Cada pessoa tem interesses diferentes e formas de aprender atividades específicas. Entretanto, há regras gerais que criam as condições para garantir um aprendizado eficaz. Confira como aprender mais rápido!

 

Você está pronto para aprender?

O autoaperfeiçoamento é uma tarefa exaustiva. Antes de começar o aprendizado de uma habilidade, é importante fazer se perguntar: Meu objetivo é possível? Quanto tempo e energia posso dar a esse projeto?

A meta precisa ser alcançável e é necessário ter bastante disposição para trabalhar muito por ela, senão vai ser difícil obter grandes resultados.

 

E a relevância da nova habilidade?

A habilidade é relevante para sua carreira? O aprendizado novo é um investimento e é importante saber, de início, qual é o retorno.

 

Como você aprende melhor?

Alguns aprendem melhor olhando gráficos ou lendo. Outros preferem assistir a videoaulas ou precisam ouvir a explicação de cada coisa. O ideal é refletir sobre as experiências passadas e listar o que cada uma teve de bom e de ruim. Isso pode ajudar a determinar o ambiente de aprendizagem que funciona melhor para cada um.

 

Apoio na aprendizagem é importante

Conseguir apoio de outros pode facilitar significativamente a aprendizagem de uma habilidade nova. O ideal é encontrar alguém de confiança, e que domina a habilidade que você está tentando aprender. A melhor opção é procurar um mentor para ajudar na caminhada.

 

Dar pequenos passos 

Você não consegue assumir tudo, e ao tentar fazer isso, nunca aprenderá. Escolha uma ou duas habilidades para se concentrar de cada vez e quebre os objetivos maiores em metas pequenas e administráveis.

 

É preciso refletir

Para passar da fase de experimentação, é preciso refletir sobre o que se está aprendendo. Conversar com outras pessoas é uma boa forma de instigar reflexão. Falar sobre o progresso ajuda a obter feedback valioso e consolida a transformação que ocorre internamente.

 

Ensinar ajuda

Uma das maneiras mais rápidas de aprender algo novo – e praticar – é ensinar aos outros. Para se comprometer, é interessante se programar para ensinar alguém marcando uma data no seu calendário (com antecedência) ou até, sugerir liderar uma sessão de treinamento formal no trabalho.

 

Paciência é uma virtude

Aprender uma habilidade nova demora certo tempo. Geralmente, leva pelo menos seis meses ou mais para desenvolver uma nova competência. Esteja preparado: pode demorar ainda mais para que os outros percebam e apreciem o que aprendeu.

 

Com informações da Exame

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *