Coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente

Atualizado em 28/02/2020 às 09:47

Existem diversos métodos com dicas de coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente, aumentando suas habilidades cognitivas e fazendo com que seja mais eficaz em suas atividades.

Veja a seguir então algumas coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente:

Questione tudo

Nunca assuma nada ou aceite informações sem antes questionar. O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento. E a curiosidade e os questionamentos são as chaves para superá-lo. Ao se questionar você criará pensamento crítico e fará seu cérebro trabalhar mais diante das informações.

Acompanhe o noticiário

Além de ficar bem informado, essa atividade irá exercitar ainda mais o seu cérebro. Reserve meia hora durante a manhã ou antes de dormir para ler um jornal, ouvir um podcast ou assistir alguma noticiário. Essa atitude adicionará interessantes tópicos e informações no seu dia, e ainda deixará seu cérebro mais ativo.

Aproxime-se de pessoas inteligentes

Com toda a certeza pessoas inteligentes têm coisas interessantes para falar. Esses indivíduos sabem como expandir a mente e alimentar o cérebro. Portanto, passar um tempo com elas será benéfico em vários níveis.

Compartilhe informações

Uma ótima maneira de saber de você realmente aprendeu algo e absorveu as informações que estudou é tentar passar este conhecimento para outras pessoas. Explicar o que você aprendeu te ajudará a gravar esse novo conhecimento.

Desenhe ou pinte

Atividades como o desenho e à pintura podem trazer uma série de benefícios, como a melhora na coordenação entre o olho e a mão, até o armazenamento de memórias de forma mais permanente.  Pintores costumam ter uma maior consciência em relação ao ambiente ao seu redor. Isso será um incentivo para você perceber mais detalhes do mundo.

Leia muito

A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas.

Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real. Seja pela ficção, não-ficção, literatura histórica ou poesia, a leitura será uma boa maneira de fazer o cérebro viajar para novos lugares e contextos. Faça da leitura um hábito diário, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia.

Anote o que aprendeu

Anotar as coisas é uma ótima forma de aumentar a capacidade mental, e não é necessário escrever muito ou de forma complexa. Assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do vocabulário e melhora a capacidade gramatical. A escrita melhora também a capacidade cerebral, pois é necessário prestar mais atenção aos diálogos, às memórias e experiências.

Faça pequenas mudanças na rotina

Mudar o caminho que você passa todos os dias para ir ao trabalho, faculdade ou academia já é algo que poderá ativar o seu cérebro. As mudanças de estado são estimulantes para o cérebro.

Outro exemplo é quando viajamos para um novo país, nosso cérebro precisa se adequar à nova linguagem, costumes e à cultura. Esse ajuste aos novos elementos força o cérebro a acordar para enfrentar novos desafios.

Descubra o que te motiva

Procure um assunto interessante e mergulhe nele. Será muito mais fácil ficar envolvido com um tópico ou atividade estimulante. Encontre também melhor formato para estimular sua mente, seja um vídeo no YouTube, um podcast ou um jornal. O aprendizado será mais fácil com um método mais prazeroso.

Cuide da sua saúde

O corpo é que alimenta o cérebro, por isso é muito importante se manter em boas condições físicas para poder estudar com tranquilidade. Fadiga mental, falta de motivação e ausência de criatividade podem estar ligadas ao sedentarismo, falta de sono ou dietas inadequadas.

Pessoas que se exercitam de forma regular estimulam o crescimento das células cerebrais, reduzem os níveis de estresse, e observam melhoras na energia e concentração.

Também é muito importante saber controlar e acalmar o cérebro. E neste caso, sugerimos a meditação para combater transtornos como ansiedade, depressão e outras doenças mentais.

Por fim, como você pode ver, existem muitas técnicas e hábitos para aumentar seu poder intelectual. Coloque algumas delas em prática e veja até onde você consegue chegar!

Com informações do Hipercultura

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS