Como é a prova de concurso público? Saiba tudo aqui!

Atualizado em 19/08/2020 às 10:54

Concurso público tem sido a válvula de escape para quem busca estabilidade no emprego, carga horária diferenciada, e claro, ótimas remunerações. Mas acima de tudo, conquistar uma vaga tem sido a principal saída para quem quer sair do desemprego e não consegue recolocação na iniciativa privada. Não há necessidade de fazer entrevista, a idade não é considerada um empecilho, enfim. Porém, é necessário passar por uma avaliação, muitas vezes com milhares de outras pessoas. E neste post vamos falar tudo sobre como é a prova de concurso público.

Como é a prova de concurso público

É muito importante saber como é a prova de concurso público

Bom, antes de qualquer coisa vamos deixar claro que além da prova, é necessário obviamente atender a uma série de outras exigências, tais como nível de escolaridade exigido para o cargo ao qual irá concorrer, se for de nível superior que exige formação específica, por exemplo, ter a graduação solicitada. Há casos onde também é pedido um certo tempo de experiência na função, enfim. Portanto, esteja preparado para comprovar tudo isso caso seja aprovado.

Essas informações, bem como os detalhes de como será a prova para o certame ao qual irá concorrer, são encontradas no edital. E é exatamente sobre ele que começaremos falando.

Leia o todo o edital!

Esse documento tão importante, que atende pelo nome de edital, ainda nos dias de hoje é muitas vezes deixado de lado por quem se inscreve em concursos públicos. E são essas pessoas, pode acreditar, as que mais têm chances de fracassar. Seja por não estarem atentas às regras, por não cumprirem com algum requisito básico exigido, ou ainda, por não estudar ou estudar além do que é informado no conteúdo programático.

Sobre a parte das regras, mais no que diz respeito a comportamento, o que pode ou não pode levar no dia da prova, como por exemplo, caneta esferográfica transparente e de uma determinada cor. É algo que pode ser considerado muito bobo? Claro que sim! Mas pode ser o suficiente para que você seja impedido de fazer a prova e, automaticamente, esteja desclassificado. Então, atenção total às regras!

Ler o edital é muito importante

ATENÇÃO! Leia todo o edital!

Atenção aos requisitos básicos e ao conteúdo programático!

No que diz respeito a cumprir com os requisitos exigidos, é como havíamos falado anteriormente, no início do texto, e vamos dar um exemplo. Digamos que você queira concorrer a um cargo de Delegado. Bom, para isso é necessário ter nível superior completo, mas não em qualquer área, e sim em uma área específica, no caso Direito. Você pode tranquilamente se inscrever, fazer a prova, conseguir pontuação suficiente, ser aprovado, mas na hora da etapa de avaliação de títulos, se não apresentar o diploma de graduação em Direito, já era, todo o esforço terá sido em vão, pois não será possível tomar posse. Eis então mais um motivo do porquê ser tão importante ler todo o edital.

E o conteúdo programático… Talvez essa seja uma das partes mais importantes de um edital, pois é aquela onde estará elencado tudo o que pode vir a ser cobrado em sua prova. Ele costuma estar separado por cargos, ou seja, ainda pegando como exemplo a função de Delegado, é possível verificar tudo o que é necessário estudar especificamente para esse caso, seja no que diz respeito a assuntos de conhecimentos gerais ou específicos. Resumindo, o conteúdo programático é o que norteará seus estudos.

Como a prova é explicada no edital?

Chegamos então na parte do edital que mais interessa a quem encontrou este post: como é a prova de concurso público. Cada passo a ser seguido está lá para que não reste nenhuma dúvida. Entre eles, qual será a data de aplicação da mesma, em quais cidades ela será aplicada, quando e onde será informado o local físico onde acontecerá, quantas horas os participantes terão para responder todas as questões e marcar as respostas na folha correspondente.

Há casos em que, por exemplo, candidatos a vagas de nível médio farão as provas no turno da manhã enquanto candidatos a vagas de nível superior no turno da tarde. É bom ter cuidado para não se confundir e correr o risco de perder a viagem.

No edital também estará detalhado como a prova será montada, ou seja, quantas questões de conhecimentos gerais serão cobradas, o mesmo para a quantidade de questões de conhecimentos específicos. É nessa parte que você também saberá se, além da parte objetiva, também será necessário fazer uma discursiva. Além disso, é possível também conhecer o caráter de cada uma dessas etapas, se são eliminatórias, classificatórias ou ambos os casos.

Todos os detalhes sobre a prova estão no edital

Todos os detalhes sobre a prova estarão no edital

E claro, caso você esteja se perguntando “prova de concurso é tudo igual?”, saiba que a resposta é não. Isso vai variar de uma banca para outra, principalmente no que diz respeito aos métodos de correção.

Em suma, sem querer ser repetitivo, mas já sendo, ler todo o edital é o primeiro passo para você ter sucesso não somente no dia da prova, mas durante toda a preparação até chegar a ela.

O que estudar para se dar bem nas provas?

E se o edital do concurso para o qual você quer concorrer ainda não foi publicado? Como saber o que vai cair se ainda não terei acesso ao conteúdo programático? Isso pode acontecer, no caso essencialmente dos certames autorizados ou previstos. Nesse caso é possível buscar editais de concursos anteriores realizados pelo órgão em questão, onde já será possível ter uma base inicial.

Saiba o que estudar para concursos

Saber o que estudar é fundamental

Porém, como aqui não deixamos ninguém na mão, vamos facilitar as coisas, elencando quais são os assuntos básicos, por nível de escolaridade, que mais costumam aparecer. Veja então como é a prova de concurso público para cada nível de escolaridade.

Como é a prova de concurso público – Nível Fundamental

O que mais cai em provas de nível fundamental

– Língua Portuguesa

Interpretação de textos, ortografia, pontuação, verbos, acentuação e significado das palavras.

– Matemática

Operações básicas e com conjuntos, equações de 1º grau, regra de três e raciocínio lógico.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

Nessa disciplina, caso realmente seja cobrada, você será avaliado de acordo com o quanto está por dentro de assuntos que estão em evidência, seja no seu estado, no país ou ao redor do mundo. Então, é fundamental estar sempre atualizado, ter acesso a notícias, enfim. Há casos também onde as perguntas podem ser relacionadas ao cargo para o qual está concorrendo.

Como é a prova de concurso público – Nível Médio

O que mais cai em provas de nível médio

– Língua Portuguesa

Ortografia, morfologia, sintaxe, concordância, regência, gêneros textuais e interpretação de textos. Em muitos casos haverá também a necessidade de produzir uma redação.

– Matemática

Porcentagens, probabilidade, proporcionalidade, frações, equações de 1º e 2º graus, geometria, juros simples e composto, conjuntos, álgebra e raciocínio lógico.

– Informática

Noções sobre conceitos básicos de sistemas operacionais (funções e teclas de atalho, principalmente), planilhas de cálculos (Excel e Calc Libreoffice), editores de textos (Word e Writer Libreoffice), e também conceitos básicos de internet.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

Guardadas as devidas proporções, aqui o conceito é basicamente igual ao citado quando falamos dessa disciplina para nível fundamental. Porém, é claro, com grau de complexidade e exigência maiores.

Como é a prova de concurso público – Nível Superior

O que mais cai em provas de nível superior

– Língua Portuguesa

Interpretação de textos, ortografia, verbos, crase, sintaxe, conjunções, pronomes, preposições e regências. Você provavelmente também precisará fazer uma prova discursiva.

– Matemática

Proporcionalidade, porcentagem, equações, geometria, progressões aritmética e geométrica, noções de probabilidade, estatística e raciocínio lógico.

– Informática

Segurança da informação e da internet, sistemas operacionais, editores de textos e planilhas de cálculos.

– Direito

Muito embora também possa aparecer em algumas provas de nível médio, essa disciplina é habitualmente figurinha carimbada nas avaliações de nível superior. Aqui o ideal é mesmo dar uma conferida em editais de concursos anteriores para ver o que já foi cobrado, e claro, ficar sempre atento a toda e qualquer atualização ou alteração de leis.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

Assuntos em destaque no Brasil e no mundo, principalmente ligados a Política, Economia e Sustentabilidade. Não deixe de ter também bastante conhecimento a respeito da função para a qual está concorrendo.

A importância de assistir videoaulas

Tá certo, conseguimos te mostrar um pouco do que diz respeito a como é a prova de concurso público para níveis fundamental, médio e superior, e demos até de brinde quais assuntos costumam aparecer com mais frequência. Mas não basta apenas ter apenas essas informações, é preciso saber usá-las, ou melhor, é preciso saber como estudar. E a resposta para isso é simples: com videoaula para concurso.

A importância de assistir videoaulas

Estudar assistindo videoaulas é o método mais eficaz

Apenas elas são capazes de sintetizar em apenas meia hora todo o conteúdo que você precisa estudar. Sem enrolação, direto ao ponto. Algo que você jamais consegue ao ler uma apostila, por exemplo. E mais, essas mesmas videoaulas têm o poder de apresentar apenas o que será cobrado na prova. Simples assim! Você vê o que precisa, não perdendo então tempo precioso com assuntos desnecessários.

Bom, melhor do que escrever é ilustrar, certo? Então vamos lá. Daremos como exemplo as duas disciplinas que, de acordo com o que mostramos mais acima, são as que mais aparecem nas provas, independente de qual seja o nível de escolaridade.

Videoaula de Língua Portuguesa

Você que veio aqui se perguntando como é a prova de concurso público, saiba que ela é a mais importante das disciplinas, uma vez que é a que tende a ter maior número de questões. Quem gabarita Língua Portuguesa já tem um bom caminho percorrido para aprovação. A Prof.ª Carolina Santana fala na videoaula abaixo sobre um assunto cobrado com enorme frequência: Figuras de Linguagem.

Videoaula de Matemática

A quantidade de questões cobradas costuma ser um pouco inferior se comparado a Língua Portuguesa, mas o grau de importância é elevadíssimo. E nem precisamos dizer que Matemática é aquela disciplina que costuma tirar o sono de 7 em cada 10 pessoas. Porcentagem, por exemplo, é um dos temas que mais costuma cair nas provas, e o Prof. Braian Azael vai te mostrar na videoaula a seguir como é fácil entender e acertar todas as questões referentes.

Dicas para fazer uma boa prova de concurso público

Existem mais dicas que podem ser muito úteis e te ajudar muito a realizar uma boa prova. Vamos elencá-las abaixo:

Dicas para fazer uma boa prova

1 – Tenha uma boa noite de sono na noite anterior. Para isso evite, horas antes de dormir, assistir televisão, jogar vídeo game, fazer exercícios físicos ou qualquer coisa que possa manter seu corpo e cérebro muito ativos. Priorize ler um livro, ouvir músicas tranquilas. Ah, é importante também se alimentar de forma leve.

2 – Tanto no dia que antecede a prova de concurso, como no dia da aplicação em si, não estude! Isso mesmo! Aproveite essas oportunidades para se distrair, fazer tudo aquilo que se privou durante a preparação, como jogar bola com os amigos, sair para passear no shopping com as amigas, enfim. Tudo que você podia estudar já estudou, não se preocupe mais com isso faltando apenas 24 horas.

3 – Deixe tudo o que você precisará levar consigo para o local de prova já separado. Documentos, comprovante de inscrição, caneta no estilo exigido no edital, inclusive as roupas que irá vestir. Assim você evita perder tempo com isso faltando poucas horas para a avaliação.

As dicas a seguir são para o grande dia: a prova!

4 – Assim que descobrir qual será o seu local de prova, faça um planejamento para evitar qualquer tipo de imprevisto. Calcule a distância de sua casa até lá, veja quanto tempo demora para chegar com o meio de transporte que irá utilizar para se locomover. Se possível trace mais de uma rota, para o caso de o trânsito estar ruim. E claro, chegue com antecedência para encontrar sua sala, conseguir sentar em bom lugar, enfim.

5 – Ao receber a prova, primeiro confira se os seus dados estão corretos e, caso não esteja, informa ao avaliador. Estando tudo bem, tente tirar alguns poucos minutos para analisar os tamanhos dos enunciados e buscar calcular mesmo que mentalmente quanto tempo será necessário para responder toda ela.

6 – Fez o passo 5? Então respire fundo, fique tranquilo e tente cumprir ao máximo o tempo que deve dedicar a cada questão. Assim, quando chegar o momento de passar as respostas para a folha correspondente, você terá alguns minutos preciosos para dar uma última conferida e preencher as bolinhas correspondentes a cada resposta com tranquilidade. Fazer isso na correria, acredite, pode acabar resultando em resposta certa no caderno de prova e marcação errada na folha, causando então perda de pontos preciosos.

7 – Por fim, mas não menos importante, acredite em você. Houve dedicação, foco, preparação com o melhor curso online, videoaulas com conteúdo que será cobrado na sua prova, enfim. Você está pronto e conquistará sua sonhada vaga.

Boa prova!

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS