferir e ficar mais perto da aprovação!

Microsoft Excel

O Microsoft Excel pode ser o terror para muitos concurseiros, mas agora não será mais. A professora Kátia Quadros te ensina os conceitos básicos sobre o assunto de forma rápida e prática. Assista as três videoaulas na sequência e veja como é fácil aprender!

Como estudar informática para concurso?  

Agora que você já sabe o que estudar, vamos passar para o próximo passo: Como estudar informática para concurso.

Conforme mencionado acima a disciplina de Informática é muito comum nos certames, mas além dessas, português, matemática e raciocínio lógico são as que mais caem.

E para ter um bom desempenho é preciso estudar da forma correta.

Se você busca um método de estudos que aliem praticidade, economia de tempo e dinheiro e bons aprendizados, a vídeo aula para concurso é para você.

O que cai de informática

Se prepare da forma correta para a prova de informática

Os cursos online facilitam a sua vida desde o primeiro momento, já que com eles você não precisa nem se preocupar com o que estudar primeiro. Eles vêm em formato de planos de estudos, basta dar o play e acompanhar as aulas na sequência em que elas foram inseridas no Ambiente de Aprendizagem.

Mas não é só isso! Você pode potencializar ainda mais seus conhecimentos respondendo questões das provas anteriores.

Confira essas questões que separamos do concurso do INSS que citamos acima:

Prova do INSS:

– No explorador de arquivos do Windows 10, é possível fixar as pastas favoritas na funcionalidade acesso rápido, que lista, além das pastas fixadas, as usadas com frequência e também os arquivos usados recentemente.

(  ) Errado

(  ) Certo

Sabe a resposta? Então clique aqui para responder

 

– Ao iniciar seu dia de trabalho, Daniel se deparou com inúmeros aplicativos abertos em seu computador de trabalho, o que deixava sua máquina lenta e sujeita a travamentos frequentes. Ele constatou, ainda, que somente um desses aplicativos era necessário para a execução de suas atividades. Nessa situação, para melhorar o desempenho do seu computador, Daniel deve utilizar um aplicativo de antivírus instalado localmente, para eliminar os aplicativos que estiverem consumindo recursos além do normal.

(  ) Errado

(  ) Certo

Sabe a resposta? Então clique aqui para responder

Questões de informática para concurso

Além dessas específicas para o Concurso do INSS, separamos algumas outras questões que podem te auxiliar na preparação para um concurso. Você também pode fazer seus próprios filtros e garantir uma preparação mais direcionada, é só acessar o portal Aprova Questões.

Questões de concurso

Resolva questões e provas de concursos anteriores

Confira Questões de Word para concurso: São 316 questões sobre o assunto para você se preparar

Questões de Excel para concurso: Essas 394 questões sobre Excel para concursos vão te ajudar muito a se sair bem nas provas

Aqui você encontra Questões de Informática para concurso: Aqui são 5802 questões de assuntos diversos sobre informática de vários concursos já realizados

Como se preparar para concurso

A disciplina de informática é bastante frequente nos concursos, mas não é a única que vai cair na prova, obviamente.

Por isso você precisa também estar bem preparado para todas as etapas da prova.

Aqui você encontra todas as disciplinas que precisam fazer parte da sua preparação. Então, como já mencionamos anteriormente, o melhor método de como estudar para concurso, tanto a disciplina de informática, quanto as demais, é apostar em um preparatório on-line.

Confira o que pode cair das principais disciplinas de concurso público:

O que cai em concurso

O que cai nas provas de concurso

Língua Portuguesa:

A disciplina de Língua Portuguesa está presente na maioria absoluta dos concursos. Sabemos que boa parte dos conteúdos dos editais já foram visto em algum momento durante a sua formação escolar, mas é importante que eles sejam revisados. Preste bastante atenção em conteúdos como: Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significado das palavras; Ortografia e acentuação; Sinais de pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe;

No vídeo abaixo a Prof.ª Carolina Santana dá dicas de língua portuguesa para concursos públicos:

Para te ajudar a entender melhor o que pode cair na prova de Português, preparamos um post especial sobre essa disciplina. Clique aqui e confira!

Matemática:

Apesar de ser o medo de muitos concurseiros, matemática está presente em boa parte dos concursos. Por isso, fique atento aos seguintes conteúdos: Aritmética; Frações; Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC); Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Equações de 1º e 2º graus; Grandezas e medidas; Geometria; Raciocínio lógico;

Nesse vídeo, o Prof. Braian Azael dá dicas de Matemática para concursos públicos:

Raciocínio Lógico:

Essa disciplina também é bastante comum nos concursos públicos. Ela pode aparecer em provas de ensino médio ou superior. Então, preste bastante atenção e se prepare bem para essa etapa.

As principais questões são sobre: Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

Confira a aula do Prof. Braian Azael sobre Raciocínio Lógico para concursos:

Além dessas citadas acima, os concursos ainda pedem que os candidatos resolvam questões de Conhecimentos Específicos, para isso é preciso consultar o edital antes de começar a se preparar, já que essas questões serão sobre assuntos pertinentes a cada cargo.

Outra disciplina que pode trazer insegurança para os concurseiros é a prova discursiva. Essa prova não é de marcar X. Portanto, aqui, o candidato irá precisar elaborar um texto, ou uma resposta dissertativa. Para saber como se sair bem nessa etapa, clique aqui!

Acompanhe mais conteúdo gratuito em nosso canal do Youtube, aproveite para se inscrever e não perder mais nenhum vídeo!

Como escolher qual concurso prestar?

Como falamos no começo desse texto, as vantagens são muito atraentes. Mas não é qualquer cargo que serve para você! Antes de se inscrever é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes.

Então confira as dicas que preparamos para te ajudar a escolher a oportunidade certa:

A primeira parte antes de se candidatar é saber o que vai ser feito no desempenho do cargo, quais as funções específicas e como é a rotina do servidor. No edital você encontra as informações sobre todas as tarefas referentes a função escolhida.

Além disso, você precisa se atentar aos detalhes como o local de trabalho. Em concursos estaduais e federais, por exemplo. Pode ser que o servidor faça a prova em uma cidade, mas depois de aprovado precise se mudar para outro distrito. Você tem essa disponibilidade?

O salário e os benefícios são outro ponto importante na escolha de uma vaga. Verifique antes de se candidatar se a remuneração é aquela que você espera e se os benefícios são atraentes. O último ponto que vamos citar é sobre a carga horária. Se engana quem imagina que servidores públicos trabalham menos. Alguns cargos exigem que o servidor trabalhe durante a noite, feriados e finais de semana. Policiais, bombeiros e médicos plantonistas, por exemplo.

Agora que você já sabe como estudar informática e as outras disciplinas para um concurso público, precisa começar a pensar em uma formação completa que vai te deixar mais perto da aprovação. Não adianta focar em apenas uma disciplina do edital. Então você precisa estar preparado para todas e conhecer bem a banca que irá organizar o concurso.

Mas calma! Nós também preparamos um conteúdo especial sobre as bancas. Clique aqui e confira!

Como ser aprovado

Conheça nossos cursos e garanta sua vaga.

Conheça nossos cursos

O Aprova oferece cursos específicos para diversos concursos públicos, desde prefeituras e câmaras municipais até grandes concursos nacionais.

Mas lembre-se que para ser aprovado em um concurso você precisa estar focado e se dedicar a sua preparação. Com foco, determinação e as videoaulas certas, você vai conquistar a vaga dos seus sonhos!

Então comece hoje mesmo a se preparar para sua aprovação!

Deixe seu Comentário
2 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS