5 dicas para quem quer começar a estudar do zero para concursos

Atualizado em 17/10/2022 às 14:05

Se você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos, você tem a chance de iniciar com o pé direito, sem perder tempo estudando errado. Separamos abaixo 5 dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Então, se você é concurseiro de primeira viagem, fica de olho e descubra quais devem ser seus primeiros passos para ser aprovado em concurso público.

Como estudar do zero para concursos?

Abaixo você confere as nossas 5 dicas:

1. Escolha sua área de atuação

Se esse será o emprego dos seus sonhos, você precisa escolher muito bem sua função. Além dos salários e benefícios, pesquise quais são as atribuições da atividade que você tem interesse. O ideal é escolher algo bem específico, não apenas carreira policial, mas, por exemplo, o cargo de Investigador da Polícia Civil do Espírito Santo. Essa é a principal dica de concurseiros aprovados, assim, você terá um foco principal e conseguirá chegar com mais facilidade ao objetivo.

2. Resolva provas anteriores

O melhor jeito de treinar seus conhecimentos é resolvendo questões de provas anteriores da banca organizadora ou de concursos para o mesmo órgão. Assim, você já terá uma boa noção de como os temas são cobrados e o que você pode esperar da sua prova. A organizadora é a empresa responsável pela seleção, cada uma tem um estilo próprio de cobrança e nível de dificuldade.

Então, se o seu questionamento é: por onde começar a estudar para concurso, esse pode ser um norte. Já que assim, você vai perceber em quais matérias possui mais facilidade e em quais é preciso reforçar os estudos.

3. Escolha o melhor material para a sua preparação

Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma aula de 30 minutos. Por isso, estudar para concurso online é a melhor opção.

4. Mantenha uma rotina de estudos

A maior dica de como estudar para concurso público é manter uma rotina de estudos. Mas calma, ninguém aqui está falando de estudar 10 horas por dia, mas sim, manter um ritmo. A primeira ação a ser feita é colocar em uma agenda seus compromissos fixos do dia, como trabalhar, almoçar e se exercitar. Assim, você encontrará lacunas entre eles e poderá encaixar seu tempo de estudos. E não subestime nem 15 ou 30 minutos, nesse tempo você pode resolver questões. Começar a estudar para concursos é o mais difícil, depois você pega o ritmo e fica mais simples. E no final, tudo terá valido a pena!

5. Cuide-se!

É um conselho de amigo de quem quer te ver chegando mais longe. No cuide-se está embutido algumas advertências como: faça exercício físico, separe um tempo para ficar com os amigos e com a família, motive-se e comemore pequenas vitórias. Sua mente é o seu pior inimigo, então não deixe ela te dominar!

Concursos abertos e previstos

Veja também os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Canal do YouTube

E ainda, além de milhares de videoaulas gratuitas e de resolução de questões, também temos programas mensais exclusivos em nosso canal. Confira:

Notícias da semana

Toda segunda-feira você vai conferir as Notícias da Semana com a professora Cleuza Cecato. A ideia é te dar um panorama do que vem sendo discutido no Brasil e no mundo, sobre diferentes temas. Afinal, esses assuntos podem aparecer na sua prova, seja como tema de questões ou na prova discursiva, a famosa redação. Assista:

Atualidades que cai na prova

Na última semana do mês, o Prof. Alex Mendes comenta sobre as principais atualidades que podem aparecer nas próximas provas. Assista:

Direito que cai na prova

Neste programa mensal a Professora Daiane Soares trará dicas fundamentais sobre leis e direito, que podem aparecer nas próximas provas. Assista:

Matemática + Raciocínio Lógico Que Cai na Prova

Todo mês, o Prof. Anderson Magalhães trará dicas incríveis sobre matemática e raciocínio lógico que irão te ajudar a se dar bem nas provas. Assista:

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário
1 comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS