Como é feita a correção do ENEM?

Atualizado em 04/11/2021 às 11:58

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como é feita a correção do ENEM. Por isso, criamos este post com a ajuda do professor Braian Azael, para esclarecer todas os detalhes sobre o assunto. Afinal, quanto mais você conhecer sobre o Exame Nacional do Ensino Médio melhor preparado estará para enfrentar a prova e dar o seu melhor. Além disso, não é importante apenas saber tecnicamente como é essa correção, mas também conferir o que é levado em conta, para conseguir aplicar no seu dia a dia de aprendizado e direcionar a sua preparação.

Então, é só dar o play no vídeo abaixo e conferir a explicação do professor Braian:

 

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para você se dar bem na prova do ENEM. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para você garantir uma boa nota. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Prepare-se para o ENEM

Para mais informações ligue 0800 727 6282

Correção do ENEM: como é feito o processo

O primeiro ponto que você precisa saber sobre o processo de como funciona o sistema de correção do ENEM é a Teoria de Resposta ao Item, a Escala TRI. Afinal, é com base nela que o ENEM define a sua nota. Para ser mais claro, você já deve ter visto candidatos que acertaram o mesmo número de questões em edições anteriores do exame, mas tiraram notas diferentes. Isso acontece, porque a escala TRI cria um processo avaliativo que leva em conta o quanto cada candidato conhece sobre a área e não apenas o número de questões acertadas.

Para isso, é criada uma escala das questões, uma espécie de régua. Elas são divididas em três níveis: fácil, médio ou difícil. Dessa forma, o candidato tem uma correção “personalizada”, mesmo que a prova conte com o mesmo gabarito para todos e o teste seja de múltipla escolha.

Depois que o candidato realiza a prova e entrega, o gabarito vai para um processo que eles chama de desidentificação. Ou seja, o gabarito do João vai virar um código e não terá mais o nome do candidato associado às respostas. Isso acontece para que não haja nenhum caso de favorecimento. Depois disso, todas as provas são enviadas para uma base de dados e são corrigidas por três equipes diferentes. Em seguida é realizada uma conferência da correção dessas três equipes e se estiver tudo certo é divulgado o gabarito oficial no site do INEP. (Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio)

Notas diferentes para o mesmo número de acertos

E é pela Teoria de Resposta ao Item que acontece o que já mencionamos anteriormente, pessoas com o mesmo número de acertos e notas diferentes. Em um primeiro momento, pode até parecer que houve um erro, mas o critério de correção é outro e o principal foco não está no número de acertos, mas no nível de dificuldade de cada questão acertada e também, na coerência entre esses acertos.

No gráfico abaixo, você consegue visualizar melhor essa teoria. É possível verificar o gráfico com a probabilidade de acerto e a proficiência (a nota do candidato). Sendo assim, esse método transforma o gabarito em uma probabilidade. Ou seja, o aluno B com uma base de 550 pontos de nota tem probabilidade maior que 0,5 de acertar tal questão. Já o participante A que tem uma nota maior que 600 tem uma probabilidade entre 0,8 e 0,9 de acerto.

Teoria de resposta ao item ENEM

Teoria de Resposta ao Item – ENEM

Ou seja, quanto maior é a nota do candidato maior seria a probabilidade dele acertar as questões mais fáceis. Então, essa é a principal diferença de uma prova tradicional e de uma corrigida pela escala TRI: um aluno que acerta uma questão difícil deveria acertar todas as fáceis. Afinal, se não for dessa forma, esse método considera que o candidato acertou porque chutou e não merece a mesma pontuação de alguém que realmente tinha o conhecimento sobre o assunto.

Dica de Correção do ENEM: garimpe as questões mais fáceis da prova

Então, com base em tudo que já explicamos anteriormente, o professor Brian tem uma dica muito importante: garimpe as questões mais fáceis no dia da prova do ENEM. Afinal, você precisa acertar elas primeiro, para depois pensar em acertar as perguntas de dificuldade mediana e só depois as mais difíceis. Essa é a ideia de que quem domina o difícil, deve dominar o fácil também.

O professor comenta no vídeo que existem várias metodologias aplicadas para definir o nível de dificuldade das questões. Alguns falam em pré-testagem e outros em aplicações extras antes da prova oficial. Confira abaixo o gráfico em relação a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – ENEM

Seguindo o exemplo acima, é possível observar que na questão mais difícil seria preciso avaliar o combustível mais energético em função da densidade e do calor de combustão. Para a escala TRI, antes de você conseguir avaliar isso, era preciso saber:

1- Calcular a densidade de amostrar que obedeçam a normas internacionais;
2. Relacionar o fenômeno da difração em ondas luminosas e sonoras em diferentes situações;
3. Aplicar a lei de refração luminosa em materiais de índice de refração negativo.

Em outras palavras, é como se fosse estivesse subindo alguns degraus de uma escada, se você está no quarto degrau, teoricamente deve ter passado pelo primeiro, segundo e terceiro degrau. Ou seja, se acertou a questão mais difícil, precisa ter acertado as mais fáceis.

Correção do ENEM: como encontrar as questões mais fáceis?

Usando como exemplo o gráfico da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é possível conferir os verbos utilizados. Por exemplo, entender é mais básico do que reconhecer e analisar. Para o professor, os comandos vão dando dicas de quais são as questões mais fáceis.

Linguagens e Códigos ENEM

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – ENEM

Então, diferente de outras provas, no ENEM, você não deve começar pelas questões mais difíceis. É preciso usar o seu tempo de prova da maneira mais inteligente para alcançar a melhor nota. E por falar em nota, não existe isso de que a nota maior é de mil pontos exatos. Via de regra, a pontuação fica muito próxima dos mil pontos, há vezes que até passa. Mas, para chegar nesse número, todo ano é feito um cálculo da média dos candidatos, para descobrir qual é a nota máxima e a mínima. Por isso, ela não é fixa. (Confira o material completo que o professor utilizou no vídeo)

Preparação específica para o ENEM

O nosso objetivo com este post não era só apresentar o processo de correção do ENEM, mas a ideia é que com base nisso você possa fazer uma preparação melhor, para ter o melhor resultado possível. Afinal, muitos alunos estudam de maneira errada e valorizam o que raramente será cobrado nas provas. Por isso que o Aprova facilita sua preparação para o ENEM, te mostrando o melhor caminho a seguir.

Nossos professores analisam as últimas provas e trazem os conteúdos que mais tem chance de aparecer na sua prova. E todos eles estão no Ambiente Virtual de Aprendizagem em ordem de importância, por isso, é só dar o play e começar a aprender. Além disso, você estuda com videoaulas com 30 minutos de duração. Assim, pode aprender ou revisar um conteúdo de forma rápida, efetiva e sem se tornar cansativo.

Prepare-se para o ENEM

Para mais informações ligue 0800 727 6282

 

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos abertos e editais publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO INSTAGRAM

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

14 − 13 =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS